Distribuição espacial dos supermercados e suas implicações na dinâmica urbana da cidade de Montes Claros/MG
DOI:
10.46551/rvg26752395202310421Palavras-chave:
Supermercados, Montes Claros, Cidade MédiaResumo
Os supermercados estão dispostos nos centros urbanos em locais estratégicos que permitem maior acessibilidade ao estabelecimento, dessa forma, as cidades médias apresentam potencial e complexidade urbana necessários para se tornarem atrativas para as grandes redes de supermercados. Em Montes Claros, cidade média da região intermediária de Montes Claros, estão presentes seis grandes redes de supermercados. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar a localização dos supermercados e quais são as suas implicações na área urbana de Montes Claros/MG. Para isso, foram mapeados os pontos de supermercados e foi gerado o índice de densidade construtiva, que foram associados à base de dados de vias de circulação e população por região de planejamento. O mapeamento mostrou que os supermercados estão localizados nas áreas de maior densidade construtiva e dispostos nas principais vias de acesso. O trabalho de campo, realizado nos estabelecimentos, mostrou a influência dos supermercados em diferentes áreas urbanas de Montes Claros.
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