Perfil de saúde de professoras da educação básica de escolas públicas de montes claros- mg
Keywords:
Docentes; Ensino Fundamental; Saúde; Epidemiologia; Prevalência; Saúde da Mulher;Abstract
Objetivo: caracterizar as professoras da educação básica de escolas públicas de Montes Claros- MG quanto as suas condições sóciodemográficas, a saúde da mulher, as suas condições normativas e subjetivas de saúde e a alfabetização em saúde. Metodologia: estudo de prevalência descritivo conduzido em uma amostra probabilística por conglomerados (n=35 escolas) de professoras da educação básica de escolas públicas de Montes Claros-MG. Na coleta de dados foram utilizados questionários auto aplicados durante reuniões pedagógicas realizadas nas escolas incluídas. Foi conduzida análise descritiva utilizando o programa SPSS®, versão 18.0. Resultados: das 633 participantes, 51,8% possuíam 40 anos ou mais, 52,6% docentes realizaram o exame Papanicolau há menos de um ano e 32% realizaram mamografia em menos de um ano. Relataram hipercolesterolemia, diagnóstico de diabetes e hipertensão arterial, 24,0%, 2,5% e 17,3%, respectivamente. Cerca de 46,7% se consideraram esclarecidas, mas não o suficiente, sobre como cuidar da sua própria saúde e 38,1% apontaram a falta de tempo como fator que impede melhor cuidado com a saúde. Conclusão: houve predomínio das professoras que apresentaram autopercepção e comportamentos positivos em relação a sua condição de saúde. A falta de tempo foi apontada como principal fator problemático para adoção de estilo de vida mais saudável.
Downloads
References
ARAÚJO, Tânia Maria de et al. Diferenciais de gênero no trabalho docente e repercussões sobre a saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 11, p. 1117-1129, 2006.
ALVES, Roberta; VERÍSSIMO, Maria De La. Os educadores de creche e o conflito entre cuidar e educar. Journal of Human Growth and Development, v. 17, n. 1, p. 13-25, 2007.
BRUSCHINI, Maria Cristina A. Trabalho e gênero no Brasil nos últimos dez anos. Cadernos de pesquisa, v. 37, n. 132, p. 537-572, 2007.
DELCOR, Núria Serre et al. Condições de trabalho e saúde dos professores da rede particular de ensino de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 20, p. 187-196, 2004.
MONTALI, Lilia et al. Provedoras e co-provedoras: mulheres-cônjuge e mulheres-chefe de família sob a precarização do trabalho e o desemprego. Revista Brasileira de Estudos de População, 2006.
KÜCHEMANN, Berlindes Astrid. Envelhecimento populacional, cuidado e cidadania: velhos dilemas e novos desafios. Sociedade e Estado, v. 27, n. 1, p. 165-180, 2012.
TSCHIEDEL, Rubia Minuzzi; TRAESEL, Elisete Soares. Mulher e dor: um estudo na perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 13, n. 2, p. 611-624, 2013.
ASSUNÇÃO, Ada Ávila; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Intensificação do trabalho e saúde dos professores. Educação & Sociedade, v. 30, n. 107, 2009.
GASPARINI, Sandra Maria; BARRETO, Sandhi Maria; ASSUNÇÃO, Ada Ávila. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educação e pesquisa, v. 31, n. 2, 2005.
SIQUEIRA, Maria Juracy Toneli; FERREIRA, Edirê S. Saúde das professoras das séries iniciais: o que o gênero tem a ver com isso?. Psicologia: ciência e profissão, v. 23, n. 3, p. 76-83, 2003.
DO VALE, Paula Cristina Santos; AGUILLERA, Fernanda. Estresse dos professores de ensino fundamental em escolas públicas: Uma revisão de literatura. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, v. 5, n. 1, 2016.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico, 2010. acesso em 25/05/18.
ABEP - Critério Padrão de Classificação Econômica Brasil / 2015 acesso em 24/05/18.
MALTA, Deborah Carvalho et al. Fatores de risco e proteção para doenças crônicas: vigilância por meio de inquérito telefônico, VIGITEL, Brasil, 2011. Cadernos de Saúde Pública, 2011.
BRASIL, Ministério da saúde. Vigitel Brasil 2013: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde – Brasília: Ministério da Saúde. 2014:120.
SØRENSEN Kristine et al. Health literacy and public health: a systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health, 2012.
MARTINS, Andréa Maria Eleutério de Barros et al. Alfabetização em saúde bucal: uma revisão da literatura. Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas, 2015.
VEDOVATO, Tatiana Giovanelli; MONTEIRO, Maria Inês. Perfil sociodemográfico e condições de saúde e trabalho dos professores de nove escolas estaduais paulistas. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 42, n. 2, p. 291-297, 2008.
JARDIM, Renata; BARRETO, Sandhi Maria; ASSUNÇÃO, Ada Ávila. Condições de trabalho, qualidade de vida e disfonia entre docentes. Cadernos de Saúde Pública, v. 23, p. 2439-2461, 2007.
SIND-UTE/MG. Tabelas de vencimento das carreiras do grupo de atividades de educação básica do poder executivo, 2017. Disponível em: . Acesso em: 26 mai. 2018.
FERNANDES, Marcos Henrique et al. Estilo de vida de professores universitários: uma estratégia para a promoção da saúde do trabalhador. Revista Brasileira em Promoção da saúde, v. 22, n. 2, 2009.
DUAVY, Lucélia Maria et al. A percepção da mulher sobre o exame preventivo do câncer cérvico-uterino: estudo de caso. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, p. 733-742, 2007.
DO INCA, NORMAS E. RECOMENDAÇÕES. Periodicidade de realização do exame preventivo do câncer do colo do útero. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 48, n. 1, p. 13-15, 2002.
JARDIM, Paulo César et al. Hipertensão arterial e alguns fatores de risco em uma capital brasileira. Arq Bras Cardiol, v. 88, n. 4, p. 452-7, 2007.
BARBOSA, José Bonifácio et al. Prevalência da hipertensão arterial em adultos e fatores associados em São Luís–MA. Arq Bras Cardiol, v. 91, n. 4, p. 260-6, 2008.
SANTOS, Patrícia Aleixo dos; RODRIGUES, Jonas de Almeida; GARCIA, Patrícia Petromilli Nordi Sasso. Avaliação do conhecimento e comportamento de saúde bucal de professores de ensino fundamental da cidade de Araraquara. Revista Íbero-americana de Odontopediatria & Odontologia de Bebê, 2010.
MARIANO, Maria do Socorro Sales; MUNIZ, Hélder Pordeus. Trabalho docente e saúde: o caso dos professores da segunda fase do ensino fundamental. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 6, n. 1, p. 76-88, 2006.