Pra não dizer que não falei das flores: jardins como fator de promoção social em escolas
Palabras clave:
Paisagem, escola pública, recreação, auto-estimaResumen
O trabalho teve o objetivo de avaliar o mundo cultural, os conhecimentos ambientais e o
grau de importância que jovens e adolescentes da periferia da cidade de Montes Claros-MG dão à
natureza, assim como seus professores. Além disso, procurou-se melhorar a qualidade de vida
dessas crianças e adolescentes, através da implantação de jardins, em suas escolas. Mais que
comparar percentuais entre o universo de alunos e de professores, ou entre as duas etapas que
compreenderam a execução do projeto, buscou-se, grosso modo, neste trabalho, admitir simetrias e
assimetrias sociológicas entre algumas das respostas julgadas mais significativas, que serviram, ao
final, para embasar futuras discussões acadêmicas.
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Citas
ANTIPOFF, H. Ideais e interesses das crianças de Belo Horizonte e algumas sugestões
pedagógicas. Boletim 6. Secretaria de Educação e Saúde Pública de Minas Gerais, 1930.
102p.
ARROYO, M. Escola Fronteira Ameaçada dos Direitos. Caxambu, XVIII Reunião Anual
da ANDEd, 1995. 160p.
CAMPOS, R.H.F. Contexto sócio-cultural e tendências da pedagogia psicanalítica na
Europa Central e no Brasil. 1991. Tese apresentada ao Concurso Público para professor
titular na área de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG,
Belo Horizonte. 120p.
FARIA FILHO, L.M. – Cadernos do CEAj nº 162, março/ abril, 1996. 80p.
GUIMARÃES, P.W. Cerrado em desenvolvimento: tradição e atualidade. P. 19 a 45, In IV
Encontro nacional da Rede Cerrado de Organizações não Governamentais. (Eds. Luz, C. ;
Dayrell, C. Montes Claros-MG, 2000. 309p.
PADOVANI, U. História da Filosofia. São. Paulo: Melhoramentos Editora, 1993. 587p.
PAULA, H.A.. Montes Claros – sua história, sua gente, seus costumes. Belo Horizonte:
Minas Gráfica Editora Ltda. 1979. 285p.
SOUZA, M.C.M. A contemporaneidade de Helena Antipoff na fala dos meninos e meninas
do Sertão. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado de UFMG para obtenção do
título de mestre em educação. 2002. Pg 53 a 104. 180p.
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do Sertão. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado de UFMG para obtenção do
título de mestre em educação. 2002. Pg 53 a 104. 180p.
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Publicado
2020-05-18
Cómo citar
LEÃO DEMOLIN LEITE, Germano; ALVARENGA SOARES, Marcus; JORGE DE SOUZA JÚNIOR, Georgino; XAVIER FAHEL , Murilo Cássio. Pra não dizer que não falei das flores: jardins como fator de promoção social em escolas. Revista Unimontes Científica, [s. l.], vol. 6, n.º 1, p. 171–179, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2480. Acesso em: 22 jul. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais