Educação Ambiental e o Ensino de Geografia: tecendo diálogos e reflexões

Autores

DOI:

10.46551/rvg2675239520232619632

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino de Geografia, Formação Cidadã, Ecocidadania

Resumo

Este ensaio traz o ensino de Geografia como instrumento essencial no trabalho escolar com a Educação Ambiental (EA). A metodologia trata-se de um estudo de revisão bibliográfica em documentos, autores e obras que discursam com o tema. Primeiro, serão contextualizadas e apresentadas às definições de EA; em seguida, o foco será o ensino de Geografia. Em sua trajetória como ciência e disciplina, a Geografia nos mostra sua magnitude ao formar cidadãos e neles instigar o senso crítico-reflexivo e conhecedor do seu espaço de convivência. Visamos a contribuir com as próximas discussões sobre a temática e enriquecer o arcabouço teórico e bibliográfico de discentes, pesquisadores e docentes nas instituições de educação básica e de Ensino Superior (IES), buscando a interação harmônica e equilibrada entre o homem e o meio ambiente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Murilo Andrade de Salame, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Especializado em Ensino de Geografia pela Faculdade da Região Serrana - Farese. 

 

Dionel Barbosa Ferreira Júnior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Mestrando em Geografia no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no campus de Porto Nacional. Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) no campus I de Marabá. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Robson Alves dos Santos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Geografia pela UFG/Goiânia , Mestrado e Graduação em Geografia pela UFG (Campus Catalão). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Sudeste do Pará (UNIFESSPA) Unidade Marabá

Referências

AB'SÁBER, A. N. Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EDUSP, 1996.

ALBERTO, A.F. O contributo da educação geográfica na educação ambiental: o caso da Geografia no ensino secundário. Inforgeo, Lisboa, Edições Colibri, 2000, p. 117-136.

ANJOS, E. S; ALMEIDA, E. B; NEGREIROS, A.B. O papel do ensino de geografia na educação socioambiental no município de Pau Brasil – Bahia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 4, n. 7, p. 60-XX, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N.7/Anjos_Almeida_Negreiros.php. Acesso em: 10 dez. 2022.

ARAÚJO, R. L. Ensino de geografia e educação ambiental: uma discussão teórica. Rede - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 1, n. 15, p. 52-60, ago. 2021. ISSN 1982-5528. Disponível em: https://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/684. Acesso em: 23 nov. 2022.

BELING, H. M; CANCELIER, J.W; VESTENA, M. H; CAMPOS, J. O. Educação Ambiental na Escola: a Geografia como uma ferramenta da prática interdisciplinar. Revista Ensino de Geografia (Recife), v.3, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/246196. Acesso em: 15 nov. 2022.

BOTÊLHO, L.A.V; SANTOS, K. S. Pensar propor a ecocidadania desde a formação de professores de geografia: tecendo diálogos para uma escola reflexiva. Revista Tamoios, v. 14, Nº 2, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/36571. Acesso em: 15 nov. 2022.

BRUGGER, P. Educação ou adestramento ambiental? 2. ed. Florianópolis (SC): Letras contemporâneas, 1999.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10955-pcp014-12&Itemid=30192. Acesso em: 12 nov. 2022.

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9795, de 27 de abril de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 27 nov. 2022.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente. Brasília/DF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf. Acesso em: 8 mar. 2022.

CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

CAVALCANTI, L. de S. Pensar pela Geografia–ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

COCATO, G. P. Crítica à educação ambiental no ensino de geografia: discussão e propostas pedagógicas. Geousp, v. 25, n. 1, p. 1-21, e-158138, 2021. ISSN 2179-0892. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/158138. Acesso em 10 nov. 2022

COPATTI, C.; SANTOS, L. P. dos. Livro didático e professor: olhares sobre a geografia escolar em contextos de diversidade. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 24, n. 91, p. 243–257, 2023. DOI: 10.14393/RCG249162453. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/62453. Acesso em: 4 mar. 2023.

GUIMARÃES, M. A Dimensão Ambiental na Educação. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995 - Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico.

LUCA, A.Q.; LAGAZZI, S.M.; SORRENTINO, M. Educação Ambiental e análise de discurso: Uma proposta de pesquisa. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277201251/download. Acesso em 10 nov. 2022.

MACEDO, Y. M.; ARAÚJO, E. C. D.; Educação ambiental nos livros didáticos de geografia: análise sobre a coleção “geografia geral e do brasil” para o ensino fundamental. Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 4–24, 2022. DOI: 10.15628/geoconexoes.2021.13410. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/13410. Acesso em: 3 mar. 2023

MENEGUZZO, Paula Mariele; MENEGUZZO, Isonel Sandino. A educação ambiental nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental e médio utilizados nas escolas públicas do paraná. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 28, janeiro a junho de 2012.

MOURA, P. E. F; MEIRELES, A. J. A e TEIXEIRA. N. F. F. Ensino de Geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas. Revista Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. 47 - 59, jan. / jun. 2015.

MONTEIRO, G. L. (2015). Educação Ambiental no ensino de Geografia: uma contribuição do PIBID para alunos ao Ensino Fundamental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(1), 281–290. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1882. Acesso em 10 nov. 2022.

PEDRINNI, A. G (org.). Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 1999.

PEREIRA, P. V; VIÉGAS, A. Educação ambiental crítica e o ensino de geografia: um caminho possível. In: Anais do X - EPEA. Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Universidade Federal do Sergipe - São Cristóvão, 1 a 4 de setembro de 2019. Disponível em: https://chromeextension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://epea.tmp.br/epea2019_anais/pdfs/plenary/0217-1-B-01.pdf. Acesso em: 10 nov. 2022.

PEREIRA, A. W.; DIAS, G. K.; SPIRONELLO, R. L. A Educação Ambiental, o ensino de Geografia e a escola: (re) discutindo algumas (in) certezas cotidianas. Ambiente & Educação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 28–48, 2016. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/5816. Acesso em: 4 mar. 2023

PORTELA, J. L.; LIMA, M. D. F. Educação ambiental nos cursos de licenciatura: atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA na formação de professores. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 16, p. 1864-1880, 29 dez. 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8492. Acesso em 10 nov. 2022.

SUESTEGARAY, D.M.A. Geografia Física (?), Geografia Ambiental (?) ou Geografia e Ambiente (?). In: MENDONÇA, F.; KOZEL, S. (orgs.). Elementos de Epistemologia da Geografia Contemporânea. Paraná: Editora UFPR, 2002, p. 111-120.

Downloads

Publicado

2023-09-16

Como Citar

Andrade de Salame, I. M., Ferreira Júnior, D. B., & Santos, R. A. dos. (2023). Educação Ambiental e o Ensino de Geografia: tecendo diálogos e reflexões. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 5(02), 619–632. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520232619632