A adoção planejada da gestão pró-ativa do conhecimento
Keywords:
Conhecimento, cultura, informação, tecnologia e aprendizagem organizacionalAbstract
O conhecimento constitui hoje o recurso determinante no sucesso para a maior parte das atividades empresariais. A gestão do conhecimento envolve a utilização pela organização do conhecimento individual e organizacional para
alcance de seus objetivos no mercado. A gestão do conhecimento, pelas suas peculiaridades, exige um adequado
planejamento com um enfoque estrutural e cultural que propicie a introdução da gestão e sua contínua aplicabilidade.
Nesse sentido, tomam dimensões importantes os aspectos culturais além da informação, da tecnologia e da aprendizagem organizacional. Este artigo procura destacar a importância deste planejamento e analisa seu enfoque e estrutura a
partir de duas importantes linhas de ação.
Downloads
References
da estratégia de T.I. com a estratégia corporativa.
São Paulo: Atlas, 2000.
NEVES, E. O. Gestão do conhecimento. Monografia (Pósgraduação lato sensu em Gerenciamento de Micro e
Pequenas Empresas) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2004.
SOUZA, J. C. V. de.; KUBO, E. K. de. M. Aprendizagem
organizacional e qualidade total: vantagem competitiva. Revista Unicsul, Universidade Cruzeiro do Sul,
São Paulo, ano 7, n. 9, p. 225-232, dez. 2002.
TERRA, J. C. C. Gestão do conhecimento: aspectos
conceituais e estudo exploratório sobre as práticas
de empresas brasileiras. São Paulo: 1999. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: <http://www.terraforum.com.br/cpub/pt/files/flCpub/indice.php>. Acesso em: 15 ago. 2003.
TOLEDO, F. de; REGIS, R. Recursos humanos e
globalização: como enfrentar os novos desafios com
humanismo e competência. São Paulo: FTA, 1996.
VICO MAÑAS, A. Administração de Sistemas de Informação. 3. ed. São Paulo: Érica, 2002.
ZOUAIN, D. M. Gestão de instituições de pesquisa. Rio
de Janeiro: FGV, 2001.