História da construção do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros
Keywords:
Construção. História. Enfermagem.Abstract
Trata-se de um estudo descritivo, documental, com abordagem qualitativa que objetiva descrever
a história da construção do Curso de Enfermagem da Unimontes, em Montes Claros - Minas Gerais, ocorrida em 1996. Os sujeitos desta pesquisa foram seis profissionais que vivenciaram essa construção. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada e o tratamento dos dados por meio da técnica
de análise do discurso. Resultados revelaram que o curso foi implantado graças ao esforço coletivo de uma
Comissão que se propôs a construir um projeto visando à formação de profissionais empenhados na valorização da ética e da ciência. Espera-se que este artigo possa contribuir para o reconhecimento e valorização
dos precursores desta história e para o fortalecimento da profissão como prática social em Montes Claros e
no Brasil.
Downloads
References
como texto, imagem e som: um manual prático. 3.
ed. Petrópolis: Vozes, 2004. 516 p.
BATISTA, N. et al. Enfoque Problematizador na
Formação de Profissionais da Saúde. Revista Saúde
Pública, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 231-237, abr. 2005.
BRASIL, Ministério da Saúde. Coordenação-Geral
de Desenvolvimento de Recursos Humanos para
o SUS. Capacitação pedagógica para instrutor-
-supervisor: área da saúde.Brasília: Ministério da
Saúde, 1994. 60 p.
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Câmara de Ensino. Examina a proposta de
criação dos Cursos de Enfermagem e Obstetrícia,
Educação Física e Odontologia em Montes Claros.
Parecer n. 024, de 16 de agosto de 1994. Lex: UNIMONTES, Montes Claros – MG.
CONSELHO UNIVERSITÁRIO. Aprova a implantação dos Cursos de Odontologia, Enfermagem e
Obstetrícia e de Educação Física em Montes Claros.
Resolução n. 010, de 1º de setembro de 1994. Lex:
UNIMONTES, Montes Claros – MG.
CONSELHO UNIVERSITÁRIO. Criação dos Cursos de Enfermagem e Obstetrícia, Educação Física
e Odontologia em Montes Claros – MG. Parecer
(s/n.), de 31 de agosto de 1994. Relator: Conselheiro Sebastião José Vieira Filho. Lex: UNIMONTES,
Montes Claros – MG.
CHIRELLI, M. Q. O processo de formação do enfermeiro crítico-reflexivo na visão dos alunos do
curso de enfermagem da FANEMA. 2002. 281 f.
Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São
Paulo, São Paulo. Disponível em: <http://www.teses.
usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-24052006-
154515/>. Acesso em: 13 junho 2008.
FREIRE, R. P. et al. Currículo Integrado da Faculdade de Enfermagem UERJ: uma reflexão sobre a Formação de Recursos Humanos para o SUS. Revista
Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 56, n. 4, p.
381-384, jul./ago., 2003.
FURTADO, A. Evolução recente e perspectiva do
mercado de trabalho brasileiro. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos para o SUS. Regulação e gestão de recursos humanos em saúde
na perspectiva da Reforma Sanitária do Estado.
Brasília: Ministério da Saúde, 1998. p.53-92.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.
ed., 11. reimpr. São Paulo: Atlas, 2008. 175p.
KLETEMBERG, D. F. A metodologia da assistência de enfermagem no Brasil: uma visão histórica.
2004. 105 fl. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Setor de Ciências da Saúde, Universidade
Federal do Paraná, Curitiba, 2004.
LEOPARDI, M.T. Metodologia da pesquisa na
saúde. 2. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC/Pós-
-Graduação em Enfermagem, 2002. 209p.
MENDES, E.V. As Políticas de saúde no Brasil nos
anos 80: A conformação da reforma sanitária e a
construção da hegemonia do projeto neoliberal. In:
______. Distrito Sanitário: o processo de mudança
das práticas sanitárias do Sistema Único de Saúde.
São Paulo, HUCITEC, 1994. p.19-91.
MINAS GERAIS. Decreto n. 41.411, de 6 de dezembro de 2000. Reconhece os Cursos de Graduação em
Computação – Ênfase em Sistema de Informação,
Curso de Educação Física e Curso de Enfermagem
da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Diário do Executivo, Legislativo e Publicações de Terceiros, Belo Horizonte, 7 dez. 2000
______. Decreto n. 42.810, de 29 de julho de 2002.
Reconhece pelo prazo de 5 (cinco) anos, o curso de
odontologia, da Universidade Estadual de Montes
Claros – UNIMONTES, no município de Montes
Claros. Diário do Executivo, Legislativo e Publicações de Terceiros, Belo Horizonte, p. 3, 30 jul.
2002.
______. Decreto de 25 de outubro de 2005. Reconhece os cursos superiores de formação específica
seqüencial em contabilidade gerencial, de sistemas
de informação e de enfermagem, oferecidos pela
Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES, em Montes Claros. Diário do Executivo, Legislativo e Publicações de Terceiros, Belo
Horizonte, p. 2, 26 out. 2005.
______. Decreto de 17 de dezembro de 2007. Renova o reconhecimento do curso superior de Enfermagem, ministrado pela Universidade Estadual
de Montes Claros - UNIMONTES, em sua sede.
Diário do Executivo, Legislativo e Publicações de
Terceiros, Belo Horizonte, p. 2, 18 dez. 2007.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento:
pesquisa qualitativa em saúde. 10 ed. São Paulo:
Hucitec, 2007. 406 p.
NIETSCHE, E. A. As teorias da educação e o ensino de enfermagem no Brasil. In: SAUPE R. (Org.).
Educação em Enfermagem: da realidade construída à possibilidade em construção. Florianópolis:
Editora da UFSC, 1998. cap. 4, p. 119-162. (Série
Enfermagem – Repensul).
OLIVEIRA, A.M.B. de; ALMEIDA, A. B.;
CRUZ, P. J. S. C. A Pedagogia dialógica na prática da extensão universitária. COLÓQUIO
INTERNACIONAL PAULO FREIRE, V. Recife, 2005. Disponível em: <http://www.paulofreire.org.br/pdf/comunicacoes_orais/A%20
PEDAGOGIA%20DIAL%C3%93GICA%20
NA%20PR%C3%81TICA%20DA%20
EXTENS%C3%83O%20UNIVERSIT%C3%81RIA.
pdf>. Acesso em: 26 out. 2008.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas: Pontes,
1996. 276 p.
POLIT, D. F.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de
pesquisa em enfermagem. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. 391 p.
REIBNITZ, K.S. et al. Capacitação pedagógica:
suporte para a implementação do curso. In: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.
Departamento de Enfermagem, Departamento de
Saúde Pública. Fazendo a diferença: profissionalização em enfermagem no Estado de Santa Catarina. Florianópolis: NFR/SPB, CCS-UFSC, v. 5, p.
123-121, 1997.
SANTOS, S. S. C. Currículos de Enfermagem do
Brasil e as Diretrizes: novas perspectivas. Revista
Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 53, n. 4, p.
361-364, jul/ago 2003.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação.
3 ed. São Paulo: Atlas, 2006. 250 p.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES. Projeto Político Pedagógico
do Curso de Graduação em Enfermagem. Montes
Claros, 2004. 99p.
VIEIRA, M. A.; SENA, R. R.. Escola Técnica de Saúde da UNIMONTES: escola que ensina em serviço. Formação: estudos, reflexões e experiências em
educação profissional na saúde, Brasília, v. 3, n. 8, p.
7-27, mai./ago., 2003.
ZEM-MASCARENHAS, S. H.; BERETTA, M. I. R.
Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 437-
442, dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.
br/pdf/reeusp/v39n4/09.pdf>. Acesso em: 26 out.
2008.