Aula Prática como Motivação para Estudar Química e o Perfil de Estudantes do 3º Ano do Ensino Médio em Escolas Públicas e Particulares de Montes Claros/MG
Palabras clave:
Ensino médio, química, motivaçãoResumen
O atual ensino de Química, na maioria das vezes, prioriza a transmissão de informações sem qualquer relação com a vida do aluno, impossibilitando o entendimento de uma situaçãoproblema. A aula prática é uma sugestão de estratégia de ensino que pode contribuir para amotivação na aprendizagem. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é comprovar se a aula prática pode ser um fator motivador para estudar química. Um total de 58 alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da cidade de Montes Claros/MG foram entrevistados.
Os resultados obtidos mostraram que os alunos gostam de química tendo como motivos as aulas interessantes e o professor. Eles também acham que a aula prática é uma maneira de motivar a aprendizagem em química.
Descargas
Citas
Química Nova, v. 23, n. 3, p. 401-404, maio/jun. 2000.
D'AMATO, C.; TORRES, J. P. M.; MALM, O. DDT (Dicloro difeniltricloroetano):
toxicidade e contaminação ambiental — uma revisão. Química Nova, v. 25, n. 6A, p. 995-
1002, nov/dez. 2002.
HANGAI, D. P.; BORSATO, D.; BUENO, E. A. S.; FRACCALVIERI, E.; ALMEIDA, F.
A. S. In: 25a REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA -
REFLEXÃO CRITICA E PERSPECTIVA, Poços de Caldas, 2002, Anais... Poços de
Caldas, Sociedade Brasileira de Química, 2002. ED-070.
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química
Professores/Pesquisadores. Ijuí: Unijuí, 2000.
MARTINS, A. B.; SANTA MARIA, L. C.; AGUIAR, M. R. M. P. As drogas no ensino de
Química. Química Nova na Escola, n. 18, p. 18-21, nov. 2003.
MEC — Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino
Médio. Ciências Matemáticas e da Natureza e suas tecnologias. Brasília: Ministério da
Educação (Secretaria de Educação Média e Tecnológica), v. 3, 1999.
NASCIMENTO, S. S.; VENTURA, P. C. S. Física e Química: uma avaliação do ensino.
Presença Pedagógica, v. 9, n. 49, p. 21 - 33, jan/fev. 2003.
THIEMANN, O. H. A descoberta da estrutura do DNA: de Mendel a Watson e Crick.
Química Nova na Escola, n. 17, p. 13-19, maio 2003.