Comportamento sedentário antes e durante a pandemia da COVID-19 entre professores da educação básica
Sedentary behavior before and during the COVID-19 pandemic among teachers of basic education
DOI:
10.46551/ruc.v25n1a4Palabras clave:
Professores, Tempo de tela, Inquérito epidemiológico, Pandemia, COVID19.Resumen
Objetivo: verificar o comportamento sedentário antes e durante a pandemia da COVID-19 entre professores da educação básica do estado de Minas Gerais. Método: Inquérito epidemiológico do tipo websurveys, realizado com professores da educação básica do estado de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu de agosto a setembro de 2020 via formulário digital, contemplando características sociodemográficas, econômicas e o comportamento sedentário dos professores, avaliado pelo tempo gasto diante do computador/tablet e televisão por dia. Na análise de dados, foram estimadas as prevalências, médias, intervalo de confiança e realizado Teste T. Resultados: Participaram do estudo 15.641 professores. Entre eles, 81,9% eram mulheres, 36,7% com faixa etária de 40 a 49 anos e 59,5% com renda familiar de três a cinco salários mínimos. O tempo médio da utilização de computador/tablet foi de quase oito horas por dia durante a pandemia, representando um aumento significativo em relação ao tempo de uso antes da pandemia (p=0,000). Quanto ao tempo destinado a televisão, foi observado aumento significativo de aproximadamente uma hora a mais no tempo médio por dia comparando antes e durante a pandemia (p=0,000). Conclusão: Os resultados mostraram o aumento do comportamento sedentário dos professores da rede pública, evidenciado pelo maior tempo de tela.
Descargas
Citas
TREMBLAY, Mark et al. Sedentary behavior research network (SBRN)–terminology
consensus project process and outcome. International journal of behavioral nutrition and
physical activity, v. 14, n. 1, p. 1-17, 2017. https://doi.org/10.1186/s12966-017-0525-
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Guidelines on physical activity and
sedentary behaviour. Geneva: WHO; 2020.
ZHENG, Chen et al. COVID-19 pandemic brings a sedentary lifestyle in young adults:
a cross-sectional and longitudinal study. International journal of environmental research
and public health, v. 17, n. 17, p. 6035, 2020. https://doi.org/10.3390/ijerph17176035
MASCHA, Edward et al. Staffing with disease-based epidemiologic indices may reduce
shortage of intensive care unit staff during the COVID-19 pandemic. Anesthesia and
analgesia, v. 131, n. 1, p. 24, 2020.
PEÇANHA, Tiago et al. Social isolation during the COVID-19 pandemic can increase
physical inactivity and the global burden of cardiovascular disease. American Journal
of Physiology-Heart and Circulatory Physiology, 2020. https://doi.org/10.1152/
ajpheart.00268.2020
BHUTANI, Surabhi; COOPER, Jamie. COVID-19–related home confinement in
adults: Weight gain risks and opportunities. Obesity, v. 28, n. 9, p. 1576-1577, 2020.
https://doi.org/10.1002/oby.22904
AQUINO, Estela et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de
COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25,
n. 1, p. 2423-2446, 2020. https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10502020
SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice Salete; LOCKMANN, Kamila. A educação
em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis educativa. v. 15,
p. 1-24, 2020. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS (SEE-MG).
Relação de estabelecimentos de ensino ativos em Minas Gerais. 2020. Disponível em:
https://www2.educacao.mg.gov.br/mapa-do-site/parceiro/lista-de-escolas.
Unimontes Científica, Montes Claros (MG), Brasil, v. 25, n. 1, p. 1-15, jan/jun. 2023 15
EYSENBACH, Gunther et al. Improving the quality of Web surveys: the Checklist for
Reporting Results of Internet E-Surveys (CHERRIES). Journal of medical Internet
research, v. 6, n. 3, p. e132, 2004.
SZWARCWALD, Celia Landmann et al. ConVid-Behavior Survey by the Internet
during the COVID-19 pandemic in Brazil: conception and application methodology.
Cadernos de Saúde Pública, v. 37, 2021.
TOSCANO, José Jean de Oliveira et al. Prevalência de dor em servidores públicos:
associação com comportamento sedentário e atividade física de lazer. Revista Dor, v.
, p. 106-110, 2016. https://doi.org/10.5935/1806-0013.20160025
SCHMIDT, Jelson Budal; LOPES, Francielle Maes; PEREIRA, Sabrina Luana.
Impacto da pandemia no trabalho docente no ensino superior. Monumenta-Revista de
Estudos Interdisciplinares, v. 1, n. 2, p. 191-213, 2020.
DELFINO, Leandro Dragueta et al. Association of sedentary behaviour patterns with
dietary and lifestyle habits among public school teachers: a cross-sectional study. BMJ
open, v. 10, n. 1, p. e034322, 2020. http://dx.doi.org/10.1136/bmjopen-2019-034322
TRINDADE, Lucas Akio Iza; SARTI, Flavia Mori. Trends in sociodemographic and
lifestyle factors associated with sedentary behavior among Brazilian adults. Revista
Brasileira de Epidemiologia, v. 24, 2021.
https://doi.org/10.1016/j.gaceta.2011.07.027
XIANG, Mi; ZHANG, Zhiruo; KUWAHARA, Keisuke. Impact of COVID-19
pandemic on children and adolescents' lifestyle behavior larger than expected. Progress
in cardiovascular diseases, v. 63, n. 4, p. 531, 2020.
https://doi.org/10.1016/j.pcad.2020.04.013
MARTINS, Jéssica dos Santos; TORRES, Michele Gonçalves Romcy; OLIVEIRA,
Rayane Alves de. Comportamento sedentário associado ao tempo de tela em
acadêmicos de Educação Física. Ciência em Movimento, v. 19, n. 38, p. 27-37.
https://doi.org/10.15602/1983-9480/cm.v19n38p27-37
MALTA, Deborah Carvalho et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo
de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiologia e Serviços
de Saúde, v. 29, 2020. https://doi.org/10.1590/S1679-49742020000400026