Cotas na universidade pública – direito ou privilégio?
Palavras-chave:
reserva de vagas, ações afirmativas, preconceito racialResumo
A pesquisa discute concepções docentes acerca da reserva de vagas para afro-descendentes, no âmbito da
Unimontes. A discussão teve por interlocutores professores das Ciências Humanas que, por meio de questionários,
revelaram um mosaico de representações, divididas entre a oposição, aberta ou dissimulada, e a aquiescência; entre a
resistência à reserva de vagas e a defesa irrestrita do projeto. É possível afirmar que a resistência em relação às cotas está
articulada à crença de que o processo, em si, é promotor da discriminação racial. Contudo, há os que acreditam que as
cotas não provocam, apenas fazem vir à tona a discriminação que já existe na sociedade, sendo que a possível ocorrência de preconceitos e constrangimentos, no interior da universidade, não se apresenta como fenômeno produzido pela
reserva de vagas, mas está ligada às representações já constituídas pelos sujeitos em sua trajetória de vida.
Downloads
Referências
83-121.
CARVALHO, Jorge de Carvalho. Ações Afirmativas como
base para para uma aliança negro-branco-indígena contra
a discriminação étnica e racial no Brasil. In: GOMES,
Nilma Lino & MARTINS, Araci Alves. (org.). Afirmando
direitos. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
GOMES, Nilma Lino. Apresentação I. In: GOMES, Nilma
Lino & MARTINS, Araci Alves. (orgs.). Afirmando
direitos. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 9-15.
HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações
culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, Brasília:
representação da UNESCO no Brasil, 2003.
MUNANGA, Kabengale. Políticas de Ação Afirmativa
em benefício da população negra no Brasil – um ponto
de vista em defesa das cotas. In: GOMES, Nilma Lino
& MARTINS, Araci Alves. (org.). Afirmando direitos.
Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 47-59.
SANTOS, Renato Emersos dos Apresentação II. In:.
GOMES, Nilma Lino & MARTINS, Araci Alves. (org.).
Afirmando direitos. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
p.17-31.
SIMON, Roger I. A pedagogia como tecnologia
cultural. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas
na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais.
Petrópolis: Vozes, 2003. p.61-84.