AUTOPERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA ATUAR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Palabras clave:
Odontologia; Sistema Único de Saúde; Educação em Odontologia.Resumen
Objetivo: conhecer a autopercepção de acadêmicos de odontologia sobre o desenvolvimento de
competências para atuar no Sistema Único de Saúde. Metodologia: estudo descritivo, transversal, mediante
levantamento de dados primários. A população alvo foi composta pelos 325 acadêmicos de Odontologia
de uma universidade comunitária. A amostra foi não probabilística por conveniência (n=214 acadêmicos).
O instrumento de coleta de dados foi um questionário com duas questões dicotômicas (sim /não) e treze
sob a forma de escala de Likert, sendo valor 1 para a condição inapto e 5 para plenamente apto. A análise
dos dados foi feita pela observação da distribuição de frequências relativas das respostas. Como medida
de tendência central, foi utilizada a moda. As respostas foram analisadas, segundo técnicas estatísticas de
variância. Resultados: dentre os participantes, 79,4% eram do gênero feminino e 20,6 % do masculino,
a idade variou de 17 a 37 anos. A vivência de ações práticas no Sistema Único de Saúde foi relatada por
68,8%, dos quais 26% qualificaram esta experiência como ótima e 57,8% como boa. A maioria (84,9%)
posicionou-se favoravelmente às atividades de ensino no SUS. A autoavaliação indicou que os acadêmicos
de períodos iniciais atribuíram valores mais baixos em comparação aos de final de curso para a maioria
das habilidades. Conclusão: verificou-se que os sujeitos percebem, ao longo de sua formação, que estão
desenvolvendo competências essenciais ao desempenho profissional e que o Curso de Odontologia tem
proporcionado aos seus acadêmicos a vivência de experiências no Sistema Único de Saúde.
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