O estudo da cidade e da urbanização brasileira para o Ensino de Geografia no Ensino Fundamental
DOI:
10.46551/rvg2675239520222288300Palavras-chave:
Ensino decolonial, Geografia escolar, UrbanizaçãoResumo
O presente artigo é aparato didático para a compreensão da historiografia da cidade, uma vez que dá foco à realidade brasileira a qual reflete as relações de outros países inseridos na América do Sul e ressalta a importância da educação geográfica no Ensino Fundamental II, por entender que a incorporação de tais temáticas, nas discussões em aula, é essencial. Salienta-se que é preciso compreender as contradições brasileiras e evidenciar as heterogeneidades da urbanização sul-americana, em face à concentração demográfica nas regiões urbanas, pois esta realidade comum aos municípios brasileiros figura a necessidade de entender a cidade e os processos que determinam as relações sociais nesse espaço.
Downloads
Referências
BONIFACIO, Ingrid Ribeiro Olanda; VENTURA, Natália Guimarães ; COSTA, Wericles Moreira da; SANTOS, Camila Dutra dos. Metodologias para o ensino de Geografia: o uso de cartilhas geográficas. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 52616-52620, 2020.
CALLAI, Helena Copetti. A geografia escolar e os conteúdos da Geografia. In: CALLAI, Helena Copetti. A formação do profissional de Geografia: o professor. Coleção: Ciências Sociais. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013, p. 39-59.
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo - a Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos Cedes, Campinas, Vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/agosto de 2005.
CALLAI, Helena Copetti O estudo do município ou a geografia nas séries iniciais. Boletim Gaucho de Geografia, 20: 31-34, dez., 1995. Versão online disponível em: http://seer.ufrgs.br/bgg/article/view/38030/24532
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. In: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 11ª ed. São Paulo: Editora Papirus, 2008, p. 87-136;
CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. 4ª ed. São Paulo: Ática, 1999
ELIAS, Denise. Restruturação produtiva da agropecuária. In: Elias, Denise. Globalização e Agricultura. São Paulo: Edusp, 2003. (p.59-65)
ELIAS, Denise; PEQUENO, Renato, Difusão do agronegócio e novas dinâmicas socioespaciais. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2006.
LIBÂNO, José Carlos. Uma escola para novos tempos. In: Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: MF Livros, 2008. pp. 45-62.
MARICATO, Erminia. Urbanismo na periferia do mundo globalizado: metrópoles brasileiras. São Paulo em Perspectiva, 14 (4), São Paulo, 2000.
MENDES, Eluziane Gonzaga. A Geografia escolar: uma breve história. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, número especial (2), p. 02-16, novembro, 2015.
MORAGAS, Rosana Alves Ribas. Concepção de cidade e urbano no ensino de Geografia. Revista Eletrônica de Educação do Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Jataí da Universidade Federal de Goiás, Vol. 1, n.2, jan./jul. de 2006.
MUNFORD, Lewis — A cidade na história, Itatiaia, Belo Horizonte, 1965, p. 09-36.
OLIVEIRA, Luis Fernandes. CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil, Vol.26, n.01, Belo Horizonte, MG, abr. de 2010. p. 16.
POZO, José del. História da América Latina e do Caribe: Dos processos de independência aos dias atuais/ José del Pozo; tradução Ricardo Rosenbusch. – Petrópolis, RJ, 2009. p. 176-299.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). Colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas, a colonialidade do saber., eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. Buenos Aires: 2005.
RODRIGUES LIMA, Hudson. O estudo da paisagem no ensino da geografia: uma proposta de abordagem no ensino fundamental e médio. Olhares & Trilhas, v. 2, n. 1, 18 ago. 2009.
SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo; HUCITEC Ltda., 1993.
SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. 3ª edição. São Paulo: HUCITEC, 1986.
SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. São Paulo: Editora Nobel, 1987. p.11.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2000.
SOUZA NETO, Manoel Fernandes. Aula de geografia e algumas crônicas. 2° ed. Campina Grande: Bagagem, 2018.
SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Capitalismo e urbanização. 9ª ed. São Paulo: Contexto, 1998.
VENTURA, Wagner Maycron. Dor Linda: Da Pretagogia ao Paragandinkra – Encruzilhando Cosmossensações com Conhecimentos Didáticos Afrorreferenciados. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. p.35.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Natalia Guimarães Ventura, Ingrid Ribeiro Olanda Bonifácio, Frederico de Holanda Bastos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.