O estudo da cidade e da urbanização brasileira para o Ensino de Geografia no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.46551/rvg2675239520222288300

Palavras-chave:

Ensino decolonial, Geografia escolar, Urbanização

Resumo

O presente artigo é aparato didático para a compreensão da historiografia da cidade, uma vez que dá foco à realidade brasileira a qual reflete as relações de outros países inseridos na América do Sul e ressalta a importância da educação geográfica no Ensino Fundamental II, por entender que a incorporação de tais temáticas, nas discussões em aula, é essencial. Salienta-se que é preciso compreender as contradições brasileiras e evidenciar as heterogeneidades da urbanização sul-americana, em face à concentração demográfica nas regiões urbanas, pois esta realidade comum aos municípios brasileiros figura a necessidade de entender a cidade e os processos que determinam as relações sociais nesse espaço.

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Biografia do Autor

Natalia Guimarães Ventura, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Licenciatura em Geografia – UECE - Professora voluntária no projeto Integração pela Prefeitura de Fortaleza.

Ingrid Ribeiro Olanda Bonifácio, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Geografia – UECE. Professora substituta do Estado do Ceará. 

Frederico de Holanda Bastos , Universidade do Estado do Ceará

Pós-doutor em Geografia Física (Universidade Federal do Ceará/UFC-2016), Doutor em Geografia (UFC-2012) e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC-2005). Concluiu Especialização em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e Recursos Hídricos (Universidade Estadual do Ceará/UECE-2005), Licenciatura em Geografia (UECE-2002) e Bacharelado em Geografia (UECE-2000). Atualmente é Professor Adjunto dos Cursos de Graduação em Geografia da UECE, Coordenador/Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo/UECE) e Tutor do Programa de Educação Tutorial PET/MEC - Geografia/UECE. 

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

Ventura, N. G., Bonifácio, I. R. O., & Bastos , F. de H. (2022). O estudo da cidade e da urbanização brasileira para o Ensino de Geografia no Ensino Fundamental. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(02), 288–300. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520222288300