APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A INTELIGÊNCIA ESPACIAL: UMA POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO NA CARTOGRAFIA ESCOLAR

Autores

DOI:

10.46551/rvg267523952020290104

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Inteligências Múltiplas, Cartografia Escolar

Resumo

O presente trabalho constitui-se de uma revisão bibliográfica da correlação entre a teoria das múltiplas inteligências, elaborada por Howard Gardner, e a teoria da aprendizagem significativa, proposta por David Ausubel, em uma atuação conjunta entre elas no ensino da cartografia escolar. Partindo da compreensão de que os conteúdos abordados dentro da Geografia Escolar seguem uma evolução teórica conceitual, bem como cognitiva, sendo o ensino sequencial e basilar para os demais anos da vida escolar. Portanto, inicialmente, o estudo aborda a importância da cartografia para a Ciência Geográfica, até sua evolução e reconstrução no ensino, mediante uma cartografia escolar. A posteriori, relacionando esta linguagem com a perspectiva de Gardner sob a inteligência espacial, tendo em vista que a Geografia explora a espacialidade dos fenômenos, conectando os estudos de Ausubel sobre a aprendizagem significativa. Consequentemente, o professor de geografia poderá apropriar-se dos elementos teóricos e metodológicos a sua práxis no ensino da cartografia escolar, por intermédio de uma linguagem espacial dos conteúdos relevantes e significativos para os alunos.

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Biografia do Autor

Giovana Oliveira do Nasicmento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda PPG/GEOPROF – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Anderson de Almeida Morato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciado em Geografia – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

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Publicado

2020-10-06

Como Citar

Oliveira do Nasicmento, G., & de Almeida Morato, A. . (2020). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A INTELIGÊNCIA ESPACIAL: UMA POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO NA CARTOGRAFIA ESCOLAR. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 2(02), 90–104. https://doi.org/10.46551/rvg267523952020290104