Estresse, Ansiedade E Depressão Em Acadêmicos De Odontologia De Uma Instituição De Montes Claros

Stress, Anxiety And Depression In Dental Students Of An Institution In Montes Claros

Autores

  • Maria Fernanda Pimenta Gonçalves Faculdade de Ciências Odontológicas
  • Pâmela Machado Rebelo Faculdade de Ciências Odontológicas
  • Marcos Vinícius Macedo de Oliveira Unimontes

DOI:

10.46551/ruc.v25n2a4

Palavras-chave:

Saúde, Transtornos emocionais, Universitários, Futuro profissional

Resumo

Objetivo: avaliar a ocorrência de estresse, ansiedade e depressão e fatores associados
em acadêmicos de odontologia de uma faculdade privada do norte de Minas Gerais. Método:
Foi avaliada a associação entre ocorrência de quadros de ansiedade, estresse e depressão e
variáveis sociodemográficas e clínicas de 266 acadêmicos. Resultados: Ocorreu a presença de
grau moderado a muito severo de estresse em 37,2%, ansiedade em 47,4%, e depressão em
32,7% dos estudantes. A chance de quadros moderados a muito severos de estresse foram
significativamente maiores no sexo feminino, até o 2º ano, que relataram taquicardia ao pensar
no futuro profissional, surgimento ou intensificação dos sintomas após ingressar na faculdade.
Na ansiedade, as maiores chances dos quadros moderados a muito severos se associaram com as mulheres, até o 4º ano, sensação de insônia e taquicardia ao pensar no futuro profissional e uso frequente de ansiolíticos. Os quadros moderados a muito severos de depressão apresentaram maior chance de ocorrência entre estudantes até o 2º ano, com dificuldades para lidar com mudanças e incertezas, relataram insônia e taquicardia frequentemente ao pensar no futuro profissional. Conclusão: Elevados níveis de estresse, ansiedade e depressão nos acadêmicos apresentam aspectos multifatoriais relacionados a fatores internos e externos à universidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SILVA, Adriano Gonçalves; CERQUEIRA, Ana Teresa de Abreu Ramos; PEREIRA, Maria Cristina. Social support and common mental disorder among medical students. Rev Bras Epidemi., v.17, n.1, p.229-242, 2014.

RODOVIDA, Tânia Adas et al. Estresse e o estilo de vida dos acadêmicos ingressantes em um curso de graduação em Odontologia. Rev ABENO. V.15, n.3, p.26-34, 2015.

COSTA, Vanessa Alexandra Ramos. Impacto do biofeedback nos níveis de stress, ansiedade e autorregulação emocional em estudantes universitários. Dissertação de Mestrado. Universidade de Aveiro; 2016.

RODRIGUES, Avelino. Stress, trabalho e doenças de adaptação. In: Franco ACL. Stress e trabalho: guia prático com abordagem psicossomática. São Paulo: Atlas; 1997.

SILVA, Maria Bernadete. As contribuições da Psicanálise na Neurometria Funcional no controle da ansiedade. Rev Cient Neuro, v.4, n.6, 2020.

WHO (WORLD HEALTH ORGANIZATION). Depressive disorder (depression). 2023. Disponível who.int/news-room/fact-sheets/detail/depression. Acesso em: 01 mai.2023.

SILVA, Alessandra Turini; GUERRA, Bárbara Trevizan. O impacto da depressão para as interações sociais de universitários. Est Pesq Psi Rev., v.14, n.2, p.429- 452, 2014.

PIERPAOLO, Limone; ANTONIA, Toto Giusi. Factors That Predispose Undergraduates to Mental Issues: A Cumulative Literature Review for Future Research Perspectives. Frontiers in Public Health, v.10, p. 2296-2565, 2022.

GOMES, Carlos Fabiano Munir et al . Transtornos mentais comuns em estudantes universitários: abordagem epidemiológica sobre vulnerabilidades. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.), v.16, n. 1, p. 1-8, 2020.

ARIÑO, Daniela Ornelas; BARDAGI, Marúcia Pata. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Rev Psi Pesq, v.12, n.3, 2018.

SILVA, Aizla Carolainy Emily Santos et al. Ansiedade e depressão em estudantes de nível superior de um centro universitário do nordeste brasileiro. Research, Society and Development,. v.11, n.4, 2022.

FREITAS, Ronilson Ferreira Eiad et al. Prevalência da Depressão nos Acadêmicos da Área de Saúde. Research, Society and Development, v.11, n.6, p.1-13, 2022.

LIMA, Sonia Oliveira et al. Sintomatologia depressiva e percepção do rendimento académico no estudante do ensino superior. Psicologia: Ciência e Profissão, v.39, n. e187530, p.1-14; 2019.

VIGNOLA, Rose Claudia; TUCCI, Adriana Marcassa. Adaptation and validation of the Depression, Anxiety and Stress Scale (DAS) to Brazilian portuguese. J Affect Disord., n.155, p.104-9, 2014.

LIMA, Caroline de Souza. Saúde mental e uso de álcool em estudantes universitários. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.

FRAGELLI, Thaís Branquinho Oliveira; FRAGELLI, Ricardo Ramos.Por que estudantes universitários apresentam estresse, ansiedade e depressão? Uma rapid review de estudos longitudinais. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, e029593, p. 1-21,2021.

FERREIRA, Bruno Weber. Identidade ideológica dos estudantes universitários. Educação EdiPUCRS, v.14, n.30, p.99-105, 1996.

SANTOS, Karina de Fátima et al. Aplicabilidade do Inventário de Beck nos acadêmicos de enfermagem de uma instituição de ensino de Minas Gerais. Enferm Foco, v.9, n.3, p.81-8, 2018.

IBRAHIM, Ahmed et al. A systematic review of studies of depression prevalence in university students. Journal of Psychiatric Research, v.47, n.3, p.391-400, 2013.

TABALIPA, Fábio Oliveira et al. Prevalence of anxiety and depression among medical students. Rev Bras Ed Médica, v.39, n.3, p.388-394, 2015.

NOGUEIRA-MARTINS, L. A.; NOGUEIRA- MARTINS, M. C. F. Saúde mental e qualidade de vida de estudantes universitários. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 334–337, 2018.

BASUDAN, Sumaya; BINANZAN, Najla; ALHASSAN, Aseel. Depression, anxiety and stress in dental students. Int J Med Educ., n.8, p.197-186, 2018.

MADHAN, Balasubramanian et al. Sense of humor and its association with psychological disturbances among dental students in India. J Dent Educ., v.77, n.10, p.1338-44, 2013.

VICTORIA, Mara Sizino et al. Níveis de ansiedade e depressão em graduandos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Encontro Rev Psicol., v.16, n.25, p.163-75, 2013.

CARDOSO, Hugo Ferrari. Indicadores de saúde mental em jovens: fatores de risco e de proteção. Est. Inter. Psicol., v.9, n.3, p.3-25, 2018.

LAMEU, Joelma do Nascimento; SALAZAR, Thiene Lívio; SOUZA, Wanderson Fernandes. Prevalência de sintomas de stress entre graduandos de uma universidade pública. Psicol.educ., v.42, p.13-22, 2016.

FARO, André. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia, n.37, p.e200074, 2020.

BECKER, Ana Silva. O impacto na saúde mental de estudantes universitários submetidos ao ensino digital remote o isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática. Revista da AMRIGS, n.65, p.184, 2021.

COELHO, Ana Paula Santos. Saúde Mental e qualidade do sono entre estudantes universitários em tempos de pandemia da COVID-19: experiência de um programa de assistência estudantil. Research, Society and Development, v.9, n.9, p.e943998074, 2020.

MALLOY-DINIZ, Leandro Fernandes et al. Saúde mental na pandemia de COVID-19: considerações práticas multidisciplinares sobre cognição,emoção e comportamento. Debates em psiquiatria, n.10, p.46-68, 2020.

SILVA, Thauany Vasconcelos et al. Quality of life, anxiety and depression in Dentistry students in the COVID-19 pandemic and related. Research, Society and Development, v.10, n.8, p.e34710817481, 2021.

SAMPAIO, Ivina Maria. Ansiedade dos estudantes de graduação em odontologia durante o atendimento clínico. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza; 2020.

CAMPOS, Françoise Magalhães et al.. Estresse ocupacional e saúde mental no trabalho em saúde: desigualdades de gênero e raça. Cadernos Saúde Coletiva, v. 28, n. 4, p. 579–589, 2020.

LOIOLA, Elissandra Ferreira et al. Transtornos mentais evidentes no sexo feminino. Revista Cienfica da FMC. v. 15, n 3, 2020.

RIECHER-RÖSSLER, Anita. Vulnerability and Protective Factors for Mental Health: A Rereading in Gender Perspective. In: TARRICONE, I., RIECHER-RÖSSLER, Anita (org.). Health and Gender. Springer, Cham. 2019.

KAM, Suzana Xui Liu et al. Estresse em Estudantes ao longo da Graduação Médica. – Universidade de Mogi das Cruzes, 2019.

GOMES, Adelmo Serra; SILVA, Geovanna Vicente, ARAZANTE, Rafaela Rocha. A evolução do estresse e a fase de quase-exaustão como fator desencadeador da depressão. Revista Dissertar, v.30, n.1, p.131-52, 2018.

SILVA, Rodrigo Marques et al. Health alterations in nursing students after a year from admission to the undergraduate course. Rev Esc Enferm USP, n.53, p.e03450, 2019.

MOUTINHO, Ivana Lúcia Damásio. et al. Depression, stress and anxiety in medical students: A cross- sectional comparison between students from different semesters. Rev Ass Méd Bras, v.63, n.1, p.21-8, 2017.

PAIXÃO, Julya Thereza et al. Prevalência de sintomas ansiosos e depressivos em universitários da área da saúde. Enferm Foco, v.12, n.4, p.780-6, 2021.

CARVALHO, Eliane Alicrim et al. Índice de ansiedade em universitários ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior. Ciência, Cuidado E Saúde, v.14, n.3, p.1290-1298, 2015.

GARBIN, Cléa Adas Saliba et al. Fatores associados ao desenvolvimento de ansiedade e depressão em estudantes de Odontologia. Revista Da ABENO, v.21, n.1, p.1086, 2021.

NOGUEIRA-MARTINS, Maria Ceriza Fantini. Humanização das relações assistenciais: a formação do profissional de saúde. 2nd ed. Casa do Psicólogo. São Paulo; 2002.

PEREIRA, Mara Dantas det al. Association of anxiety and use of anxiolytics among health-related college students. In SciELO Preprints, 2022.

CONNOR, Kathryn.; DAVIDSON, Jonathan. Generalized anxiety disorder neurobiological and pharmacotherapeutic perspectives. Biol Psychiatry, n.44, p.1286-94, 1998.

GHROUZ, Amer K. et al. Physical activity and sleep quality in relation to mental health among college students. Sleep Breath. v.23, n.2, 2019.

SEOW, Lee Seng Esmond et al. Independent and combined associations of sleep duration and sleep quality with common physical and mental disorders: Results from a multi-ethnic population-based study. PLoS ONE. v.15, n.7: e0235816, p.1-17, 2020.

ALMONDES, Katie Moraes; ARAUJO, John Fontenele. Padrão do ciclo sono-vigília Sua relacão ansiedade com em estudantes a universitários. Estudos de Psicologia, v.8, n.1, p.37-43, 2003.

VARGAS, Ivan; PERLIS, Michael L. Insomnia and depression: clinical associations and possible mechanistic links. Current Opinion in Psychology, v.34, p. 95–99, 2020.

STEIGER, Axel. Sleep and the hypothalamo-pituitary-adrenocortical system. Sleep Med Rev., n.6, p.125-38, 2002.

LEÃO, Andrea Mendes. Prevalência e fatores associados à depressão e ansiedade entre estudantes universitários da área da saúde. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza; 2018.

SILVA, Julia Fernandes da Costa. Estresse ocupacional e suas principais causas e consequências. Especialização (Gestão Empresarial) - Universidade Cândido Mendes. Rio de Janeiro; 2010.

SOUSA, Romes Bittencourt Nogueira et al.. Ansiedade, depressão e análise não linear da variabilidade da frequência cardíaca em ingressantes no ensino superior. Psicologia E Saúde Em Debate, v.6, n.2, p.213–234, 2020.

CARNEY, Robert et al. Major depression, heart rate and plasma norepinephrine in patients with coronary heart disease. Biol Psychiatry, n.45, p.458 463, 1999.

PICHON, Aurélien; NUISSIER, Frédéric; CHAPELOT, Didier. Heart rate variability and depressed mood in physical education students: a longitudinal study. Auton Neurosci., v.156, n.1-2, p.117-23, 2010.

ARAÚJO, Beatriz; ALMEIDA, Leandro; PAÚL, Maria Constança. Transição e adaptação académica dos estudantes à escola de enfermagem. Revista Portuguesa de Psicossomática, n.5, p.1, 2003.

CHICKERING Arthur; REISSER, Linda. Education and Identity. 2nd edition. San Francisco: Jossey-Bass Publishers; 1993.

BARROSO, Sabrina Martins; OLIVEIRA, Nadyara Regina; ANDRADE, Valéria Sousa. Solidão e Depressão: Relações com Características Pessoais e Hábitos de Vida em Universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa, n.35, p.e35427, 2019.

ABREU, Nestor; OLIVEIRA, Irismar Reis. Tratamento Psicoterápico da Depressão. In: LACERDA, Acioly Luiz Tavares de., et al. Depressão: do neurônio ao funcionamento social. Porto Alegre: Artmed; 2009.

ERINALDO, Francisco Leite Pereira et al. Estresse, depressão e a relação com o “coping” em acadêmicos de medicina. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n.55, p.e4077, 2020.

LIMA, Victor Vitorino. et al. Repercussão do ambiente universitários em fatores comportamentais, bioquímicos e psicológico no Campus Araguaia. Corixo-Revista de Extensão Universitária, n.7, 2019.

ARIÑO, Daniela Ornellas; BARDAGI, Marúcia Patta. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Revista Psicologia em Pesquisa, v.12, n.3, 2018.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: D5M-5. 5 ed. Porto Alegre; Artmed, 2019.

Downloads

Publicado

2023-07-10

Como Citar

GONÇALVES, M. F. P.; REBELO, P. M.; MACEDO DE OLIVEIRA, M. V. Estresse, Ansiedade E Depressão Em Acadêmicos De Odontologia De Uma Instituição De Montes Claros: Stress, Anxiety And Depression In Dental Students Of An Institution In Montes Claros. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 1–24, 2023. DOI: 10.46551/ruc.v25n2a4. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/5811. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)