A autonomia como estratégia política e territorial entre os movimentos sociais no Brasil: entrevista com a Teia dos Povos da Bahia
DOI:
10.46551/rvg2675239520212226236Palavras-chave:
Territ´ório, Autonomia, Povos indígenas, Quilombolas, CamponesesResumo
As organizações indígenas na América Latina vêm cada vez mais desenvolvendo estratégias de autonomia como forma de autodeterminação e defesa de seus territórios. Ainda que com grandes particularidades locais e regionais, a autonomia enquanto práxis destes povos busca basicamente a organização das comunidades a partir de mecanismos de territorialização e autogoverno, criando sistemas horizontais de deliberação política e apoio mútuo, além de formas de sociabilização autônomas às influências dos partidos políticos ou da tutela do Estado. O presente artigo busca oferecer uma reflexão sobre a autonomia no contexto brasileiro, a partir de uma entrevista com a Teia dos Povos da Bahia, articulação criada em 2012 pela união de indígenas, quilombolas e distintos movimentos camponeses que lutam pela terra e território no país.
Downloads
Referências
FERREIRA, Joelson; FELÍCIO, Erahsto. Por terra e território: caminhos da revolução dos povos no Brasil. Arataca (BA): Teia dos Povos, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fábio M. Alkmin, Waldo Lao
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.