Interdisciplinaridade, transversalidade e formação de professores

Autores

  • Rui Ribeiro de Campos (In Memorian) Universidade Federal Fluminense

DOI:

10.46551/rvg2675239520222356361

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Transversalidade, Ensino de Geografia, Formação de professores, PUC-Campinas

Resumo

O presente ensaio debate a Interdisciplinaridade, transversalidade e formação de professores a partir da ciência geográfica.

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Biografia do Autor

Rui Ribeiro de Campos (In Memorian), Universidade Federal Fluminense

Graduação em Filosofia, em Estudos Sociais (Licenciatura Curta) e em Geografia (Licenciatura Plena) pela PUC-Campinas. Terminou, em 1997, o Mestrado em Educação pela PUC-Campinas “A Geografia Brasileira, dentro e fora da sala de aula: uma ciência em construção” e, em 2004, o Doutorado em Geografia “A Dimensão Populacional na Obra de Josué de Castro” pela Unesp-Rio Claro. Realizou, entre 2013-2014, um pós-doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp intitulado: “Análise crítica da obra de Vidal de La Blache e de sua influência no Ensino de Geografia no Brasil”. Foi professor do Ensino Médio por 25 anos; também, até 2012, da Faculdade de Geografia da PUC-Campinas, na qual, lecionava as disciplinas Epistemologia da Geografia, Pensamento Geográfico Brasileiro, Tópicos Contemporâneos de Geografia Mundial e Geografia Política. Pesquisou principalmente os seguintes temas: história da Geografia europeia e da brasileira, Josué de Castro e a relação entre temas da Geografia e a Música Popular Brasileira (MPB). Publicou diversos artigos em revistas de divulgação e científicas e, em 2011, pela Paco Editorial, o livro “Breve Histórico do Pensamento Geográfico Brasileiro nos Séculos XIX e XX” e, no início de 2014, pela Editora J. H. Mizuno: Geografia Política das Drogas Ilegais e “África Subsaariana: características básicas, partilha europeia e alguns conflitos” pela  Paco Editorial. Foi Professor Adjunto de História do Pensamento Geográfico, no curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Angra dos Reis (IEAR).

Referências

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Campos (In Memorian), R. R. de. (2022). Interdisciplinaridade, transversalidade e formação de professores. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(02), 356–361. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520222356361

Edição

Seção

Relatos de Projetos e Experiências