Adherence to the use of medicines by teachers during the Covid-19 pandemic

Authors

  • Maria Rios Silva Eloy Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário Funorte. Montes Claros, MG – Brasil https://orcid.org/0000-0002-3306-8250
  • Victória Rios Silva Eloy Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário Funorte. Montes Claros, MG – Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4339-492X
  • Vítor Fonseca Bastos Unimontes
  • Lívia Maria de Freitas Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros, MG – Brasil https://orcid.org/0000-0003-1948-5637
  • Stéfany Allaide Fasolak Alves Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros, MG – Brasil https://orcid.org/0000-0003-1345-9948
  • Nayra Suze Souza e Silva Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Montes Claros, MG – Brasil https://orcid.org/0000-0002-8420-0821
  • Rose Elizabeth Cabral Barbosa Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Montes Claros, MG – Brasil https://orcid.org/0000-0001-5383-0102
  • Lucineia de Pinho Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Professora do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Primários em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva. Montes Claros, MG – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2947-5806
  • Desirée Sant’Ana Haikal Doutora em Odontologia em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG – Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros, MG - Brasil. Departamento de Odontologia. Montes Claros MG – Brasil https://orcid.org/0000-0002-0331-0747
  • Luiza Augusta Rosa Rossi Barbosa Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Professora do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Primários em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros, MG – Brasil e do curso de Medicina do Centro Universitário Funorte. Montes Claros, MG – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7286-7733

DOI:

10.46551/ruc.v25n1a3

Keywords:

Medication Adherence, School Teachers, Pandemics, COVID-19

Abstract

Objetivos: verificar a prevalência e associação da adesão medicamentosa durante a pandemia da COVID-19 entre professores de escolas estaduais de Minas Gerais. Método:  estudo epidemiológico, transversal e analítico realizado via formulário online, de agosto a setembro de 2020. Foi utilizado um questionário elaborado pelos pesquisadores contendo dados sociodemográficos e de saúde. Foi perguntado se fazem uso de medicamento prescrito pelo profissional de saúde e como tem sido a adesão medicamentosa durante a pandemia. Realizou-se análise bivariada pelo teste qui-quadrado de Pearson seguido do teste de regressão de Poisson, nível de significância de 0,05. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros, nº 4.200.389. Resultados: foram recebidos 16.210 formulários dos quais 6.442 relataram fazer uso de medicações prescritas. A média da idade foi 45,6 anos, 86,3% do sexo feminino.  Durante o período de pandemia 3,4% diminuíram a adesão, 74,7% disseram não ter alterado, 21,9% relataram ter melhorado a adesão dos medicamentos. Os fatores associados a maior adesão medicamentosa foram: faixa etária maior que 45 anos, renda maior que 3 salários mínimos e maior qualidade de vida autorreferida. Conclusões: a maioria dos professores manteve ou melhorou a adesão medicamentosa.

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DOI: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2017039803447

Published

2023-02-03

How to Cite

RIOS SILVA ELOY, M. .; RIOS SILVA ELOY, V. .; FONSECA BASTOS, V.; DE FREITAS, L. M.; ALLAIDE FASOLAK ALVES, S.; SOUZA E SILVA, N. S. .; CABRAL BARBOSA, R. E. .; DE PINHO, L.; SANT’ANA HAIKAL, D.; ROSA ROSSI BARBOSA, L. A. . Adherence to the use of medicines by teachers during the Covid-19 pandemic. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 1–14, 2023. DOI: 10.46551/ruc.v25n1a3. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/5130. Acesso em: 24 nov. 2024.

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