Um “Stopots” no Ensino de Geografia: proposições metodológicas para a abordagem dos conhecimentos geográficos
DOI:
10.46551/rvg26752395202215973Palavras-chave:
Jogo Stopots, Ensino-aprendizagem, Ensino de GeografiaResumo
A presença dos jogos em nossa sociedade data desde a antiguidade quando os seres humanos já desenvolviam e praticavam diferentes modalidades destas atividades, representando, em sua maioria um momento de socialização, criando um ambiente de desafios individuais e/ou coletivos e de aprendizagem. Sendo um recurso que requer concentração, foco, agilidade, capacidade de percepção e apreensão urge o seguinte questionamento: como os jogos podem ser apropriados enquanto dispositivos didático-pedagógicos para a abordagem de conceitos e temas da ciência geográfica? Diante disso, este artigo objetiva analisar as potencialidades do jogo digital Stopots, como artefato didático-pedagógico para a abordagem de conteúdos da Geografia Escolar, por meio da experiência de aplicação em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental; visto que este tipo de atividade estimula a competitividade, o raciocínio, escrita e associação com conhecimentos geográficos prévios. Durante o desenvolvimento, analisamos os recursos disponíveis e as possibilidades de uso; a forma como os conteúdos podem ser trabalhados/acionados e como foi o desempenho dos/as alunos. Os resultados obtidos apontam que a referida plataforma pode ser utilizada em sala de aula para trabalhar ou revisar conteúdos de forma interativa e colaborativa, sem restrições quanto à modalidade presencial ou remota.
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