Cartografia Escolar no Ensino Fundamental II: um breve relato de experiência

Autores

DOI:

10.46551/rvg2675239520221216222

Palavras-chave:

Ensino de Geografia., Alfabetização Cartográfica., Base Nacional Comum Curricular.

Resumo

Os mapas nos permitem ter o domínio espacial e fazer sínteses dos fenômenos que ocorrem no espaço geográfico. Numa perspectiva do Ensino Básico, a Cartografia Escolar é muito abordada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), onde o sexto ano do Ensino Fundamental II é o período que se necessita abordar temas como localização, orientação e deslocamento no espaço geográfico de forma mais enfática com a intenção de desenvolver no aluno competências e habilidades dentro dessa temática. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo relatar uma experiência utilizando mapas com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública do município de Fortaleza. Para isso foram utilizados diferentes mapas, tais como um planisfério, o mapa do Brasil, o mapa da região nordeste do Brasil e o mapa da cidade de Fortaleza. Tal prática mostrou-se bastante satisfatória, pois houve participação da turma e o interesse constante dos alunos, sobretudo no que diz respeito à planta da cidade de Fortaleza, este fato ocorreu, provavelmente, porque Fortaleza apresenta vários espaços geográficos vividos pelos alunos.

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Biografia do Autor

Daniel dos Reis Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Geografia - Universidade Estadual do Ceará. Professor do Ensino Básico de Fortaleza-CE.

Frederico de Holanda Bastos, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Geografia - Universidade Estadual do Ceará. Professor Adjunto UECE

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Cavalcante, D. dos R., & Bastos, F. de H. (2022). Cartografia Escolar no Ensino Fundamental II: um breve relato de experiência. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(01), 216–222. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520221216222

Edição

Seção

Relatos de Projetos e Experiências