As metodologias ativas e suas aplicações no curso de Geografia da UEMA no biênio de 2020 - 2021

Autores

DOI:

10.46551/rvg267523952022222236

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Aplicações, Geografia

Resumo

A pesquisa tem como objetivos analisar a utilização de metodologias ativas e seus recursos no processo de ensino-aprendizagem no curso de licenciatura em Geografia no contexto da Pandemia de Covid-19.  identificando a utilização desses recursos e metodologias ativas aplicadas durante  o ensino remoto, e como foram empregadas as metodologias ativas em tempos de pandemia no curso de Geografia do biênio de 2020-2021. Para alcançar os objetivos propostos neste trabalho, foram realizados três procedimentos:  levantamento bibliográfico,  aplicação do questionário no Google Forms, e o terceiro o trabalho de gabinete.  Constatou-se que a maioria dos docentes usam metodologias ativas em suas aulas, durante período pandêmico o google meet e teams foram as plataformas mais utilizadas para as aulas remotas; como recurso tecnológico o computador e os aplicativos foram os mais apontados como investimentos no ensino; o maior problema enfrentado no ensino remoto foi a falta ou acesso a conexão de internet. A experiência desse trabalho foi bastante rica por registrar a percepção e vivência dos  docentes e provocar uma discussão sobre o uso de metodologias ativas no ensino remoto.

 

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Biografia do Autor

Gilberlene Serra Lisboa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada e Mestra em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

Serra Lisboa, G. (2022). As metodologias ativas e suas aplicações no curso de Geografia da UEMA no biênio de 2020 - 2021. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(02), 222–236. https://doi.org/10.46551/rvg267523952022222236