Educação Ambiental e suas práticas como exercício da cidadania na Escola Básica

Autores

DOI:

10.46551/rvg2675239520211106123

Palavras-chave:

Meio ambiente, Ensino, Interdisciplinaridade

Resumo

A Educação Ambiental é de suma importância para a sociedade, sobretudo no que diz respeito à sensibilização dos indivíduos em relação ao Meio no qual estão inseridos, visando sempre uma excelente qualidade de vida sem prejudicar o meio ambiente. Para tanto, essa abordagem no âmbito educacional deve ser implementada por meio da dialética e da interdisciplinaridade, com o intuito de estabelecer relações entre a utilização dos recursos naturais e o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente. Sendo assim, este estudo analisou a importância da abordagem da Educação Ambiental na Educação Básica, tais como os desafios enfrentados por parte dos educadores na prática escolar para o efetivo exercício da cidadania. Entre os dificultadores observados a maior ênfase esteve voltada para a limitação dos recursos pedagógicos e financeiros, materiais metodológicos auxiliadores, escassez de capacitação de docentes para abordar as diversas particularidades e especificidades da temática, defasagens de conteúdos para as práticas interdisciplinares, resistência ao trabalho interdisciplinar e insegurança nas abordagens ambientais. Estes motivos reduzem os avanços no contexto escolar, uma vez que possuem grande responsabilidade na formação de cidadãos sensíveis e participativos, capazes de propagar conhecimentos e desenvolver ações positivas para a sociedade.

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Biografia do Autor

Iara Maria Soares Costa da Silveira, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Geografia - UFU. Professora do Departamento de Geociências/CCH - UNIMONTES. 

Túlio de Oliveira Ruas, Universidade Estadual de Montes Claros

Licenciado em Geografia - UNIMONTES. Ex-bolsista do PIBID/CAPES. 

Nayara Ferreira Elias , Universidade Estadual de Montes Claros

Licenciada em Geografia - UNIMONTES. Ex-bolsista PIBID/CAPES.

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Publicado

2021-03-26

Como Citar

Silveira, I. M. S. C. da, Ruas, T. de O. ., & Elias , N. F. . (2021). Educação Ambiental e suas práticas como exercício da cidadania na Escola Básica. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 3(01), 106–123. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520211106123

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