Adherence to the use of medicines by teachers during the Covid-19 pandemic
DOI:
10.46551/ruc.v25n1a3Keywords:
Medication Adherence, School Teachers, Pandemics, COVID-19Abstract
Objetivos: verificar a prevalência e associação da adesão medicamentosa durante a pandemia da COVID-19 entre professores de escolas estaduais de Minas Gerais. Método: estudo epidemiológico, transversal e analítico realizado via formulário online, de agosto a setembro de 2020. Foi utilizado um questionário elaborado pelos pesquisadores contendo dados sociodemográficos e de saúde. Foi perguntado se fazem uso de medicamento prescrito pelo profissional de saúde e como tem sido a adesão medicamentosa durante a pandemia. Realizou-se análise bivariada pelo teste qui-quadrado de Pearson seguido do teste de regressão de Poisson, nível de significância de 0,05. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros, nº 4.200.389. Resultados: foram recebidos 16.210 formulários dos quais 6.442 relataram fazer uso de medicações prescritas. A média da idade foi 45,6 anos, 86,3% do sexo feminino. Durante o período de pandemia 3,4% diminuíram a adesão, 74,7% disseram não ter alterado, 21,9% relataram ter melhorado a adesão dos medicamentos. Os fatores associados a maior adesão medicamentosa foram: faixa etária maior que 45 anos, renda maior que 3 salários mínimos e maior qualidade de vida autorreferida. Conclusões: a maioria dos professores manteve ou melhorou a adesão medicamentosa.
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