Conhecimentos tradicionais e agrobiodiversidade Kokama: o caso da Comunidade Indígena Kokama Sapotal - Tabatinga-Amazonas
DOI:
10.46551/rvg26752395202222439Palavras-chave:
Conhecimentos Tradicionais, Agrobiodiversidade, Indígena KokamaResumo
Buscamos neste trabalho apresentar o uso dos conhecimentos tradicionais como prática cultural adotado sobre a agrobiodiversidade Kokama, com a finalidade de compreender suscintamente o seu uso diário e importância num determinado espaço de convivência indígena. Partimos da ideia de que os conhecimentos tradicionais promovem (na agrobiodiversidade) a atividade agrícola e de subsistência. Em contrapartida, o referido trabalho teve como principal objetivo descrever o uso dos conhecimentos tradicionais sobre a agrobiodiversidade na Comunidade Indígena Kokama Sapotal. Para alcançar os resultados esperados, foi necessário realizar algumas atividades de estudo, a saber: levantamento e leitura bibliográfica, pesquisa de campo e entrevistas. Os resultados apontam e revelam que na Comunidade Indígena Kokama Sapotal a agricultura familiar é a principal atividade de subsistência, uma vez que por meio dessa atividade os conhecimentos tradicionais e a agrobiodiversidade se relacionam intensa e reciprocamente. E por meio dessa “relação” se desvelam uma diversidade de plantas cultivadas anualmente na comunidade, como, a: banana, mandioca, macaxeira, milho etc. Conclui-se, por os conhecimentos tradicionais serem tão importante e de grande utilidade para os indígenas Kokama nas comunidades para com e sobre a agrobiodiversidade, este conhecimento, prática cultural, por ora são repassados de geração em geração através da oralidade, prática ou imitação.
Downloads
Referências
ALENCAR, Edna Ferreira. Políticas públicas e (in)sustentabilidade social: o caso de comunidades de várzea no Alto Solimões, Amazonas. In: LIMA, Deborah (org.). Diversidade socioambiental nas várzeas dos rios Amazonas e Solimões: perspectivas para o desenvolvimento da sustentabilidade. Manaus: Ibama, 2005, p. 59-99.
BERTOLDI, Marcia Rodrigues; SPOSATO, Karyna Batista. Instrumentos de proteção dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade. Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 12, n. 12, p. 75-93, julho/dezembro de 2012. ISSN 1982-0496. Disponível em: <https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/download> Acesso em: 16 dez. 2021.
BOFF, Salete Oro. Acesso aos conhecimentos tradicionais: repartição de benefícios pelo “novo” marco regulatório. Revista Direito Ambiental e sociedade, v.5, n. 2., p. 110-127, 2015. Disponível em: <http://ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/viewFile> Acesso em: 16 dez. 2021.
COSTA, Reinaldo Corrêa; NUNEZ, Cecília Verônica. Biodiversidade e cadeias produtivas: potencialidades sinérgicas. In: COSTA, Reinaldo Corrêa; NUNEZ, Cecília Verônica (orgs.). Cadeias produtivas & seus ambientes. Manaus: Editora INPA, 2017.
DÁCIO, Antonia Ivanilce Castro. Segurança alimentar e conservação nos agroecossistemas no Alto Solimões, Amazonas. Tese de doutorado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas, 2017, 162 p.
LÉVÊQUE, Christian. A biodiversidade. Bauru, SP: EDUSC, 1999.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.); DELANDES, Suely Ferreira; NETO, Otavio Cruz; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.
NODA, Sandra do Nascimento; MARTINS, Ayrton Luiz Urizzi; NODA, Hiroshi; SILVA, Antonia Ivanilce Castro da; BRAGA, Maria Dolores Souza. Paisagens e etnoconhecimentos na agricultura Ticuna e Cocama no alto rio Solimões, Amazonas. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi Cienc. Hum., v. 7, n. 2, p. 397-416, maio-ago. 2012.
NODA, Hiroshi; NODA, Sandra do Nascimento. Agricultura familiar tradicional e conservação da sócio-biodiversidade Amazônica. INTERAÇÕES Revista Internacional de Desenvolvimento Local, Vol. 4, N. 6, p. 55-66, Mar. 2003.
PEREIRA, Kayo Julio Cesar. Agricultura tradicional e manejo da agrobiodiversidade na Amazônia Central: um estudo de caso nos roçados de mandioca nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Amanã e Mamirauá, Amazonas. Tese de doutorado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada da Universidade de São Paulo, 2008, 222 p.
RUBIM, Altaci Corrêa. O reordenamento político e cultural do povo Kokama: a reconquista da língua e do território além das fronteiras entre o Brasil e o Peru. Tese de doutorado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília, 2016, 324 p.
RUBIM, Deyse Silva. Traçando novos caminhos: Ressignificação dos Kokamas em Santo Antonio do Iça, Alto Solimões – AM. Dissertação de mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas, 2016, 132 p.
SANTILLI, Juliana. Agrobiodiversidade e direitos dos agricultores. São Paulo: Peirópolis, 2009.
SILVA, Antonia Ivanilce Castro da. Governança ambiental e segurança alimentar: a agricultura familiar no Alto Solimões, AM. Dissertação de mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas, 2009, 125 p.
VIEIRA, José Maria Trajano. A luta pelo reconhecimento étnico dos Kokama na tríplice fronteira Brasil/Colômbia/Peru. Tese de doutorado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Brian Angelo Sandoval Sanches, Máximo Alfonso Rodrigues Billacrês
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.