Resgate histórico da disciplina Estágio em Saúde da Família do curso de Odontologia - Unimontes

um pioneirismo na formação do cirurgião-dentista

Autores/as

Palabras clave:

Ensino, Estratégia de Saúde da Família, Odontologia, Saúde Pública

Resumen

Objetivo: o objetivo desse estudo foi descrever a construção histórica e metodológica da disciplina Estágio em Saúde da Família do curso de graduação em Odontologia da Unimontes. Metodologia: este estudo foi realizado através da revisão de documentos históricos da disciplina, bancos de dados e entrevistas com professores e figuras importantes na sua elaboração. Resultados: ano 2000, foi instituída a disciplina, compreendida por atividades teórico-práticas para execução de ações nos territórios das Equipes de Saúde da Família do município de Montes Claros. A disciplina propõe a formação integral, atual e centrada nas competências do novo profissional a partir da integração ensino-serviço. Neste contexto, o acadêmico é inserido na rotina de uma Unidade Básica de Saúde, tendo como objetivos a avaliação do processo saúde-doença da comunidade assistida, territorialização e planejamento de ações preventivo-promocionais para a população. Conclusão: a disciplina mantém uma estrutura operacional e metodológica que a torna importante na formação acadêmica e desenvolvimento de habilidades imprescindíveis à atuação profissional, além de beneficiar a população assistida com suas ações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

1. TONELLI, S. Q; OLIVEIRA, R. F. R.; LOPES, M. C. L.; ALENCAR, A. M.; RODRIGUES, L. A. M. Compreensão da dinâmica familiar no processo saúde-doença e intervenção pela equipe de saúde da família: um estudo de caso. Revista Norte Mineira de Enfermagem, 2016; v.5, n.1, p. 74-84.

2. ROSA, W. A. G.; LABATE, R. C. Programa saúde da família: a construção de um novo modelo de assistência. Rev Latino-am Enfermagem, 2005; v. 13, n. 6, p.1027-34.

3. MACIEL, E. L. N.; FIGUEIREDO, F. P.; PRADO, T. N.; GALAVOTE, H. S.; RAMOS, M. C.; ARAÚJO, M. D.; LIMA, R. C. D. Avaliação dos egressos do curso de especialização em Saúde da Família no Espírito Santo, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 2010; v. 15, n. 4. p. 2021-8.

4. BRASIL. Ministério da Saúde, 2000. Portaria n.º 1.444, de 28 de dezembro de 2000.

5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. A Implantação da unidade de saúde da família. Caderno 1, Brasília: Ministério da Saúde, 2000.

6. BRASIL. Ministério da Saúde, 2011. Portaria nº 204, de 24 de outubro de 2011. Disponível em:http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria_2488_21-out-11_politica_atencao.pdf. 03.12.2011.

7. BRASIL. Ministério da Educação, 2019. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. Brasília: Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2019-pdf/111231-pces803-18/file.

8. MORETTI-PIRES, R. O. Complexity in Family Healthcare and the training of future healthcare professionals. Interface - Comunic. Saude, Educ., 2009; v.13, n.30, p. 153-66.

9. CAMPOS, S.; MIANES, J.; BOTTAN, E.R. Autopercepção de acadêmicos de odontologia sobre o desenvolvimento de competências para atuar no Sistema Único de Saúde. Revista Unimontes Científica, 2017; v. 19, n. 1, p. 33-41.

10. ARAÚJO, F. C.; FALCON, E. B. S.; RODRIGUES, G. M.; FREITAS, L. C.; DUTRA, C. D. T.; PIRES, C. A. A. O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde. Revista brasileira de educação médica. 2012; v. 36, n. 1, Supl.2, p. 164-8.

11. CAMPOS, F.E.; BELISÁRIO, S.A. O Programa de Saúde da Família e os desafios para a formação profissional e a educação. Interface - Comunic, Saúde, Educ, 2001; v. 5, n. 9, p. 133-42.

12. PELISSARI, L.D.; BASTING, R.T.; FLÓRIO, F.M. Vivência da realidade: o rumo da saúde para a Odontologia. Rev Abeno, 2001; v. 5, n. 1, p. 32-9.

13. BASTOS, J.R.M.; AQUILANTE, A.G.; ALMEIDA, B.S.; LAURIS, J.R.P.; BIJELLA, V.T. Análise do perfil profissional de cirurgiões-dentistas graduados na Faculdade de Odontologia de Bauru - USP entre os anos de 1996 e 2000. J Appl Oral Sci, 2003; v. 11, n. 4, p. 283-9.

14. CAVALCANTE, L. I. P.; BISSOLI, M. S.; ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. A docência no ensino superior na área da saúde: formação continuada e desenvolvimento profissional em foco. Revista Eletrônica Pesquisa e Educação, 2011, v. 3, n. 6, p.162-82.

15. TONELLI, B.; LEAL, A. P.; TONELLI, W.; VELOSO, D. C.; GONÇALVES, D.; TONELLI, S. Q. Rotatividade de profissionais da Estratégia Saúde da Família no município de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. Revista da Faculdade de Odontologia - UPF, 2018, v. 23, n. 2, p. 180-185.

16. SILVA, C.C; CRUZ, M. M; VARGAS, E.P. Práticas de cuidado e população em situação de rua: o caso do Consultório na Rua. Saúde debate, 2015; v. 39, p. 246-56.

17. MIUZA, G.M; COSTA, M.P. Elementos para a elaboração de um projeto de promoção à saúde e desenvolvimento dos adolescentes – o olhar dos adolescentes. Cad. Saúde Pública, 2002; v. 18, n.1, p. 321-8.

18. FINKLER, M.; CAETANO, J.C.; RAMOS, F.R.S. A dimensão ética da formação profissional em saúde: estudo de caso com cursos de graduação em odontologia. Ciência & Saúde Coletiva, 2011; v. 16, n. 11, p. 4481-92.

19. MARTELI JÚNIOR, H.; MARTELLI, D. R. B.; SIQUEIRA, F. S.; FERREIRA, S. T.; MELO, J.; BRITO JÚNIOR, M. Perfil dos egressos do curso de odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes - Brasil. Arquivos em Odontologia, 2007; v. 43, n. 4, p. 131-6.

20. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE-CES 3, de 19/02/2002. Disponível em: URL: http://www.mec.gov.br/cne/

Publicado

2020-05-27

Cómo citar

QUADROS TONELLI, S. .; NEVES FONSECA, C.; DE FREITAS OLIVEIRA, W. .; DOS ANJOS BRAGA PIRES, C. P. .; RODRIGUES DE OLIVEIRA, R. F. Resgate histórico da disciplina Estágio em Saúde da Família do curso de Odontologia - Unimontes: um pioneirismo na formação do cirurgião-dentista. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 16–28, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2650. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a