Execução de projetos de extensão em período de pandemia: autoavaliação e estratégias
DOI:
10.46551/rvg2675239520211176191Palavras-chave:
Atividades Extracurriculares, Programa de Educação Tutorial, COVID-19Resumo
Diante dos desafios refletidos na implantação, manutenção e sustentabilidade dos projetos de extensão ofertados pelo Programa de Educação Tutorial PET-Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, torna-se relevante demonstrar, na percepção dos Petianos e Coordenadores, quais são as estratégias adotadas para viabilizar a execução dessas atividades. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário online utilizando a plataforma Google Forms. Para análise dos dados qualiquantitativos utilizou-se cálculos percentuais a partir da elaboração de tabelas e gráficos. A pesquisa possibilitou o registro de opiniões sobre as fragilidades em relação ao desenvolvimento remoto dos projetos. Os resultados demonstram que não foi possível prosseguir com a maioria dos projetos de extensão e que o advento da pandemia se tornou um fator limitante para execução das atividades, além da ausência de recursos tecnológicos e dificuldades relatadas pelos voluntários no acesso à internet. Ainda assim, o PET se empenhou em desenvolver estratégias para driblar tais limitações, através da produção de vídeos disponibilizados nas mídias sociais, assim como a inserção dos estudantes em congressos brasileiros nacionais, estimulando a troca de experiências, a disseminação do conhecimento e a divulgação científica.
Downloads
Referências
BRAGIATTO, Bruna Lopes; MATTA, Cristiane Maria Barra da. Adaptação acadêmica autoeficácia no contexto da pandemia COVID-19. 2020. Disonível em: <https://maua.br/files/122020/adaptacao-academica-autoeficacia-contexto-pandemia-covid-19-151501.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2021.
CARVALHO, Cecilia Resende et al. O Programa de Educação Tutorial (PET) no contexto da crise econômica brasileira. Extensão em Foco, [S.l.], v. 1, n. 15, feb. 2018. ISSN 2358-7180. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/52730>. Acesso em: 04 ago. 2020.
CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. Disponível em: <http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157>. Acesso em: 01 mar. 2021.
DAUDT, Sônia Isabel Dondonis; BEHAR, Patricia Alejandra. A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão. Educação, v. 36, n. 3, p. 412-421, 2013. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/15543>. Acesso em: 25 fev. 2021.
DEARO, Patrícia Rossetti; NAKAYAMA, Jessica Tamy Oliveira; ROSSIT, Rosana Aparecida Salvador. Potencialidades e fragilidades do Programa de Educação Tutorial: percepções de acadêmicos. Caminho Aberto, p. 37-45, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/2071>. Acesso em: 23 ago. 2020.
FEITOSA, Raphael Alves; DIAS, Ana Maria Iório. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão: Contribuições do programa de educação tutorial (PET) para a formação de graduandos em Biologia. Educação & Formação, v. 4, n. 3, p. 169-190, 2019. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/819>. Acesso em: 10 set. 2020.
GARCIA, José Antonio Dias; CARVALHO, Maria das Graças de Souza; LIMA, Samuel José Fernandes de; ALVES, Laís Roncato de Carvalho; SILVA, Aline Guerrera Santos; OLIVEIRA, Felipe Santana; PEREIRA, Flávia Helena; SHMIDT, Fernanda Mateus Queiroz; MOTA, Kárita Santos; ALMEIDA, Dérica Karoly Evarista; FILHO, Cloves Gomes de Carvalho. Ensino professional e tecnológico na pandemia COVID-19: context politico e educacional. 2020. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10789>. Acesso em: 01 mar. 2021.
GUSSO, Hélder Lima, ARCHER, Aline Battisti., Luiz, Fernanda Bordignon., Sahão, Fernanda Torres., Luca, Gabriel Gomes de., Henklain, Marcelo Henrique Oliveira., Panosso, Mariana Gomide., Kienen, Nádia., Beltramello, Otávio., & Gonçalves, Valquiria Maria. (2020). Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, 41, e238957. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/es/v41/1678-4626-es-41-e238957.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2021.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2018). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal PNAD continua. 2018. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101705> Acesso em: 01 mar. 2021.
IGUE, Érica Aparecida; BARIANI, Isabel Cristina Dib; MILANESI, Pedro Vitor Barnabé. Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes. Psico-USF (Impr.). 2008, vol.13, n.2, pp.155-164. ISSN 1413-8271. Disponível em:<https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141382712008000200003&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 01 mar. 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
OCDE- Organisation de Cooperation et de Développement Économiques. A framework to guide an education response to the COVID-19 pandemic of 2020. 2020. Disponível em: <https://www.hm.ee/sites/default/files/framework_guide_v1_002_harward.pdf>. Acesso em: 01 de março de 2021.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET ESTRATÉGIAS PARA DIMINUIR A RETENÇÃO E EVASÃO. Proposta. Disponível em: <https://sites.google.com/view/pet-estrategias/inicio?authuser=0>. Acesso em: 25 set. 2020.
SCHNEIDER, Eduarda Maria; FUJII, Rosangela Araujo Xavier; CORAZZA, Maria Júlia. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 569-584, 2017. Disponível em: <https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/157>. Acesso em: 25 fev. 2021
SILVA, Sandro Pereira et al. Extensão universitária, economia solidária e geração de oportunidades no contexto da Covid-19: uma visão a partir de três experiências concretas no território brasileiro. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 2020. Disponível em: <http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10189>. Acesso em: 10 set. 2020.
UNIVERSISIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. PET Estratégias oferece oportunidade para alunos de Diamantina. Disponível em: <http://portal.ufvjm.edu.br/noticias/2020/pet-estrategias-oferece-oportunidade-para-alunos-de-diamantina-1>. Acesso em: 01 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Bárbara Guedes Aguiar, Luiza Loren Vieira Tavares, Alesson Pires Maciel Guirra, Flaviana Tavares Vieira Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.