Jogo e Brinquedo: Reflexões a Partir da Teoria Crítica

Autores/as

  • Gildo Volpato

Palabras clave:

Educação, Jogo, Brinquedo, rituais, mímesis

Resumen

Este artigo de revisão bibliográfica tem como objetivo contribuir com a reflexão acerca do jogo e do brinquedo no campo da educação e busca, principalmente nos autores da Teoria Crítica, seus principais interlocutores, os subsídios necessários. Apresenta um pouco da história de alguns brinquedos e das relações do jogo com festas e rituais. Discute as mudanças que ocorreram em torno dos conceitos, usos e significados dos jogos e brinquedos, associando-as ao crescente processo de racionalização por que passou o mundo ocidental, principalmente nos últimos séculos. Faz a crítica à mímesis que ocorria nos rituais sagrados ao mesmo tempo em que requisita sua inclusão, com algumas ponderações, ao processo de conhecer os fenômenos na atualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADORNO, Theodor W. Dialética Negativa. Trad. José Maria Ripalda. Madrid: Taurus Ediciones S.A., 1975.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas. São Paulo: Editora Brasiliense, V.1, 1985.
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 4. ed. São Paulo: Perspectiva S. A., 1996.
PIACENTINI, Telma A. A modernidade. Uma visão ísola/ilhada. In: PIACENTINI (Org.). Perspectiva. A modernidade, a infância e o brincar. Florianópolis: UFSC – CED. Ano 12 – N. 22. Ago/Dez.
ROCHA, M. Sílvia P. M. L. da. O real e o imaginário no faz-de-conta: questões sobre o brincar no contexto da pré-escola. In: GÓES M. C. R. & SMOLKA, A. L. B. (Orgs). A significação nos espaços educacionais: interação social e subjetivação. Campinas: Papirus, 1997.
SANTIN, Silvino. Educação Física outros caminhos. Porto Alegre: EST/ESEF/UFRGS., 1990.
VAZ, Alexandre Fernandez. Notas conceituais sobre mímesis e educação do corpo em Max Horkheimer e Theodor W. Adorno. 2000 (mimeo.)
VOLPATO, Gildo. O jogo, a brincadeira e o brinquedo no contexto sóciocultural criciumense. Florianópolis: 1999. Dissertação (Mestrado em Educação Física) CDS.

Publicado

2020-04-29

Cómo citar

VOLPATO, G. . Jogo e Brinquedo: Reflexões a Partir da Teoria Crítica. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1–10, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2211. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais