Representações em educação online: A perspectiva do aprendiz
Keywords:
Educação online, aprendiz, representaçãoAbstract
O advento da Internet e a ampliação de serviços da rede vêm propiciando uma transição
de paradigma na área educacional, motivando uma revisão nos conceitos de ensinar e aprender. Na
educação à distância online, criam-se comunidades virtuais de aprendizagem que utilizam
ferramentas de comunicação síncrona e assíncronas que permitem aos alunos interagir com seus
pares e com o professor, discutir idéias, trocar pontos de vista, enfim, construir representações. Este
artigo 1
mostra, com base nas teorias de Peter Berger e Thomas Luckmann, como os alunos de um
curso online percebem questões como a nova temporalidade e o novo espaço, a interação social, o
uso da linguagem escrita eletrônica e o conhecimento. Além disso, indica que as representações
individuais de alunos online estão estreitamente vinculadas à forma como um curso é produzido,
organizado e mediado.
Downloads
References
Educacional. RJ, v. 16, n. 78/79, pp. 55-61, set/dez., 1987.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Dialogismo, polifonia e enunciação. In: BARROS, Diana
Luz Pessoa de; FIORIN, José Luiz (orgs.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade: em
torno de Bakhtin. 2 ed. São Paulo: Edusp, 1999. pp. 1-9.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma
emergente. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda A .
Novas tecnologias e mediação pedagógica. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2001, pp. 67-132
(Papirus Educação).
BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados,
2001 (Educação Contemporânea).
BERGER Peter, LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado da
sociologia do conhecimento. Trad. Floriano de Souza Fernandes. 21 ed. Petrópolis: Vozes,
2002 (Antropologia, 5).
EVANS, Terry. Educação a distância, tecnologia, interação e globalização. (As origens
da educação a distância). I Congresso Brasileiro de Ensino Superior à Distância, I EsuD.
Petrópolis, Rio de Janeiro, 26-28 de março 2002. Disponível em:
<http://www.sead.ufrj.br/esud/material/T_Evans_I_EsuDport_ppt.ppt>. Acesso em: 4 jan.
2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1997 (Coleção Leitura).
MOORE, Michael. Teoria da distância transacional. Publicado em Keegan, D. (1993)
Theoretical Principles of Distance Education. London: Routledge, pp. 22-38. Trad. Wilson
Azevedo. Disponível em: <http://www.abed.org.br/>. Acesso em: 24 fev. 2003.