O espaço livre público na cidade contemporânea: análise da qualidade da Lagoa Interlagos na cidade de Montes Claros – MG

Autores

DOI:

10.46551/rvg2675239520222204221

Palavras-chave:

Cidade, Espaço livre público, Qualidade e Lagoa Interlagos

Resumo

Os espaços livres públicos são, por excelência, lugar de práticas sociais que conferem vida às cidades. Sob influência da modernidade, as propostas de planejamento urbano voltaram-se para práticas racionalistas que se esqueceram da escala humana em detrimento dos automóveis e das relações econômicas. Essa é uma questão que se coloca a favor de espaços livres públicos mais humanizados e condizentes com a realidade de seus usuários. Para tanto, devem possuir condições estruturais de modo que as pessoas possam desfrutar dos benefícios que eles têm a oferecer. O objetivo deste estudo foi analisar a qualidade do espaço livre público na cidade de Montes Claros – MG, tendo como objeto de estudo a lagoa Interlagos. A lagoa foi analisada sob os indicadores de acessibilidade/mobilidade, proteção, conforto, aprazibilidade e diversidade de usos. Os resultados demonstram que  a falta de políticas públicas efetivas para o local resulta na má qualidade do espaço, não atendendo às necessidades de seus usuários. Conclui-se que o espaço público livre público é vital para a constituição urbana e a vida das cidades contemporâneas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre de Bortolo, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).Pró-reitor adjunto da Pós-Graduação da Unimontes e Professor do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Unimontes.

Christiana de Castro Nogueira Alcântara, Centro Universitário FIPMoc

Arquiteta e Urbanista e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia-Universidade Estadual de Montes Claros. Docente do curso de Arquitetura de Urbanismo da UNIFIPMOC

Referências

COPASA. Relatório de Controle ambiental: projeto de expansão do sistema de esgotos sanitários da bacia do córrego Malancias. Montes Claros/MG, 1993.

COPASA. Lagoa Interlagos: qualidade ambiental e adensamento urbano. Relatório apresentado à Fundação Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG. 2004

GEHL, J. Cidades para Pessoas. São Paulo: Perspectiva, 2013.

GELPI, Adriana; KALIL, Rosa M. L. A cidade comentada: expressões urbanas e glossário em urbanismo. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2016.

JACOBS, Jane. Morte e Vida de Grandes Cidades. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

Lei nº 3.720, de 09 de maio de 2.007. dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e loteamentos fechados no município de montes claros.

Lei 3745/07 - Dispõe sobre a construção e manutenção das calçadas do Município de Montes Claros.

Lei 4198/09 - Dispõe sobre o uso e ocupação do solo no município de montes claros e dá outras providências.

SILVA, Eduardo A. R.; ELALI, Gleice A. O papel das praças para o envelhecimento ativo sob o ponto de vista dos especialistas. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 10(2), São João del-Rei, julho/dezembro 2015.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

Bortolo, C. A. de, & Alcântara, C. de C. N. . (2022). O espaço livre público na cidade contemporânea: análise da qualidade da Lagoa Interlagos na cidade de Montes Claros – MG . Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(02), 204–221. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520222204221