Um “Stopots” no Ensino de Geografia: proposições metodológicas para a abordagem dos conhecimentos geográficos

Autores

DOI:

10.46551/rvg26752395202215973

Palavras-chave:

Jogo Stopots, Ensino-aprendizagem, Ensino de Geografia

Resumo

A presença dos jogos em nossa sociedade data desde a antiguidade quando os seres humanos já desenvolviam e praticavam diferentes modalidades destas atividades, representando, em sua maioria um momento de socialização, criando um ambiente de desafios individuais e/ou coletivos e de aprendizagem. Sendo um recurso que requer concentração, foco, agilidade, capacidade de percepção e apreensão urge o seguinte questionamento: como os jogos podem ser apropriados enquanto dispositivos didático-pedagógicos para a abordagem de conceitos e temas da ciência geográfica? Diante disso, este artigo objetiva analisar as potencialidades do jogo digital Stopots, como artefato didático-pedagógico para a abordagem de conteúdos da Geografia Escolar, por meio da experiência de aplicação em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental; visto que este tipo de atividade estimula a competitividade, o raciocínio, escrita e associação com conhecimentos geográficos prévios. Durante o desenvolvimento, analisamos os recursos disponíveis e as possibilidades de uso; a forma como os conteúdos podem ser trabalhados/acionados e como foi o desempenho dos/as alunos. Os resultados obtidos apontam que a referida plataforma pode ser utilizada em sala de aula para trabalhar ou revisar conteúdos de forma interativa e colaborativa, sem restrições quanto à modalidade presencial ou remota.

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Biografia do Autor

Jadson Santiago dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Estudos Territoriais – Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Pós-graduando em Ensino de Geografia - Universidade Estadual Santa Cruz. Licenciado em Geografia – Universidade do Estado da Bahia. Professor da Educação Básica.

Manuela Evangelista da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Estudos Territoriais – Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Metodologia de Ensino de Geografia - Centro Universitário Leonardo da Vici. Licenciada em Geografia – Universidade do Estado da Bahia – Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES.

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Publicado

2022-05-02

Como Citar

Santos, J. S. dos ., & Silva, M. E. da. (2022). Um “Stopots” no Ensino de Geografia: proposições metodológicas para a abordagem dos conhecimentos geográficos. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(01), 59–73. https://doi.org/10.46551/rvg26752395202215973

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de Geografia