Mapa conceitual enquanto instrumento de avaliação da prática docente: desafios no contexto da pandemia em Tefé – AM

Autores

DOI:

10.46551/rvg26752395202213858

Palavras-chave:

Ensino remoto, COVID 19 , Professor , Mapa conceitual

Resumo

Diante do cenário pandêmico da covid-19, houve grandes mudanças na nova modalidade de ensino. É importante compreender e discutir sobre a educação e a propósito o ensino remoto. O presente artigo apresenta o uso do mapa conceitual para a avaliação e desafios que os docentes estão enfrentando na pandemia na cidade de Tefé, Estado do Amazonas. Este trabalho tem como objetivo a percepção das práticas docentes da educação durante este período, a partir disso, o processo realizado consiste na avaliação dos desafios do docente na educação básica como instrumento que é necessário para identificar quais as principais limitações enfrentadas pelos mesmos no contexto pandêmico. Para tanto, a discussão aqui proposta ilustra a percepção das aulas remotas durante a pandemia, onde consiste no retrocesso do ensino de Geografia, os desafios que os docentes encaram em suas aulas, e os alunos por sua vez não têm acesso às aulas, isto é, prejudica o desenvolvimento do raciocínio geográfico destes. A discussão apresenta resultados do cenário atual através da obtenção de dados coletados na escola que indicam a importância do professor em sala de aula de forma presencial e as dificuldades destes em conseguir superar o novo modelo de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mery Ana Pacaya Poquis, Universidade do Estado do Amazonas

Licenciada em Geografia. Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST), Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Francisco Davy Braz Rabelo, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Geografia. Professor Adjunto do Colegiado de Geografia, Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST), Universidade do Estado do Amazonas - UEA. 

Referências

AGUIAR, J. G. de.; CORREIA, P. R. M. Como fazer mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 2, 2013.

ARCHELA, R. S.; GRATÃO, L. H. B.; TROSTDORF, M. A. S. O lugar dos mapas mentais na representação do lugar. Geografia, Londrina, v. 13, n. 1, jan./jun. 2004.

ASCENÇÃO, V. de O. R.; VALADÃO, R. C. SILVA, P. A. Do uso pedagógico de mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico. Boletim Paulista de Geografia, v. 99, p. 34-51, 2018.

CASTELLAR, S. M. V. A percepção do espaço e a distinção entre o objetivo e seu nome. In: RUFINO, S. M. V. C. (Org.). Ensino de geografia. Cadernos Cedes, n. 39, p. 88-96, dezembro de 1996.

CICUTO, C. A. T.; CORREIA, P. R. M. Estruturas hierárquicas inapropriadas ou limitadas em mapas conceituais: um ponto de partida para promover a aprendizagem significativa. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 3, n. 1, p. 1-11, 2013.

FERREIRA, A. da S.; MACIEL, S. A. As dificuldades no ensino-aprendizagem da disciplina geografia na unidade escolar Godofredo Freire (PI). Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, Florianópolis, v. 1, n. 1, maio 2017.

HARLEY, J. Brian. A nova história da Cartografia. O Correio da Unesco, v.19, n. 8, p. 4-9, ago. 1991.

KATUTA, Â. M. Uso de mapas. Alfabetização cartográfica e/ou leiturização cartográfica? Nuances, v. 3, 1997.

LACERDA, F. das C. S.; Utilização dos Mapas Mentais Para a Contextualização do Conceito de Espaço Geográfico. V CONEDU Congresso Nacional de Educação. Universidade Federal de Campinas Grande – CFP, 2018

LANDIM NETO, F. O.; DIAS, R. H. L. Mapas mentais e a construção de um ensino de Geografia significativo: algumas reflexões. Revista Eletrônica Geoaraguaia, Barra do Garças, v. 1, n. 1, p. 1-12, jan./jul. 2011.

LIMA, G. Â. B. Mapa Conceitual como ferramenta para organização do conhecimento em sistema de hipertextos e seus aspectos cognitivos. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v. 9 n. 2, p. 134-145, jul./dez. 2004.

MACÊDO, R. C.; MOREIRA, K. da S. Ensino de Geografia em tempos de Pandemia: vivências na Escola Municipal Professor Américo Barreira, Fortaleza – CE. Revista VERDE grande. Geografia e Interdisciplinaridade, v. 2, n. 2, 2020.

MORAIS, Jackson Junio Paulino. Geografia Escolar em Tempos de COVID-19. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, 2020.

MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Porto Alegre: Instituto de Física – UFRGS, 1997.

OLIVEIRA, S. B. de; COSTA SOBRINHO, W. F. R. da. Ensino de Geografia: teorias e práticas. Teresina: FAM, 2018.

RICHTER, D. O mapa mental no ensino de geografia: concepções e proposta para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

SILVA, M. J. S. da; NASCIMENTO, L. F. A. do; FELIX, P. W. S. de A. Ensino remoto e educação geográfica em tempos de pandemia. Maceió: Centro Cultural de Exposição Ruth Cardoso, 2020.

SOUZA, N. A. de; BORUCHOVITCH, E. Mapas Conceituais: Estratégia de Ensino/Aprendizagem e Ferramenta Avaliativa. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p.195-218, dez. 2010.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2022-02-22

Como Citar

Poquis, M. A. P. ., & Rabelo, F. D. B. (2022). Mapa conceitual enquanto instrumento de avaliação da prática docente: desafios no contexto da pandemia em Tefé – AM. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(01), 38–58. https://doi.org/10.46551/rvg26752395202213858

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de Geografia