BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO CUIDADO INTEGRAL À CRIANÇA HOSPITALIZADA: SIGNIFICADOS PARA O FAMILIAR ACOMPANHANTE

Autores/as

  • Camila Rodrigues de Figueiredo Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Cássio de Almeida Lima Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Patrícia Fernandes do Prado Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Maisa Tavares de Souza Leite Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Palabras clave:

Jogos e Brinquedos. Hospitalização. Saúde da Criança. Integralidade. Pesquisa Qualitativa

Resumen

Objetivo: Este estudo visa compreender a percepção do familiar acompanhante da criança
hospitalizada sobre a utilização do Brinquedo Terapêutico. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo
exploratório, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2013, após
aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, por meio de entrevistas não diretivas realizadas com oito
acompanhantes em uma unidade de internação pediátrica localizada no município de Montes Claros, Minas
Gerais. Resultados: Os benefícios da utilização do Brinquedo Terapêutico e a aprovação dessa prática nas
instituições hospitalares foram desvelados. Os participantes sugeriram que a aplicação desse método seja
rotineira nos ambientes onde é desenvolvido o cuidado à criança. Conclusão: Conclui-se que o Brinquedo
Terapêutico se reafirma como uma intervenção necessária no cuidado integral à criança e à família.

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Publicado

2020-04-09 — Actualizado el 2020-10-19

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Cómo citar

RODRIGUES DE FIGUEIREDO, C. .; DE ALMEIDA LIMA, C. .; FERNANDES DO PRADO, P. .; TAVARES DE SOUZA LEITE, M. . BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO CUIDADO INTEGRAL À CRIANÇA HOSPITALIZADA: SIGNIFICADOS PARA O FAMILIAR ACOMPANHANTE. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 03–13, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/1920. Acesso em: 22 nov. 2024.

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