Concepção de corpo na percepção de graduandos do curso de licenciatura em educação física durante o processo de formação
Palabras clave:
Corpo, Mídia, Educação Física, Graduandos, FormaçãoResumen
Objetivo: analisar e comparar as concepções de corpo na percepção dos graduandos ingressantes e concluintes do curso de Educação Física no processo de formação, na tentativa de identificar as relações estabelecidas entre corpo, mídia e a educação física. Metodologia: trata-se de pesquisa de campo de caráter qualitativo, composta por uma amostra de vinte e três graduandos, sendo onze ingressantes e doze concluintes do curso. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado um questionário contendo seis questões abertas e sua interpretação se efetivou a partir da análise de conteúdo. Resultados: apontou-se para uma perspectiva, ainda, fragmentada sobre concepção de corpo dos ingressantes com relação aos concluintes, que mencionam discussões amplas e reflexivas da temática. Considerações finais: cabe então à Educação Física questionar o papel que vem assumindo na sociedade contemporânea, principalmente, frente à idolatria e fragmentação do corpo, buscando entendê-lo com base em sua construção e manifestação histórica, cultural, estética, política e social.
Descargas
Citas
2. MUGNAINI, J. R. Atividades físicas e o corpo na concepção de graduandos de Educação Física: uma análise das práticas corporais de universitários da região de Limeira. 2007. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista.
3. SANT’ANNA, D. B. É possível realizar uma história do corpo? In: SOARES, Carmen Lúcia (org.). Corpo e História. - Campinas, SP: Autores Associados, 2001, p. 3-23.
4. GONÇALVES, A. S.; AZEVEDO, A. A. A re-significação do corpo pela Educação Física Escolar, face ao estereótipo construído na contemporaneidade. Pensar a Prática 10/2: 201-219 jul./dez. 2007.
5. MEDINA, J. P. S. O brasileiro e seu corpo: educação e política do corpo. 3 ed. Campinas: Papirus, 1991.
6. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
7. SOARES, C. L. Educação Física: raízes européias e Brasil. 2 ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
8. COSTA, É. M.; OTESBELGUE, R.C. Concepção de corpo: a realidade vivida por acadêmicos de Educação Física na ESEFFEGO. EFDeportes.com, Revista Digital. Ano 16 · N° 156 | Buenos Aires, Maio de 2011. Disponível em: http://www.efdeportes.com/ Acesso em: set. 2011.
9. BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Caderno Cedes, Campinas, SP, v. 19, n. 48, p. 69-88, ago. 1999.
10. SILVA, A. C. et al. A visão de corpo na perspectiva de graduandos em Educação Física: fragmentada ou integrada? Movimento (ESEF/UFRGS). Porto Alegre, v. 15, n. 03, p. 109-126, julho/setembro de 2009.
11. NICOLINO, A. S. et al. Concepções de corpo, educação e Educação Física no contexto escolar. IV Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte. I Congresso Distrital de Ciências do Esporte, 2010. ISSN 2178-485X. Disponível em: http: www.scielo.com.br Acesso em: set. 2015.
12. ALMEIDA, A. C. N et al. Corpo, estética e obesidade: reflexões baseadas no paradigma da indústria cultural. Caderno de Estudos. Goiânia: Ed. da UCG, v. 33, n. 9/10, set./out. 2006, p. 789-812.
13. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2003.
14. SILVA, J. M.; SILVEIRA, E. S. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
15. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. 2. reimpr. São Paulo: Atlas. 2006.
16. TURATO, E. R. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
17. MEDINA, J. P. S. A educação física cuida do corpo...e “mente”: bases para renovação e transformação da educação física. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 1993.
18. CARBINATTO, M. V.; MOREIRA, W. W. Corpo e saúde: a religação dos saberes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, SP, v. 27, n. 3, p. 185-200, 2006.
19. MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
20. DAOLIO, J. A antropologia social e a educação física: possibilidades de encontro. In: CARVALHO, Y. M. de; RÚBIO K. (Orgs.) Educação física e ciências humanas. São Paulo: Hucitec, 2001, p. 27-38.