Paisagem urbana e sociedade do espetáculo: Entre vias, fachadas e letreiros em áreas comerciais de Montes Claros/MG
DOI:
10.46551/rvg2675239520231226253Palavras-chave:
Cidade, Consumo, Espacialidade, Espetáculo, Cidade-mercadoResumo
A paisagem urbana é um esteio de vestígios sócio-históricos e espaciais, constituindo as tramas, tessituras e afetos da cidade e seus sujeitos. O consumo e os fluxos produtivos do capital adicionam camadas vivenciais intempestivas sobre a paisagem urbana, coproduzindo a cidade e seus atores. Entre vias, fachadas, letreiros e práticas de consumo, deslizam ideários urbanos e platitudes que espetacularizam seus sentidos e mercantilizam seus processos. Analisa-se aqui as relações entre a produção da paisagem urbana, a estetização do consumo e o discurso publicitário na percepção do espaço e suas dinâmicas de sociabilidade em áreas comerciais centrais da cidade de Montes Claros/MG. Inicialmente, discute-se a produção do espaço urbano sob a lógica do consumo e, a seguir, partindo da premissa da estetização publicitária e socioespacial, discute-se o espetáculo urbano do comércio como potências de manutenção do capital que geram estruturas de manutenção do capital e assujeitamentos citadinos, com base em etnografia urbana aplicada.
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