A Fonoaudiologia no curso de Pedagogia: percepções dos estudantes

Autores

  • Mirna Rossi Barbosa Fonoaudióloga. Mestranda em Ciências da Saúde, Unimontes.
  • Luiza Augusta Rosa Rossi Barbosa Fonoaudióloga. Professora Mestre / Departamento de Odontologia, Unimontes. Doutoranda em Ciências da Saúde, Unimontes.
  • Cristina Sampaio Professora Mestre / Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva, Unimontes. Doutoranda em Ciências da Saúde, Unifesp, EPM.

Palavras-chave:

Pedagogia. Fonoaudiologia. Educação.

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar o conhecimento que os estudantes de Pedagogia da Unimontes possuem sobre a Fonoaudiologia e a relação com a sua futura profissão. A pesquisa foi realizada com
estudantes do 7º período, no primeiro semestre letivo de 2007. O instrumento para coleta dos dados foi uma
entrevista estruturada com seis questões abertas. Os resultados foram submetidos a uma análise dessas entrevistas. Os estudantes de Pedagogia veem o fonoaudiólogo como um profissional que tem muito a contribuir com a educação, mas ainda sem uma noção muito clara do que exatamente o fonoaudiólogo pode fazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003.
Estatuto do Idoso. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso
e dá outras providências.
BRASIL, C. C. P; CHIARI, B. M. Integrando fonoaudiologia e escola: uma proposta para prevenção
do distúrbio de leitura e escrita. Fono Atual. São
Paulo, v.36, n.9, p. 35-43, 2006.
CAPELLINI, S. A. Fonoaudiologia e leitura e escrita: uma atuação por ser redescoberta. Rev. CEFAC.
São Paulo, v.9, n.4 0-0, editorial II, out./dez., 2007.
CAVALHEIRO, M. T. P. Trajetória e possibilidades
de atuação do fonoaudiólogo na escola. In: LAGROTTA, M. G. M.; CÉSAR, C. P. H. A. R. A Fonoaudiologia nas instituições. São Paulo: Lovise,
p. 81-88, 1997.
COLLUCCI, C. Cresce a inclusão escolar de deficientes. (n.d.) Disponível em <http://www.pedagobrasil.com.br/educacaoespecial/cresceainclusao.
htm> Acesso em: 25 jul. 2006.
Conselho Federal de Fonoaudiologia. Áreas de
competência do fonoaudiólogo no Brasil. 2007,
março. 8º Colegiado. Gestão 2004/2007.
CONSELHO REGIONAL DE FONOAUDIOLOGIA - 2ª região S.P. História da fonoaudiologia.
Disponível em <http://www.fonosp.org.br/publicar/conteudo.php?id=126> Acesso em: 17 out.
2007.
KNOBEL, K. A. B. Fonoaudiologia. (n.d.) Disponível em <http://www.fonoesaude.org/fono.htm>
Acesso em: 24 out. 2007.
LIMISSURI, R. C. A. Fonoaudiologia e educação:
um diálogo que deve existir. Pedagogo Brasil. 2007.
Disponível em:
<http://www.pedagobrasil.com.br/fonoaudiologia/
fonoaudiologiaeeducacao.htm> Acesso em: 24 out.
2007.
MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 2006, 406p.
MINAYO, M. C. S.(org.); DESLANDES, S. F.; CRUZ
NETO, O.; GOMES, R. Pesquisa social, teoria, método e criatividade. 19. ed. Rio de Janeiro: Vozes,
2001, p.21-22.
MORAIS, K. W. Repensar sobre o papel do fonoaudiólogo no âmbito escolar. 2001. Disponível em:
<http://www.pedagobrasil.com.br/fonoaudiologia/
repensarsobreopapel.htm> Acesso em: 25 ago. 2006.
OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias,
dissertações e teses. São Paulo: Pioneira, 1998, 320p.
PACHECO, E. C. F. C., CARAÇA, E. B. Fonoaudiologia escolar. In: FERREIRA, L. P. et al. Temas de
fonoaudiologia. São Paulo: Loyola, 1993, p. 201-
209.
PAIXÃO, E. C. et al. Magistério, pedagogia e fonoaudiologia: uma integração premente. In: LAGROTTA, M. G. M.; CÉSAR, C. P.H.A.R. A fonoaudiologia nas instituições. São Paulo: Lovise,
1997, p 89-92.
RAMOS, A. S.; ALVES, L. M. A fonoaudiologia na
relação entre escolas regulares de ensino fundamental e escolas de educação especial no processo
de inclusão. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.14, n.2, p. 235-250, mai/ago 2008.
ROGERSON, J.; DODD, B. Is there an effect of dysphonic teachers’ voices on children’s processing of
spoken language? Journal of Voice, v. 19, n. 1, p.47-
60, 2005.
ROSSI-BARBOSA, L. A.R.; BARBOSA, M. R. Comparação dos sintomas vocais do professor de uma
escola municipal e uma escola estadual na cidade
de Montes Claros – MG. In: XIV CONGRESSO
BRASILEIRO DE FONOAUDIOLOGIA, 2006, Salvador. Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol. - Suplemento
especial. São Paulo, 2006.
ROY, N.; MERRILL, R. M.; THIBEAULT, S.; GRAY,
S. D.; SMITH, E. M. Voice disorders in teachers and
the general population: effects on work performance, attendance, and future career choices. J Speech
Lang Hear Res. v. 47, n. 3, p. 542-551, 2004.
RIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 2.
ed. São Paulo: Atlas, 1994, pp.128-129.
ZORZI, J. L. Possibilidades de trabalho do fonoaudiólogo no âmbito escolar-educacional. Jornal do
Conselho Federal de Fonoaudiologia. Brasília,
ano IV, n. 2, 14-17, julho, 1999.
________________. Aprendizagem e distúrbios
da linguagem escrita: questões clínicas e educacionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
________________. Linguagem escrita e Inclusão.
In: XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUDIOLOGIA, 2006, Salvador. Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol. - Suplemento especial. São Paulo, 2006,
p.85.

Publicado

2020-04-30

Como Citar

ROSSI BARBOSA, M. .; ROSA ROSSI BARBOSA, L. A. .; SAMPAIO, C. . A Fonoaudiologia no curso de Pedagogia: percepções dos estudantes. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 12, n. 1/2, p. 36–44, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2218. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)