Cartografia Escolar no Ensino Fundamental II: um breve relato de experiência
DOI:
10.46551/rvg2675239520221216222Palavras-chave:
Ensino de Geografia., Alfabetização Cartográfica., Base Nacional Comum Curricular.Resumo
Os mapas nos permitem ter o domínio espacial e fazer sínteses dos fenômenos que ocorrem no espaço geográfico. Numa perspectiva do Ensino Básico, a Cartografia Escolar é muito abordada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), onde o sexto ano do Ensino Fundamental II é o período que se necessita abordar temas como localização, orientação e deslocamento no espaço geográfico de forma mais enfática com a intenção de desenvolver no aluno competências e habilidades dentro dessa temática. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo relatar uma experiência utilizando mapas com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública do município de Fortaleza. Para isso foram utilizados diferentes mapas, tais como um planisfério, o mapa do Brasil, o mapa da região nordeste do Brasil e o mapa da cidade de Fortaleza. Tal prática mostrou-se bastante satisfatória, pois houve participação da turma e o interesse constante dos alunos, sobretudo no que diz respeito à planta da cidade de Fortaleza, este fato ocorreu, provavelmente, porque Fortaleza apresenta vários espaços geográficos vividos pelos alunos.
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