Provão: O desafio na qualidade e na avaliação dos cursos de ciencias contábeis
Palabras clave:
Avaliação, Ensino Superior, Qualidade, Ciências ContábeisResumen
Com a sociedade globalizada exigindo cada vez mais qualidade, e o mercado de trabalho caçando talentos com maior nível de excelência, é fundamental investir na qualidade para não ficar em desvantagem. Portanto, só um curso superior de bom nível poderá formar profissionais bem preparados para os desafios do mundo moderno. Neste contexto, o Ministro da Educação, Paulo Renato Souza, propôs e o Congresso Nacional aprovou a criação, em 1995, o Exame Nacional de Cursos, chamado de PROVÃO, um instrumento para avaliar os cursos superiores brasileiros, diagnosticar as deficiências e contribuir para melhorar a qualidade da educação. O objetivo do Provão é ser uma ferramenta para a melhoria da qualidade desse nível de ensino, e vários indicadores mostram que isso tem efetivamente acontecido. É verificar a aquisição e a capacidade de uso das competências e habilidades gerais pertinentes às áreas avaliadas.
Descargas
Citas
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. Exame Nacional de Cursos: relatório-síntese 2000. Brasília: O Instituto, 2000.
MEC/INEP. Seminário de Avaliação da Educação Superior: a experiência do Reimo Unidos e do Brasil em debate. Série Documental EVENTOS, caderno 10. Brasília - DF, agos/2000.
MEC. Revista do Provão. Brasília, 2001, nº 6.
MEC. Revista do Provão. Brasília, 2000, nº 5.
RODRIGUES, G.M. O que aprendi hoje. Revista Ensino Superior . São Paulo: nº 29, p.42, fev, 2001,
SCHWARTZMAN, S. O contexto social e político da avaliação de ensino superior. Núcleo de pesquisas sobre o ensino superior/Universidade de São Paulo, Documento de trabalho 3/90,1990.
SOBRINHO, J.D. RISTOFF, D.I. Universidade desconstruída: avaliação institucional e resistência. Insular. Florianópolis -SC. 2000.
SOUZA, P. R. MEC muda os critérios do provão. Folha de São Paulo, 20/03/2001.
YAMASHITA, S. S. Efeitos do exame Nacional de Cursos sobre Instituições particulares de ensino. Núcleo de pesquisas sobre o ensino superior/Universidade de São Paulo, Documento de trabalho 4/00, 2000.
Agradeço as proveitosas colaborações da prof. Dra. Elisabeth Caldeira e Cristhiano Bossardi de Vasconcellos da UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí