HIDROPAISAGENS DO VALE DO AÇU: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE ENSINO
DOI:
10.46551/rvg2675239520202130134Palavras-chave:
Hidrografia. Geoprocessamento. Mapas temáticos.Resumo
Este relato de experiência visa apresentar um projeto de ensino associado à disciplina Hidrografia, ministrada no semestre 2019.1 e ofertada para o 4° período do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Açú). O projeto teve como objetivo mapear reservatórios e lagoas no Vale do Açu (RN) utilizando imagens do Google Earth o programa de geoprocessamento QGIS. Nas aulas, foram apresentadas as imagens dos mananciais superficiais e discutidos problemas relacionados a cada um deles. Em seguida, foram realizadas as aulas em campo, onde os alunos fizeram registros de problemas específicos e se discutiu a relação de uso do solo no seu entorno. Posteriormente, foram elaboraram os mapas de cada manancial. A experiência do projeto mostrou-se importante ao se estudar a disciplina com exemplos de mananciais mais perto da realidade dos alunos.
Downloads
Referências
MENEGHESSO, V.A. A Hidrografia local e as práticas escolares de professores de Geografia de Ibitinga – SP. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia e Letras de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2014.
QGIS – Um sistema de Informação Geográfica livre e aberto. Disponível em: <https://www.qgis.org/pt_BR/site/>. Acesso em: nov. 2019.
SANTOS, B. B.; BASTOS, M. N. P.; SILVA, M. M.; VARGAS, K. B. Propostas para o ensino de Hidrogeografia: o lugar como categoria de análise geográfica e o uso de recursos didáticos visuais. Geografia Física e as mudanças globais. Fortaleza: UFC, 2019, p.1-5.
SEGALA, F. J. O processo de ensino de Geografia a partir da hidrografia de Francisco Beltrão, PR. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Centro de Ciências Humanas, Francisco Beltrão, 2017.
UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. RESOLUÇÃO Nº 33/2017 – CONSEPE: Regulamenta o Projeto de Ensino de Graduação noscursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Josiel de Alencar Guedes, Gerônimo da Silva Costa, Aluízio Bezerra Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.