PARADIGMA DA REAÇÃO SOCIAL. UMA NOVA COMPREENSÃO DO SISTEMA PENAL
Palabras clave:
Mudança de Paradigma – Criminologia, Sistema Penal, Positivismo, Jurídico, Paradigma da Reação SocialResumen
Postulando a redução do Direito aos limites da lei, o Positivismo Jurídico impõe uma atitude de permanente submissão do jurista ao Direito posto. O Estado moderno encontra no sistema penal um instrumento de violência e poder político que é sustentado, ideologicamente, no interior do ensino jurídico: a dogmática penal promove as razões garantidoras do sistema, enquanto a criminologia projeta a resposta penal na pessoa do criminoso, estando assim diretamente relacionada com a instituição da prisão. Esta ideologia racionalizante possui como tese fundamental: a “universalidade” do fenômeno criminoso e da função punitiva, contribuindo para a reprodução das relações sociais de produção.
Descargas
Citas
ANDRADE, V. R. P. de. A ilusão de segurançajurídica; do controle da violência à violência do controle penal. Porto Alegre:Livraria do Advogado, 1997. 336p.
BARATTA, A. Criminologia crítica e critica dodireito penal: introdução à sociologia dodireito penal. trad. Juarez Cirino dos Santos.2.ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1999.256p.
CAPRA, F. A teia da vida. Uma compreensãocientífica dos sistemas vivos. trad. NewtonRoberval
NewtonRoberval Eichemberg. 8.ed. São Paulo : Cultrix, 1999. 256p.
CHISTIE, N. A indústria do controle do crime. trad. Luís Leira. Rio de Janeiro: Forense, 1998. 227p.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Nascimento da prisão. trad. Raquel Ramalhete. 20.ed. Petrópolis : Vozes, 1999. 162p.
HULSMAN, L e J. B. de C. Penas perdidas. O sistema penal em questão. trad. Maria Lúcia Karam. 2.ed. Niterói : Luam, 1997. 180p.
WEBER, M. Ciência e política duas vocações. pref. Manoel T. Berlinck. trad. Leonidas Hegenberg e Octany Silveira da Mota. 11.ed. São Paulo : Cultrix, 1999. 124p.
ZAFFARONI, E. R. Em busca das penas perdidas: a perda da legitimidade do sistema penal. trad. Vania Romano Pedrosa e Amir Lopez da Conceição. Rio de Janeiro: Revan, 1998. 281p.