Formação inicial de professores
contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência PIBID/CAPES da Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes
Palabras clave:
Formação de professor, PIBID, Educação BásicaResumen
Objetivo: Verificar a contribuição do PIBID para a formação docente dos acadêmicos integrantes de 12 (doze) Subprojetos da Unimontes, aprovados por meio do Edital 02/2009-DEB/CAPES, identificando os impactos ocasionados pela implantação do programa e as percepções dos acadêmicos bolsistas. Metodologia: Caracterizou-se como exploratória descritiva com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 74 acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros. Os dados da pesquisa foram obtidos através da técnica de grupo focal e análise documental. Os resultados foram categorizados, suas frequências expressas em porcentagens e interpretadas através das análises de conteúdo. Resultados: O PIBID da Unimontes tem atingido seus objetivos e impactou mudanças na formação inicial e na motivação dos acadêmicos, valorizando o magistério, com intensa integração do ensino superior com a educação básica, além das grandes produções pedagógicas, científicas e culturais. Conclusão: Evidenciamos, na percepção dos acadêmicos, os impactos positivos do programa para formação do licenciando, e, consequentemente, na formação continuada da educação básica.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Citas
1 LIBÂNIO, José Carlos. Escola brasileira, um sonho frustrado: falharam as escolas ou as políticas educacionais?In: LIBÂNIO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (Orgs). Didática e escola em uma sociedade complexa. Goiás: UFG. p. 75- 95, 2011.
2 SOUZA, Jocival Santos; SANTOS, Luiz Henrique; COSTA, Fredson Sanjuan et al. Contribuições para formação inicial de professores de ciências: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Manaus,2011. Disponível em: Anais. http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0268-2.pdf acesso em: 2 de agosto de 2011.
3 MOURA, Eduardo Junior Santos. Ações e perspectivas pibidianas na formação inicial de professores de Artes Visuais.In: SILVA, Márcio Antônio; VELOSO- SILVA, Rosângela Ramos; FRANÇA, Silvana Diamantino (Orgs). Reflexões e contribuições da Unimontes na formação de professores para a educação básica. Montes Claros: UNIMONTES. p. 177- 191, 2011.
4 SILVA, Márcio Antônio; VELOSO-SILVA, Rosângela Ramos; FRANÇA, Silvana Diamantino. Apresentação. In: SILVA, Márcio Antônio; VELOSO-SILVA, Rosângela Ramos; FRANÇA, Silvana Diamantino (Orgs). Reflexões e contribuições da Unimontes na formação de professores para a educação básica. Montes Claros: UNIMONTES. p. 15- 16, 2011.
5 FRANÇA, Silvana Diamantino; NETO, José França; BENTO, María Imaculada. Incentivo a docência: Considerações sobre a implementação de um subprojeto interdisciplinar de educação inclusiva no PIBID-programa de incentivo e apoio a docência. In: SILVA, Márcio Antônio; VELOSO- SILVA, Rosângela Ramos; FRANÇA, Silvana Diamantino (Orgs). Reflexões e contribuições da Unimontes na formação de professores para a educação básica. Montes Claros: UNIMONTES. p. 147- 153, 2011.
6 PIRES, Regina Celi Machado. Formação inicial do professor pesquisador através do programa PIBIC/CNPq: o que nos diz a prática profissional de egressos? Avaliação (Campinas) [online]. 2009, vol.14, n.2, pp. 487-514. ISSN 1414-4077. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772009000200012.
7 RELATORIO DE GESTÃO DA UNIMONTES, disponível na Pró-reitoria de Ensino e Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Montes Claros, 2011.
8 VELOSO- SILVA, Rosângela Ramos; SANTOS, Bruna Gracielly. Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em educação física: dificuldades e contribuições. Rev. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v.7, n.1, p. 52- 68, jan./jun. 2011.
9 PAPI, Silmara de Oliveira Gomes; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. As pesquisas sobre professores iniciantes: algumas aproximações. Educ. rev. [online]. 2010, vol.26, n.3, pp. 39-56. ISSN 0102-4698. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000300003.
10 LOPES, Roberto Nunes; MOURA, Eduardo Junior Santos; VELOSO, LégioAlessio. O PIBID e a formação de professores de arte: o olhar do acadêmico/ bolsista do curso de artes visuais- UNIMONTES. In: SILVA, Márcio Antônio; VELOSO-SILVA, Rosângela Ramos; FRANÇA, Silvana Diamantino (Orgs). Reflexões e contribuições da Unimontes na formação de professores para a educação básica. Montes Claros: UNIMONTES. p. 193- 204, 2011.
11 Projeto Institucional de Incentivo e apoio à Docência-PIBID-UNIMONTES (2009). Disponível em: http://www.unimontes..br/
12 SILVA, Márcio Antônio; VELOSO- SILVA, Rosângela Ramos; FRANÇA, Silvana Diamantino. Apresentação. In: SILVA, Márcio Antônio; VELOSO-SILVA, Rosângela Ramos; FRANÇA, Silvana Diamantino (Orgs). Reflexões e contribuições da Unimontes na formação de professores para a educação básica. Montes Claros: UNIMONTES. p. 15- 16, 2011.
13 SOUZA, Jocival Santos; SANTOS, Luiz Henrique; COSTA, Fredson Sanjuan et al. Contribuições para formação inicial de professores de ciências: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Manaus,2011. Disponível em: Anais. http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0268-2.pdf acesso em: 2 de agosto de 2011.
14 MARTINS, G. A.; LINTZ, A. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas. 2000.
15 WITTKE, Cleide Inês. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2010, vol.10, n.3, pp. 807-814. ISSN 1984-6398. http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000300016
16 BARCELOS, Nora Ney Santos and VILLANI, Alberto. Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada. Revista Ciênc. educ. (Bauru). [online]. 2006, vol.12, n.1, pp. 73-97. ISSN 1516-7313. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132006000100007.
17 FREIRE, Paulo. Educação e mudança, 26.ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2002.
2 SOUZA, Jocival Santos; SANTOS, Luiz Henrique; COSTA, Fredson Sanjuan et al. Contribuições para formação inicial de professores de ciências: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Manaus,2011. Disponível em: Anais. http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0268-2.pdf acesso em: 2 de agosto de 2011.
3 MOURA, Eduardo Junior Santos. Ações e perspectivas pibidianas na formação inicial de professores de Artes Visuais.In: SILVA, Márcio Antônio; VELOSO- SILVA, Rosângela Ramos; FRANÇA, Silvana Diamantino (Orgs). Reflexões e contribuições da Unimontes na formação de professores para a educação básica. Montes Claros: UNIMONTES. p. 177- 191, 2011.
4 SILVA, Márcio Antônio; VELOSO-SILVA, Rosângela Ramos; FRANÇA, Silvana Diamantino. Apresentação. In: SILVA, Márcio Antônio; VELOSO-SILVA, Rosângela Ramos; FRANÇA, Silvana Diamantino (Orgs). Reflexões e contribuições da Unimontes na formação de professores para a educação básica. Montes Claros: UNIMONTES. p. 15- 16, 2011.
5 FRANÇA, Silvana Diamantino; NETO, José França; BENTO, María Imaculada. Incentivo a docência: Considerações sobre a implementação de um subprojeto interdisciplinar de educação inclusiva no PIBID-programa de incentivo e apoio a docência. In: SILVA, Márcio Antônio; VELOSO- SILVA, Rosângela Ramos; FRANÇA, Silvana Diamantino (Orgs). Reflexões e contribuições da Unimontes na formação de professores para a educação básica. Montes Claros: UNIMONTES. p. 147- 153, 2011.
6 PIRES, Regina Celi Machado. Formação inicial do professor pesquisador através do programa PIBIC/CNPq: o que nos diz a prática profissional de egressos? Avaliação (Campinas) [online]. 2009, vol.14, n.2, pp. 487-514. ISSN 1414-4077. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772009000200012.
7 RELATORIO DE GESTÃO DA UNIMONTES, disponível na Pró-reitoria de Ensino e Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Montes Claros, 2011.
8 VELOSO- SILVA, Rosângela Ramos; SANTOS, Bruna Gracielly. Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em educação física: dificuldades e contribuições. Rev. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v.7, n.1, p. 52- 68, jan./jun. 2011.
9 PAPI, Silmara de Oliveira Gomes; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. As pesquisas sobre professores iniciantes: algumas aproximações. Educ. rev. [online]. 2010, vol.26, n.3, pp. 39-56. ISSN 0102-4698. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000300003.
10 LOPES, Roberto Nunes; MOURA, Eduardo Junior Santos; VELOSO, LégioAlessio. O PIBID e a formação de professores de arte: o olhar do acadêmico/ bolsista do curso de artes visuais- UNIMONTES. In: SILVA, Márcio Antônio; VELOSO-SILVA, Rosângela Ramos; FRANÇA, Silvana Diamantino (Orgs). Reflexões e contribuições da Unimontes na formação de professores para a educação básica. Montes Claros: UNIMONTES. p. 193- 204, 2011.
11 Projeto Institucional de Incentivo e apoio à Docência-PIBID-UNIMONTES (2009). Disponível em: http://www.unimontes..br/
12 SILVA, Márcio Antônio; VELOSO- SILVA, Rosângela Ramos; FRANÇA, Silvana Diamantino. Apresentação. In: SILVA, Márcio Antônio; VELOSO-SILVA, Rosângela Ramos; FRANÇA, Silvana Diamantino (Orgs). Reflexões e contribuições da Unimontes na formação de professores para a educação básica. Montes Claros: UNIMONTES. p. 15- 16, 2011.
13 SOUZA, Jocival Santos; SANTOS, Luiz Henrique; COSTA, Fredson Sanjuan et al. Contribuições para formação inicial de professores de ciências: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Manaus,2011. Disponível em: Anais. http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0268-2.pdf acesso em: 2 de agosto de 2011.
14 MARTINS, G. A.; LINTZ, A. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas. 2000.
15 WITTKE, Cleide Inês. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2010, vol.10, n.3, pp. 807-814. ISSN 1984-6398. http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000300016
16 BARCELOS, Nora Ney Santos and VILLANI, Alberto. Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada. Revista Ciênc. educ. (Bauru). [online]. 2006, vol.12, n.1, pp. 73-97. ISSN 1516-7313. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132006000100007.
17 FREIRE, Paulo. Educação e mudança, 26.ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2002.
Publicado
2020-05-03
Cómo citar
RAMOS VELOSO SILVA , R.; MENDES RODRIGUES, D. .; DIAMANTINO FRANÇA , S. . Formação inicial de professores: contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência PIBID/CAPES da Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 3–14, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2266. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais