Política de Cotas no Ensino Superior: percepções de professores e estudantes
Palabras clave:
Sistema de Cotas; Ações Afirmativas; Políticas Sociais; EquidadeResumen
Objetivo: essa pesquisa objetivou conhecer a percepção de professores e estudantes sobre a adoção
da Política de Cotas. O cenário utilizado foi uma universidade estadual localizada na mesorregião do Norte de
Minas e a população-alvo foi constituída por professores e estudantes do curso de Medicina. Metodologia:
utilizou-se a escala de Likert, constando de sete assertivas relacionadas ao assunto. Resultados: a análise
da percepção de professores e estudantes sobre a Política de Cotas na universidade permitiu identificar que
ambas são distanciadas. Os estudantes não fazem discriminação entre o desempenho de estudantes cotistas
e não cotistas; discordam que os cotistas tenham mais dificuldades para o acompanhamento das atividades
acadêmicas, além de atribuir que as cotas não interferem na qualidade de formação profissional. Por outro
lado, a maior parte dos professores discorda de que a Política de Cotas contribua para a promoção da equidade
social, além de concordar que ela atrapalha o acesso da população à Universidade. Eles consideram que os
estudantes cotistas tenham mais dificuldades no desempenho das atividades acadêmicas, e que essa política
interfere na formação profissional. Conclusões: destaca-se, por fim, a importância no aprofundamento
de se pesquisar e se discutir o que as percepções identificadas em professores e estudantes em relação à
Política de Cotas significam e as atitudes que desencadeiam.
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