(Des) conhecimento do Projeto Pedagógico de Curso de Graduação em Medicina entre Estudantes

Autores/as

DOI:

10.46551/ruc.v22n2a13

Palabras clave:

Medicina, Estrutura curricular, Aprendizagem baseada em problemas

Resumen

Os projetos de caráter pedagógico de cursos de medicina são baseados em competências e habilidades descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi analisar o (des) conhecimento sobre o Projeto Pedagógico de Curso entre estudantes de medicina. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal analítico conduzido com acadêmicos matriculados em um curso de medicina do norte do estado de Minas Gerais. Participaram 281 estudantes. No estudo, foi analisado o conhecimento dos estudantes acerca do Projeto Pedagógico do Curso. Resultados: De acordo com os resultados, observou-se o desconhecimento sobre o Projeto Pedagógico, inclusive entre aqueles do último ano. Conclusão: Os achados apontaram para a necessidade de elaborar e operacionalizar o Projeto Pedagógico de forma colaborativa e participativa por todos os sujeitos, pela práxis dialógica entre o saber e o fazer.  Ressalta-se a necessidade de novos estudos que possam apresentar o impacto dessas práticas sobre a qualidade do ensino da medicina.

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Biografía del autor/a

Márcia Mendes Menezes , Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre. Professora da Universidade Estadual de Montes Claros

Mariza Dias Xavier , Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Estudante de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros.

Simone de Melo Costa, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora. Professora da Universidade Estadual de Montes Claros.

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Publicado

2020-12-31

Cómo citar

MENEZES , M. M.; XAVIER , M. D.; DIAS, O. V.; COSTA, S. de M. (Des) conhecimento do Projeto Pedagógico de Curso de Graduação em Medicina entre Estudantes. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 1–8, 2020. DOI: 10.46551/ruc.v22n2a13. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/3516. Acesso em: 22 dic. 2024.

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