A prática educativa do professor de Geografia como ferramenta para constituição da consciência cidadã
DOI:
10.46551/rvg26752395202112136Palavras-chave:
Prática de ensino; Educação geográfica; Consciência espacial cidadã.Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar a prática educativa como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem da Geografia Escolar, a partir da perspectiva da Educação Geográfica, como ferramenta que permite considerar a realidade do aluno. A pesquisa foi realizada com duas professoras da rede municipal da cidade de Cariacica – ES. O estudo se constitui em análise do cotidiano e das práticas, e nas narrativas dos professores de Geografia do Ensino Fundamental. Para realização das análises foi necessário categorizar as observações das aulas e as informações presentes nas entrevistas: a) a perspectiva pedagógica da problematização do conteúdo e a dialogicidade; b) a abordagem de conteúdo em torno da formação da consciência espacial cidadã; c) e o processo de ensino e aprendizagem na conscientização espacial. Através das análises dos dados é chegada à conclusão, que existe uma intencionalidade por parte das professoras entrevistadas. Tal intencionalidade aparece, com mais clareza, na concepção de Geografia Escolar e na Perspectiva Pedagógica.
Downloads
Referências
ANDREIS, A. M. Da informação ao conhecimento: cotidiano, lugar e paisagem na significação das aprendizagens geográficas na educação básica. Rio Grande do Sul – Ijuí. Dissertação de Mestrado, 2009. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In. CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 10. ed. Porto Alegre: Meditação, 2012.
CALLAI, Helena Copetti. A Geografia escolar e os conteúdos da Geografia. Anekumene, v. 1, p. 128-139, 2011.
CALLAI, Helena Copetti. A Geografia e a Escola: muda a Geografia? Muda o ensino? Terra Livre, São Paulo, n.16, p. 133-152, 2001
CALLAI, Helena Copetti. O estudo do lugar como processo de pesquisa para a aprendizagem. Espaços da Escola, Ijui-RS, v. 31, p. 43-52, 1999.
CAMPOS, Eduardo. Ocontexto espacial e o currículo de geografia no Ensino Médio: um estudo em Ilha Bela- SP.São Paulo, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2005. 219 p. Dissertação de Mestrado. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10122005-004124/pt-br.php. Acesso em: 20/09/2019.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Concepções teórico-metodológicas da geografia escolar no mundo contemporâneo e abordagens no ensino. In: SANTOS. L. L. C. P. et al (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 368 - 391.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14 ed. RJ: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 54. ed. RJ: Paz e Terra, 2013.
GRUBITS, Sonia; NORIEGA, José Angel Vera. Método Qualitativo: epistemologia, complementaridades e campos de aplicação. São Paulo: Vetor, 2004.
NOGUEIRA, Valdir. Educação Geográfica e formação da consciência espacial-cidadã no ensino fundamental: sujeitos, saberes e práticas. Paraná, Departamento de Educação - UFPR, 2009. Tese de Doutorado.
PAGANELLI, Tomoko Iyda. Reflexões sobre categorias, conceitos e conteúdos geográficos: seleção e organização. In: PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2013. p. 149-157.
SPEGIORIN, Mônica de Toledo e Silva. Por Uma Outra Geografia Escolar: prescrito e o realizado na atividade de ensino aprendizagem da Geografia. São Paulo, p.204. Dissertação (Mestrado): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – SP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Elvis Reis de Oliveira, Renata Silva Jorge
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.