Educação jurídica popular sobre conflitos agrários no Norte de Minas Gerais
DOI:
10.46551/rvg2675239520222301311Palavras-chave:
Conflitos agrários, Direito e justiça, Educação popularResumo
O Curso Livre “Defesa dos direitos do campesinato, povos e comunidades tradicionais e da reforma agrária” foi uma iniciativa do Núcleo de Direitos Humanos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), regional norte de Minas Gerais, sendo realizado entre os meses de agosto e dezembro de 2021 por meio de atividades virtuais e presenciais, inclusive com visitas e trabalhos de campo. A partir de chamadas públicas que circularam nas redes sociais, foram selecionados(as) os(as) estudantes de graduação em Direito interessados(as). No presente relato de experiência, nós, estudantes da “Turma Saluzinho”, objetivamos socializar algumas das reflexões e dos debates que produzimos ao longo do estudo dos casos jurídicos. A narração, conforme poderá ser visto, é polifônica. As ideias partem da perspectiva dos(as) estudantes envolvidos(as). Cientes da impossibilidade de esgotarmos a complexidade de cada um dos contextos apresentados a seguir, evidenciamos, por outro lado, que a inserção de tais problemáticas em sala de aula pode fertilizar consciências e promover alternativas à lógica de reprodução sistemática e acrítica de doutrinas e dogmáticas jurídicas.
Downloads
Referências
COSTA, João Batista de Almeida. Do tempo da fartura dos crioulos ao tempo de penúria dos morenos. Identidade através de rito em Brejo dos Crioulos (MG). Brasília: Departamento de Antropologia da UnB, 1999. Dissertação de Mestrado.
DAYRELL, Carlos Alberto. De nativos e de caboclos: reconfiguração do poder de representação de comunidades que lutam pelo lugar. Tese de Doutorado – Desenvolvimento Social. PPGDS/UNIMONTES. Montes Claros: PPGDS, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alexandre Soares de Almeida, Danilo Darley Pereira Santos Filho, Fernando Soares Gomes, Karolainne Veloso, Maria Paula Fagundes e Silva, Maria Tereza Vieira de Paula Lopes, Thainara Aparecida Oliveira Alves, Yasmin Silva Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.