(Des) conhecimento do Projeto Pedagógico de Curso de Graduação em Medicina entre Estudantes
DOI:
10.46551/ruc.v22n2a13Palabras clave:
Medicina, Estrutura curricular, Aprendizagem baseada em problemasResumen
Os projetos de caráter pedagógico de cursos de medicina são baseados em competências e habilidades descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi analisar o (des) conhecimento sobre o Projeto Pedagógico de Curso entre estudantes de medicina. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal analítico conduzido com acadêmicos matriculados em um curso de medicina do norte do estado de Minas Gerais. Participaram 281 estudantes. No estudo, foi analisado o conhecimento dos estudantes acerca do Projeto Pedagógico do Curso. Resultados: De acordo com os resultados, observou-se o desconhecimento sobre o Projeto Pedagógico, inclusive entre aqueles do último ano. Conclusão: Os achados apontaram para a necessidade de elaborar e operacionalizar o Projeto Pedagógico de forma colaborativa e participativa por todos os sujeitos, pela práxis dialógica entre o saber e o fazer. Ressalta-se a necessidade de novos estudos que possam apresentar o impacto dessas práticas sobre a qualidade do ensino da medicina.
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