Geografia e Gamificação: ser professor a partir das experiências da Residência Pedagógica (Unimontes) em tempos de pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

10.46551/rvg2675239520222188203

Palavras-chave:

Geografia, Gamificação, Residência Pedagógica

Resumo

O presente trabalho relata as experiências obtidas a partir da prática de uso da gamificação, em sala de aula, como recurso para o processo de ensino e aprendizagem. Essa experiência processou-se a partir da atuação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia no Programa Residência Pedagógica, ofertado pela Universidade Estadual de Montes Claros. A atividade realiza-se no ano de 2021, aplicada para duas turmas do 6° ano, do Ensino Fundamental II, numa escola estadual, localizada na cidade de Montes Claros, no Estado de Minas Gerais. A metodologia deste trabalho foi de: i) revisão bibliográfica sobre as temáticas relacionadas a Residência Pedagógica e o uso da gamificação e ii) apresentação do relato de experiência sobre o uso dos jogos didáticos aplicados no decorrer do exercício docente proporcionado pelo programa supracitado.

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Biografia do Autor

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Mestre e Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento de Estágios e Práticas Escolares e PPGEO - Unimontes. 

Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros

Acadêmica do Curso de Geografia da Unimontes.

Brenda Soares Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros

Acadêmica do curso de Geografia da Unimontes.

Dulce Pereira dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Atuaklmente é  Professora no Departamento de Estágios e Práticas Escolares -  Universidade Estadual de Montes Claros.

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Publicado

2021-09-27

Como Citar

Alves, R. de C., Rocha, V. T. R., Ribeiro, B. S., & Santos, D. P. dos. (2021). Geografia e Gamificação: ser professor a partir das experiências da Residência Pedagógica (Unimontes) em tempos de pandemia da COVID-19. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(02), 188–203. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520222188203

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