Interfaces da Violência Televisiva no Processo de Socialização da Criança: Agressividade

Autores/as

  • Marilene Andrade Ferreira Borges Professora da Universidade Federal do Tocantins — UFT; Mestre em Educação

Palabras clave:

Televisão, violência, criança, educação

Resumen

Este estudo possibilita reflexões sobre o papel da violência propagada na televisão e sua
influência nos desenvolvimentos sócio-emocional e cognitivo das crianças. Procura associar o
“ambiente televisivo” a comportamentos agressivos. Alerta pais e educadores sobre o
fascínio/sedução que a televisão exerce sobre as crianças – imitação, identificação e ou
compensação. Aponta a necessidade de amplas discussões envolvendo as crianças e a mídia e a
adoção de medidas para protegê-las da exposição da violência pela televisão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDERSEN, Neil, DUNCAN, Barry, PUNGENTE, Jonh. Educação para a mídia no
Canadá – a segunda primavera. In: CARLSSON, Ulla, FEILITZEN, Cecília Von (Orgs.). A
Criança e a mídia: imagem, educação, participação. Brasília: Brasília: UNESCO, 2002,
p.159-178.
CARNEIRO, Vânia L. Televisão, vídeo e interatividade em educação à distância:
aproximação com o receptor-aprendiz. In: FIORENTINI, Leda, MORAES, Raquel (Orgs.).
Linguagens e interatividade na educação à distância. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.p.75-
110.
______. Integração da TV na prática, na formação do professor: desejos, propostas,
desconfianças, aprendizados. In: Reunião Anual da Anped, 26, 2003, Poços de Caldas,
Anais... GT16. Goiânia, Vieira, 2003.p.11-34.
______. TV/vídeo na comunicação educativa: concepções e funções. In:FIORENTINI,
Leda M. R.; CARNEIRO, Vânia L. Q. (coords) TV na escola e os desafios de hoje: usos de
TV/vídeo na escola. Brasília: UnB, 2001.
EVRA, J.V. Television and social behavior. In: J.V.Evra.Television and chid developmen.
Hillsdale, NJ: Lawrence Earlbaum Associates, 1990. p.79-99.
FERRÉS, J. Televisão e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas,1996.
FREITAS, Maria Tereza A. O pensamento de Vygotsky e Bakhtin no Brasil. São Paulo:
Papirus,1994.
GROEBEL, J. O estudo global da UNESCO sobre violência na mídia. In: CARLSSON,
Ulla, FEILITZEN, Cecília Von (Ogs.). A Criança e a violência na mídia.
2.ed.Brasília:UNESCO, 2000. p.217-239.
______. Acesso à mídia e uso da mídia entre as crianças de 12 anos no mundo. In:
CARLSSON, Ulla, FEILITZEN, Cecília Von (Orgs.). A Criança e a mídia: imagem,
educação, participação.Brasília: UNESCO, 2002, p.69-87.
JEMPSON, Myke. Algumas idéias sobre o desenvolvimento de uma mídia favorável à
criança. In: CARLSSON, Ulla, FEILITZEN, Cecília Von (Orgs.). A Criança e a mídia:
imagem, educação, participação. Brasília: UNESCO, 2002, p.119-138.
KRITT, D. The mass madia as a symbolic context for socioemotional development. In:
WINEGAR, T, VALSINER, J. Children’s development within social context. eds.
Hillsdale, NJ Lawrence Earlbaum. 1992. v.1.
KUNKEL, Dale, SHIMTH, Stacy L. A Representação das crianças na mídia noticiosa dos
Estados Unidos. In: CARLSSON, Ulla, FEILITZEN, Cecília Von (Orgs.). A Criança e a
mídia: imagem, educação, participação. Brasília: UNESCO, 2002, p.89-97.
LOIRAS em apuros: as apresentadoras infantis já não sabem mais direito qual é o seu
público. VEJA, São Paulo, v.36, n.46, p.110-111, nov. 2003.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Novos Regimes visualidade e descentralizações culturais.
Mediatamente! Televisão, cultura e educação. Brasília: MEC,1999.
MERLO-FLORES, Tatiana. Por que assistimos à violência na televisão? Pesquisa de
campo argentino. In: CARLSSON, Ulla, FEILITZEN, Cecília Von (Ogs.). A Criança e a
violência na mídia. 2.ed. Brasília: UNESCO, 2000, p.187-215.
O RETRATO do Brasil que avança: estudos do IBGE mostram que investimento na área
social mudaram os indicadores do país. VEJA. São Paulo: v.36, n. 41, p.104-105, out.
2003.
STAUB, Ervin. A conception of the determinants and development of altuism and
aggression: motives, the self, and the enviroment. In: WAXLER, Zahan, CUMMINGS,
E.M, LONNOTTI, R. Altuism and aggression: biological and social origins.
Eds:Cambridge, UK, Cambridge University Press.1991. p.135-164.
VYGOTSKY, L. The problem of the enviroment. In: VAN DER DEER, R, VALSINER, J.
The Vygotsky reader. Eds: Oxford, UK Basil Blackwell Ltda. 1994, p.338-354.
WARTELLA,Ellen, OLIVAREZ, Adriana, JENNINGS, Nancy. Acriança e a violência na
televisão nos EUA. In: CARLSSON, Ulla, FEILITZEN, Cecília Von (Ogs.). A Criança e a
violência na mídia. 2.ed. Brasília: UNESCO, 2000. p.61-70.
WILSON, Bárbara J., et al. A Natureza e o contexto da violência na televisão americana.
In: CARLSSON, Ulla, FEILITZEN, Cecília Von (Orgs.). A Criança e a violência na
mídia. 2.ed. Brasília: UNESCO, 2000, p. 71-91.

Publicado

2020-05-20

Cómo citar

FERREIRA BORGES, M. A. . Interfaces da Violência Televisiva no Processo de Socialização da Criança: Agressividade. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 143–154, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2517. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais