Michel Foucault e a educação: o investimento político do corpo
Keywords:
Sujeito, Educação, Subjetividade, Poder, Disciplina, ControleAbstract
O trabalho tem como temática fazer uma analítica a respeito da educação como produtora de Sujeito na
modernidade, isto é, pensar a educação a partir das dimensões: saber e poder e os indivíduos que por ela são
subjetivados. O texto segue pelo fio condutor do pensamento de M. Foucault em especial a noção de sujeito
arraigada fortemente na história do pensamento ocidental moderno. Foucault apresenta o sujeito como investido
por relações de poder que o constituem e o produzem no interior dos espaços fechados – institucionais – e que
são o efeito dos jogos de verdade, dos saberes e dos poderes. O sujeito para Foucault é fabricado no interior de
espaços visíveis de disciplinamento e sujeição, tornando-os corpos dóceis e úteis. E um desses espaços são as
tecnologias disciplinares educacionais: o espaço escola.
Downloads
References
Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992, 226 p. (Coleção TRANS)
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus
Muchail.4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1987, 407 p.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: história da violência nas
prisões. Trad. Ligia M.Pondé Vassallo. 9 ed. Petrópolis:
Vozes, 1991, 277 p.
FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Trad. Roberto
Machado. 4 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984, 295 p.
FRAGO, A. V. e ESCOLANO A . Currículo, Espaço e
Subjetividade: a arquitetura com programa. Trad. Alfredo
Veiga-Neto. Rio de Janeiro: DP&A, 1998, 152p.
GUATTARI, F. e ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias
do desejo. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 1996, 327 p.
HARDT, M. A Sociedade Mundial de Controle. Trad.
Maria Cristina Franco Ferraz. In.
ALLIEZ, E. (org.). Deleuze: uma vida filosófica. Rio de
Janeiro: Ed. 34, 2000, p: 357-372.
ROSE, N. Governando a alma: a formação do eu
privado. In: SILVA, T. T. (org.) Liberdades reguladas: a
pedagogia construtivista e outras formas de governo do
eu.Petrópolis: Vozes, p. 30-45.