This is an outdated version published on 2020-12-14. Read the most recent version.

Mapa Situacional do Marketing: Um condensado das bibliometrias publicadas na área

Authors

  • Gilmara Aparecida de Freitas Dias Correio Universidade Estadual de Montes Claros
  • Karla Veloso Coura Correio Universidade Estadual de Montes Claros https://orcid.org/0000-0002-7302-0403
  • André Luiz Mendes Athayde Correio Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

10.46551/ruc.v22n1a06

Keywords:

Marketing, Consumidor, Estudo de Bibliometrias, Produção Nacional

Abstract

Resumo: Objetivos: A presente pesquisa objetivou analisar as bibliometrias da área de marketing, tendo como base de dados a Scientific Periodicals Electronic Library (Spell). Para tanto, buscou-se identificar elementos como temáticas, demografia, estatísticas textuais, especificidades de grupos, Classificação Hierárquica Descendente e Nuvens de Palavras no corpus textual construído com os dados dos artigos. Método: Este estudo se baseou na aplicação do método bibliométrico em 37 bibliometrias com conteúdo de marketing disponibilizadas na Spell. A análise dos artigos dividiu-se em dois blocos: o primeiro abordou os artigos da amostra e o segundo resumiu as informações dos artigos tratados no primeiro. Resultados: Os resultados retrataram que as temáticas ‘consumo’ e ‘estratégia’ foram as mais estudadas e os artigos foram escritos de forma conjunta em sua maioria.  Os estudos foram majoritariamente teórico-empíricos e com abordagem qualitativa. Adicionalmente, a sociometria desenvolvida na presente pesquisa revelou a formação de três clusters, além de serem analisadas a Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e a Análise Fatorial de Correspondência (AFC). Conclusões: caracterizou-se a área de estudo até então, embasando os pesquisadores para futuras investigações por meio de uma agenda de trabalho em pesquisa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gilmara Aparecida de Freitas Dias Correio, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutoranda em Administração pela UnB. Mestre em Administração pela FEAD Minas. Especialista em Administração de Sistemas de Informação pela UFLA. Bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá e Tecnóloga em Informática pela UEMG. Atua como Docente das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros e da Universidade Estadual de Montes Claros e como Analista de Sistemas da Prefeitura Municipal de Montes Claros.

Karla Veloso Coura Correio, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutoranda em Administração pela Universidade de Brasília - UnB, Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes (2010), Especialização em Matemática (2005), Especialização em Administração Financeira pela UNA (2003), MBA Profissional com área de Concentração em Marketing pela UNA (2003), Graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (2005), Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros (2002), Técnica em Processamento de Dados pela Fundação Educacional Montes Claros (1997). Professora Efetiva da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES no Departamento de Ciências da Administração. Atua nos projetos: Empresa Júnior (EJUMINAS) e Liderança e virtudes incentivam a cidadania nas organizações? O papel mediador das práticas de gestão de pessoas (CNPq).

André Luiz Mendes Athayde Correio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) com Estágio Doutoral na John H. Sykes College of Business - University of Tampa (UT), Estados Unidos (Bolsista Capes - PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior); Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) - 2016; Graduado em Administração pelo Instituto Educacional Santo Agostinho (FASA) - 2013; Graduado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - 2017; Formado em Inglês pela Middle Tennessee State University (MTSU) em Nashville-TN, Estados Unidos - 2010. Possui experiência internacional na área de Supply Chain-Logística-Exportação com treinamentos recebidos na Novo Nordisk A/S (NNAS) em Copenhagen, Dinamarca - 2012. Atuou como Coordenador de Transportes e Exportação (2010-2014) em indústria multinacional; Atuou como Coordenador de Planejamento e Infraestrutura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Campus Montes Claros (2015-2017). Atualmente, é Professor do Magistério Superior (Dedicação Exclusiva) lotado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Campus Montes Claros. Coordenador do Grupo de Estudos em Administração da UFMG (GEA/ICA/UFMG). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Administração da referida Universidade. Já atuou como Coordenador do Tema Educação Superior e Internacionalização da Divisão EnEPQ/ANPAD - 2018. Já atuou como Avaliador do Tema Planejamento de Ensino dos Seminários em Administração da Universidade de São Paulo (Semead - USP - 2018).

References

ANDERSON, P. F. Marketing, Scientific Progress, and Scientific Method. Journal of Marketing, v. 47, n. 4, 1983, p. 18-31.

ARAÚJO, C. A. A. Bibliometria: evolução história e questões atuais. Revista em Questão, v. 12, n. 1, 2006, p.11-32.

BAKER, M. J. Marketing – philosophy or function? Marketing theory: a student text. New York: Thomson Learning, 2000.

BAKIR, A; VITELL, S. J.; ROSE, G. M. Publications in major Marketing journals: an analyis of scholars and Marketing departments. Journal of Marketing Education, v. 22, n. 2, 2000, p. 99-107.

BARTELS, R. The History of Marketing Thought. Columbus: Publishing Horizons, 1988.

BAUMAN, Z. Vida para o Consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BREI, V. A.; LIBERALI, G. O uso de modelagem em equações estruturais na área de Marketing do Brasil. In: Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD), 28, 2004, Porto Alegre. Anais.

COTE, J. A; LEONG, S. M.; COTE, J. Assessing the influence of Journal of consumer Research: a citation analysis. Journal of Consumer Research, v. 18, n. 3, 1991, p. 402-411.

FARIA, A. Em busca de uma agenda brasileira de pesquisa em estratégia de marketing. Revista de Administração de Empresas - RAE, v. 46, n. 4, 2006, p. 13-24.

GUEDES, V. L. S.; BORSCHIVER, S. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. Encontro Nacional de Ciência da Informação, v. 6, p. 1-18, 2005. Anais.

HULME, E. W. Statistical bibliography in relation to the growth of modern civilization. London: Grafton, 1923.

HUNT, S. D. Foundations of marketing theory: toward a general theory of marketing. Armonk, NY: ME Sharpe, 2002.

HUNT, S. General Theories and the Fundamental Explananda of Marketing. Journal of Marketing, v. 47, n. 4, 1983, p. 9-17.

KERIN, R. A. In pursuit of an ideal: the editorial and literary history of the Journal of Marketing. Journal of Marketing, v. 60, n. 1, 1996, p. 1-13.

KRONBERGER, N. E.; WAGNER, W. Palavras-chave em contexto: análise estatística de textos. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

LEONE, R. P; ROBINSON, L. M; BRAGGE, J.; SOMERVUORI, O. A citation and profiling analysis of pricing research from 1980 to 2010. Journal of Business Research, v. 65, n. 7, 2011, p. 1010-1024.

LEONG, S. M. A citation analysis of the Journal of Consumer Research. Journal of Consumer Research, v. 15, n. 4, 1989, p. 492-497.

LEVITT, T. A. Imaginação de Marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1990.

MACHADO-DA-SILVA, C. L.; CUNHA, V. C.; & AMBONI, N. Organizações: o estado da arte da produção acadêmica no Brasil. In: Encontro Anual da Associação Nacional Dos Programas De Pós-Graduação Em Administração (ANPAD), 14, 1990, Florianópolis. Anais.

PERIN, M. G; SAMPAIO, C. H; FROEMMING, L. M. S; LUCE, F. B. A pesquisa survey em artigos de Marketing nos Enanpads da década de 90. In: Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD), 24, 2000, Florianópolis. Anais.

PRITCHARD, A. Statistical bibliography or bibliometrics? Journal of Documentation, v. 25, n. 4, 1969, p. 348-349.

RAMOS-RODRÍGUEZ, A.; RUÍZ-NAVARRO, J. Changes in the Intellectual Structure of Strategic Management Research: A Bibliometric Study of the Strategic Management Journal, 1980-2000. Strategic Management Journal, v. 25, n. 10, 2004, p. 981-1004.

TALUKDAR, D; HARIHARAN, V. G.; BOO, C. Empirical regularity in academic research productivity patterns in Marketing. International Journal of Research in Marketing, v. 28, n. 3, 2011, p. 248-257.

TELLIS, G. J; CHANDY, R. K.; ACKERMAN, D. S. Search of diversity: the record of major Marketing journals. Journal of Marketing Research, v. 36, n. 1, 1999, p. 120-131.

VANTI, N. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, v. 31, n. 2, 2002, p. 152-162.

VIEIRA, F. G. D. Narciso sem espelho: a publicação brasileira de marketing. Revista de Administração de Empresas - RAE, v. 43, n. 1, 2003, jan./fev./mar, p. 81-90.

VIEIRA, R. S. G. et al. O conhecimento de marketing sob os olhos da teoria crítica. In: ENANPAD, 16., 2002, Salvador. Anais eletrônicos. Salvador: ANPAD.

VIEIRA, F. G. D. Panorama acadêmico-científico e temáticas de estudos de marketing no Brasil. In: 24 ENANPAD, 24., 2000, Foz do Iguaçu. Anais eletrônicos. Florianópolis: ANPAD.

VIEIRA, F. G. D. Ações empresariais e prioridades de pesquisa em marketing: tendências no Brasil e no mundo segundo a percepção dos acadêmicos brasileiros. In: ENANPAD, 23., 1999, Foz do Iguaçu. Anais eletrônicos. Foz do Iguaçu: ANPAD.

VIEIRA, F. G. D. Por quem os sinos dobram? Uma análise da publicação científica na área de marketing do ENANPAD. In: ENANPAD, 22., 1998, Foz do Iguaçu. Anais eletrônicos. Foz do Iguaçu: ANPAD.

Published

2020-12-14

Versions

How to Cite

APARECIDA DE FREITAS DIAS CORREIO, G. .; VELOSO COURA CORREIO, K. .; LUIZ MENDES ATHAYDE CORREIO, A. . Mapa Situacional do Marketing: Um condensado das bibliometrias publicadas na área. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 22, n. 1, 2020. DOI: 10.46551/ruc.v22n1a06. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/3635. Acesso em: 22 nov. 2024.