A Satisfação do Usuário de Serviços Públicos após a Estratégia de Empresariamento de seus Agentes: o caso da EMATER-MG, em Montes Claros
Palavras-chave:
Satisfação do cliente; empresariamento de órgãos públicosResumo
Este artigo relata o grau de satisfação de pequenos produtores rurais assistidos pela
EMATER-MG após o seu Plano de Desenvolvimento Empresarial, estratégia adotada por esta
empresa pública com vistas a superar a crise orçamentária governamental que ameaçava a
continuidade de sua existência. Após este novo modelo de gestão, produtores e trabalhadores rurais
de baixa renda, antes assistidos com exclusividade, passaram a dividir a atenção, o tempo e os
recursos da EMATER-MG com outro público de maior potencial remunerador, como médios e
grandes empresários rurais e cooperativas de médio e grande portes. Os resultados alcançados
demonstraram que o Plano de Desenvolvimento Empresarial da EMATER-MG, por exigir maior
profissionalismo de seus agentes, trouxe melhorias no trabalho de Assistência Técnica e Extensão
Rural desenvolvido pela empresa, o que fez elevar o nível de satisfação dos pequenos produtores
rurais por ela assistidos gratuitamente.
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