Representações em educação online: A perspectiva do aprendiz

Autores/as

  • Vera Lúcia de Azevedo Siqueira Mestre em tecnologia na Educação pela Universidade de Brasília
  • Raquel de Almeida Moraes Prof. Drª. da UnB.

Palabras clave:

Educação online, aprendiz, representação

Resumen

O advento da Internet e a ampliação de serviços da rede vêm propiciando uma transição
de paradigma na área educacional, motivando uma revisão nos conceitos de ensinar e aprender. Na
educação à distância online, criam-se comunidades virtuais de aprendizagem que utilizam
ferramentas de comunicação síncrona e assíncronas que permitem aos alunos interagir com seus
pares e com o professor, discutir idéias, trocar pontos de vista, enfim, construir representações. Este
artigo 1
mostra, com base nas teorias de Peter Berger e Thomas Luckmann, como os alunos de um
curso online percebem questões como a nova temporalidade e o novo espaço, a interação social, o
uso da linguagem escrita eletrônica e o conhecimento. Além disso, indica que as representações
individuais de alunos online estão estreitamente vinculadas à forma como um curso é produzido,
organizado e mediado.

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Citas

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Publicado

2020-05-27

Cómo citar

DE AZEVEDO SIQUEIRA , V. L. .; DE ALMEIDA MORAES, R. . Representações em educação online: A perspectiva do aprendiz. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 77–84, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2642. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais