Pesquisa e Extensão como estratégias de articulação popular durante a Pandemia: formação coletiva sobre a questão da mineração

Autores

DOI:

10.46551/rvg26752395202226695

Palavras-chave:

Extensão, Modelo Mineral, Conflitos, Ciclos de Formação

Resumo

A expansão da fronteira mineral contribui para o recrudescimento dos conflitos da mineração que repercutem, sobremaneira, no campo, atingindo as populações em sua diversidade. Os conflitos minério-agrários resultam de um modelo mineral pautado na capitalização da natureza e na exploração dos seus bens. Esse contexto demanda dos movimentos de luta uma resistência, cada vez mais qualificada, que consiga compreender as contradições atreladas ao capital mineral e enfrentar as injustiças que atingem seus territórios de vida. Nessa perspectiva, diante dos desafios impostos pela pandemia provocada pelo Coronavírus, a Articulação de Enfrentamento ao Modelo Mineral em Defesa da Vida na Bahia realizou a atividade de dextensão intitulada Ciclos de Formação: Impactos e Realidades do Modelo Mineral na Bahia. Este manuscrito apresenta uma experiência de formação coletiva, desenvolvida no formato virtual e realizada em três ciclos: I – O que é, como funciona e para que serve a CFEM?; II – Questão Hídrica e Mineração na Bahia; e, III – O uso do Sistema de Informação Geográfica da Mineração. Os resultados demonstraram a importância das atividades de pesquisa e extensão para o processo de formação, mobilização e articulação das bases comunitárias, em torno dos interesses comuns, e o crescente apelo social pela temática.

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Biografia do Autor

Lucas Zenha Antonino, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Geografia (UFBA), Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA e vinculado ao Grupo de Pesquisa GeografAR (UFBA).

Valdirene Santos Rocha, Instituto Federal da Bahia

Doutoranda em Geografia (UFBA), Professora do Instituto Federal da Bahia – IFBA e vinculada ao Grupo de Pesquisa GeografAR (UFBA).

Guiomar Inez Germani, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Geografia, Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia (PPGEO/UFBA) e líder do Grupo de Pesquisa GeografAR (UFBA).

Pablo Montalvão, Universidade Estadual de Pernambuco

Graduando em Geografia pelo Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária (PRONERA) pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) e Militante do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM).

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Publicado

2022-08-24

Como Citar

Antonino, L. Z., Santos Rocha, V. ., Germani, G. I., & Montalvão, P. . (2022). Pesquisa e Extensão como estratégias de articulação popular durante a Pandemia: formação coletiva sobre a questão da mineração. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(02), 66–95. https://doi.org/10.46551/rvg26752395202226695

Edição

Seção

Dossiê - Geografia Agrária