Educação Ambiental e suas práticas como exercício da cidadania na Escola Básica
DOI:
10.46551/rvg2675239520211106123Palavras-chave:
Meio ambiente, Ensino, InterdisciplinaridadeResumo
A Educação Ambiental é de suma importância para a sociedade, sobretudo no que diz respeito à sensibilização dos indivíduos em relação ao Meio no qual estão inseridos, visando sempre uma excelente qualidade de vida sem prejudicar o meio ambiente. Para tanto, essa abordagem no âmbito educacional deve ser implementada por meio da dialética e da interdisciplinaridade, com o intuito de estabelecer relações entre a utilização dos recursos naturais e o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente. Sendo assim, este estudo analisou a importância da abordagem da Educação Ambiental na Educação Básica, tais como os desafios enfrentados por parte dos educadores na prática escolar para o efetivo exercício da cidadania. Entre os dificultadores observados a maior ênfase esteve voltada para a limitação dos recursos pedagógicos e financeiros, materiais metodológicos auxiliadores, escassez de capacitação de docentes para abordar as diversas particularidades e especificidades da temática, defasagens de conteúdos para as práticas interdisciplinares, resistência ao trabalho interdisciplinar e insegurança nas abordagens ambientais. Estes motivos reduzem os avanços no contexto escolar, uma vez que possuem grande responsabilidade na formação de cidadãos sensíveis e participativos, capazes de propagar conhecimentos e desenvolver ações positivas para a sociedade.
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