o ALFABETIZACIÓN EN SALUD BUCAL EN ADOLESCENTES ESCOLARES DE 12 Y 15 AÑOS
Oral health literacy among school adolescents
DOI:
10.46551/ruc.v26n1a1Palabras clave:
literatura saludable, adolescente, salud bucal, salud escolarResumen
Objetivo: Evaluar la alfabetización en salud bucal de adolescentes escolares de 12 y 15 años de una ciudad del norte de Minas Gerais, Brasil, de 2019 a 2020. Métodos: Se trata de un estudio epidemiológico, cuantitativo, transversal, descriptivo. estudio con aplicación de un cuestionario preestructurado para adolescentes. nivel de confianza del 95% (Z=1,96); error de muestreo del 5%; Tasa de no respuesta del 10%. Por sorteo simple al azar se incluyeron las escuelas públicas que tenían adolescentes con las edades índice recomendadas. Los datos fueron recolectados por académicos capacitados, quienes utilizaron software desarrollado para este propósito. Extracto del proyecto “Encuesta epidemiológica sobre condiciones de salud bucal en escolares de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil”, realizado en 2019/2020. Resultados: La mayoría de los adolescentes tienen a sus padres (74,4% de 12 años y 77,5% de 15 años) y dentistas (63 y 70%) como fuentes de información sobre salud bucal, a través de la radio (91%), revistas (80,1 y 80,6%) e internet (61,9 y 71,6%), sobre cepillado (86,1 y 96,2%) y uso de hilo dental (83,2%) y 88,7%). Conclusión: Los adolescentes estudiantes entrevistados relataron un gran acceso a la información sobre salud bucal, pero necesitan mejorar la comprensión, evaluación y práctica de esta información.
Descargas
Citas
PINHEIRO, Paulo. Conceptualizations of Health Literacy: Past Developments,Current
Trends, and Possible Ways Forward Toward Social Practice. HLRP: Health Literacy
Research and Practice. ; v.5, n.2, 2021. http://doi:10.3928/24748307-20210316-01
MARTINS, Andréa M.E.B.L. et al. História do letramento em saúde: uma revisão
narrativa. Unimontes Científica, Montes Claros (MG), Brasil, v. 24, n. 2, p. 1-23,
jul/dez. 2022. https://doi.org/10.46551/ruc.v24n2a1
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). World Health Organization (WHO).
Closing the gap in a generation. Commission on Social Determinants of Health Final
Report, 2008.
https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/43943/9789241563703_eng.pdf
SØRENSEN, Ketrine. et al. Health literacy and public health: a systematic review and
integration of definitions and models. BMC Public Health. v.12, n.80, 2012.
http://www.biomedcentral.com/1471-2458/12/80
MARTINS, Andréa M.E.B.L. et al. Alfabetização em saúde bucal: uma revisão da
literatura. REV ASSOC PAUL CIR DENT ; v.69, n.4, p.328-34. 2015. MARTINS et al
KWAN, Brenda et al. The development and validation of measures of “health literacy”
in different populations. UBC Institute of Health Promotion Research and University of
Victoria Community Health Promotion Research, 2006.
%9Chealth+literacy%E2%80%9D+in+different+populations&btnG=
HOROWITZ, Alice M.; KLEINMAN, Dushanka V. Oral health literacy: a pathway to
reducing oral health disparities in Maryland. Journal of public health dentistry, v. 72, p.
S26-S30, 2012.
8 KAY, EJ; LOCKER, D. A educação em saúde bucal é eficaz? Uma revisão sistemática
das evidências atuais. Odontologia comunitária e epidemiologia bucal, v. 24, n. 4, pág.
-235, 1996.
OLIVEIRA, Rodrigo C.N. et al. Acesso a orientações de higiene bucal entre escolares
da rede pública de ensino. Rev Odontol UNESP. v.43, n.6, p. 414-420, nov/dec 2014.
Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.1042
BADO, Fernanda M.R., MIALHE, Fábio L. Letramento em saúde bucal: um campo
emergente para a promoção da saúde bucal. FOL Faculdade de Odontologia de
Lins/Unimep v.29, n.2, p.45-52, jul./dez. 2019. https://doi.org/10.15600/2238-
/fol.v29n2p45-52
SILVA, João Victor V.; MACHADO, Fabrício C. Saúde bucal na adolescência:
importância e fatores modificadores – uma revisão narrativa da literatura. Research,
Society and Development, v. 11, n. 13, p.1-8, 2022. DOI:
http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35688
HEDMAN, Eva et al. Adolescents’ experiences of a two-year oral health intervention
programme in two Swedish secondary schools. Int J Dent Hyg, Oxford, v. 11, n. 4, p.
-252, nov. 2013. http://DOI:10.1111/idh.12035
SANTOS, Jéssica CB dos et al. O impacto positivo na promoção de saúde bucal em
jovens adolescentes. SALUSVITA, Bauru, v. 38, n. 4, p. 1001-1017, 2019. SANTOS et
al 2019.pdf
NEVES, Érick Tássio Barbosa et al. Determinantes individuais e do contexto escolar
associados à cárie dentária e ao alfabetismo funcional em saúde bucal em adolescentes
de 12 anos. 2020. https://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/4038/2/PDF%20-
%20%C3%89rick%20T%C3%A1ssio%20Barbosa%20Neves.pdf
DALAZEN, Daiane et al. A contribuição da alfabetização em saúde bucal associada à
qualidade de vida das crianças nas famílias. ANAIS de Odontologia ISSN – 2526-9437;
v.4, n.1, 2021/2. https://uceff.edu.br/anais/index.php/odonto/article/view/359
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Densidade
demográfica de Montes Claros em 2022. Disponível em:
https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/mg/montes-claros.html Acesso
realizado em 2023.
MARTINS, Andréa M.E.B.L et al. Aspectos metodológicos do levantamento
epidemiológico das condições de saúde bucal e qualidade da assistência odontológica
entre escolares. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 2, p. e6023-e6023, 2021.
file:///D:/user/Downloads/6023-Artigo-62566-3-10-20210208%20(8).pdf
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Inquéritos de saúde oral: métodos
básicos. Organização Mundial da Saúde, 2013.
ADIL, Abdul H. et al. Assessment of Parents’ Oral Health Literacy and Its Association
with Caries Experience of Their Preschool Children. Children, v.7, n.101; 2020.
doi:10.3390/children7080101 www.mdpi.com/journal/children
MARÍN, Constanza et al. Percepção e informação sobre saúde bucal: Estudo com
adolescentes de uma escola pública. Revista Saúde e Pesquisa, v. 9, n. 3, p. 499-506,
set./dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.177651/1983-1870.2016v9n3p499-506
MAESTRI, Bárbara H; MARÍN, Constanza; BOLTTAN, Elisabeth R. Estudo com
adolescentes sobre percepção e conhecimento em saúde bucal. International Journal of
Science Dentistry. 1. 10.22409/ijosd.v1i47.352. 2017. MAESTRI, MARÍN e BOLTTAN
FARIA, Lilian C.; SILVEIRA, Víctor l. Letramento funcional em saúde: análise de
material educativo em saúde bucal. e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU
Nilópolis, v.6, n.1, jan./abr., 2015. https://core.ac.uk/reader/268395130
PATTON, George C. et al. Our Future: A Lancet Commission on Adolescent Health
and Wellbeing. The Lancet, 387, 2423-2478. 2016. https://doi.org/10.1016/S0140-
(16)00579-1
ROCHA, Poliana C.; ROCHA, Dálian C.; LEMOS, Stela M.A. Letramento funcional
em saúde na adolescência: associação com determinantes sociais e percepção de
contextos de violência CoDAS; v.29, n.4. 2017. http://DOI:10.1590/2317-
/20172016208
PEREIRA, P.L.; MENDES, Karine L.C.; MIALHE, FÁBIO L. Avaliação do nível de
Letramento em Saúde Bucal dos usúarios das clínicas da Faculdade de Odontologia de
Piracicaba. Rev trab. Iniciaç. Cient. UNICAMP, Campinas, SP, n.26, out. 2018.
http://doi:10.20396/revpibic2620181107
PEREIRA, Carolina S.; MACHADO, Fabrício C.; CARVALHO, Thiago A. Uso das
mídias sociais para a educação em saúde bucal de pacientes atendidos em uma clínica
escola: estudo transversal. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar, v.3, n.3,
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1244
MENEGAZ, Aryane M., SILVA, Alexandre E. R., CASCAES, Andreia
M.,Intervenções educativas em serviços de saúde e saúde bucal: revisão sistemática.
Revista de Saúde Pública, p.52:52. 2018. https://doi.org/10.11606/S1518-
2018052000109
GOMES, Suely C.N.; CARVAHO, Fernando L.Q. A importância de ações educativas
e do uso das tecnologias na sala de espera para a promoção da saúde bucal de adultos.
Seminário de tecnologias aplicadas em educação e saúde. STAES 2019.
https://www.revistas.uneb.br/index.php/staes/article/view/8206
COLARES, Karla T.P.; OLIVEIRA, Welington. Metodologias Ativas na formação
profissional em saúde: uma revisão. Revista SUSTINERE, Rio de Janeiro, v.6, n.2,
p.300-320, jul./dez., 2018. https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.36910
ROCHA, Vilma I.P.; SILVA, Antônio M.T.C. ALMEIDA, Rogério J. Avaliação dos
níveis de letramento em saúde bucal de uma equipe multiprofissional hospitalar.
Research, Society and Development, v. 11, n. 8, e0611830485, 2022.
http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30485
FLORES, Eliane M.T.L.; DREHMER, Tania M. Conhecimentos, percepções,
comportamentos e representações de saúde e doença bucal dos adolescentes de escolas
públicas de dois bairros de Porto Alegre. Ciência & Saúde Coletiva, v.8, n.3, p.743-752,
https://doi.org/10.1590/S1413-81232003000300008
MARÍN, Constanza et al. Percepção e informação sobre saúde bucal: Estudo com
adolescentes de uma escola pública. Revista Saúde e Pesquisa, v. 9, n. 3, p. 499-506,
set./dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.177651/1983-1870.2016v9n3p499-506
MAESTRI, Bárbara H; MARÍN, Constanza; BOLTTAN, Elisabeth R. Estudo com
adolescentes sobre percepção e conhecimento em saúde bucal. International Journal of
Science Dentistry. 1. 10.22409/ijosd.v1i47.352. 2017. MAESTRI, MARÍN e BOLTTAN
FARIA, Lilian C.; SILVEIRA, Víctor l. Letramento funcional em saúde: análise de
material educativo em saúde bucal. e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU
Nilópolis, v.6, n.1, jan./abr., 2015. https://core.ac.uk/reader/268395130
PATTON, George C. et al. Our Future: A Lancet Commission on Adolescent Health
and Wellbeing. The Lancet, 387, 2423-2478. 2016. https://doi.org/10.1016/S0140-
(16)00579-1
ROCHA, Poliana C.; ROCHA, Dálian C.; LEMOS, Stela M.A. Letramento funcional
em saúde na adolescência: associação com determinantes sociais e percepção de
contextos de violência CoDAS; v.29, n.4. 2017. http://DOI:10.1590/2317-
/20172016208
PEREIRA, P.L.; MENDES, Karine L.C.; MIALHE, FÁBIO L. Avaliação do nível de
Letramento em Saúde Bucal dos usúarios das clínicas da Faculdade de Odontologia de
Piracicaba. Rev trab. Iniciaç. Cient. UNICAMP, Campinas, SP, n.26, out. 2018.
http://doi:10.20396/revpibic2620181107
PEREIRA, Carolina S.; MACHADO, Fabrício C.; CARVALHO, Thiago A. Uso das
mídias sociais para a educação em saúde bucal de pacientes atendidos em uma clínica
escola: estudo transversal. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar, v.3, n.3,
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1244
MENEGAZ, Aryane M., SILVA, Alexandre E. R., CASCAES, Andreia
M.,Intervenções educativas em serviços de saúde e saúde bucal: revisão sistemática.
Revista de Saúde Pública, p.52:52. 2018. https://doi.org/10.11606/S1518-
2018052000109
GOMES, Suely C.N.; CARVAHO, Fernando L.Q. A importância de ações educativas
e do uso das tecnologias na sala de espera para a promoção da saúde bucal de adultos.
Seminário de tecnologias aplicadas em educação e saúde. STAES 2019.
https://www.revistas.uneb.br/index.php/staes/article/view/8206
COLARES, Karla T.P.; OLIVEIRA, Welington. Metodologias Ativas na formação
profissional em saúde: uma revisão. Revista SUSTINERE, Rio de Janeiro, v.6, n.2,
p.300-320, jul./dez., 2018. https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.36910
ROCHA, Vilma I.P.; SILVA, Antônio M.T.C. ALMEIDA, Rogério J. Avaliação dos
níveis de letramento em saúde bucal de uma equipe multiprofissional hospitalar.
Research, Society and Development, v. 11, n. 8, e0611830485, 2022.
http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30485
FLORES, Eliane M.T.L.; DREHMER, Tania M. Conhecimentos, percepções,
comportamentos e representações de saúde e doença bucal dos adolescentes de escolas
públicas de dois bairros de Porto Alegre. Ciência & Saúde Coletiva, v.8, n.3, p.743-752,