Educação Ambiental e o Ensino de Geografia: tecendo diálogos e reflexões
DOI:
10.46551/rvg2675239520232619632Palavras-chave:
Educação Ambiental, Ensino de Geografia, Formação Cidadã, EcocidadaniaResumo
Este ensaio traz o ensino de Geografia como instrumento essencial no trabalho escolar com a Educação Ambiental (EA). A metodologia trata-se de um estudo de revisão bibliográfica em documentos, autores e obras que discursam com o tema. Primeiro, serão contextualizadas e apresentadas às definições de EA; em seguida, o foco será o ensino de Geografia. Em sua trajetória como ciência e disciplina, a Geografia nos mostra sua magnitude ao formar cidadãos e neles instigar o senso crítico-reflexivo e conhecedor do seu espaço de convivência. Visamos a contribuir com as próximas discussões sobre a temática e enriquecer o arcabouço teórico e bibliográfico de discentes, pesquisadores e docentes nas instituições de educação básica e de Ensino Superior (IES), buscando a interação harmônica e equilibrada entre o homem e o meio ambiente.
Downloads
Referências
AB'SÁBER, A. N. Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EDUSP, 1996.
ALBERTO, A.F. O contributo da educação geográfica na educação ambiental: o caso da Geografia no ensino secundário. Inforgeo, Lisboa, Edições Colibri, 2000, p. 117-136.
ANJOS, E. S; ALMEIDA, E. B; NEGREIROS, A.B. O papel do ensino de geografia na educação socioambiental no município de Pau Brasil – Bahia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 4, n. 7, p. 60-XX, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N.7/Anjos_Almeida_Negreiros.php. Acesso em: 10 dez. 2022.
ARAÚJO, R. L. Ensino de geografia e educação ambiental: uma discussão teórica. Rede - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 1, n. 15, p. 52-60, ago. 2021. ISSN 1982-5528. Disponível em: https://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/684. Acesso em: 23 nov. 2022.
BELING, H. M; CANCELIER, J.W; VESTENA, M. H; CAMPOS, J. O. Educação Ambiental na Escola: a Geografia como uma ferramenta da prática interdisciplinar. Revista Ensino de Geografia (Recife), v.3, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/246196. Acesso em: 15 nov. 2022.
BOTÊLHO, L.A.V; SANTOS, K. S. Pensar propor a ecocidadania desde a formação de professores de geografia: tecendo diálogos para uma escola reflexiva. Revista Tamoios, v. 14, Nº 2, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/36571. Acesso em: 15 nov. 2022.
BRUGGER, P. Educação ou adestramento ambiental? 2. ed. Florianópolis (SC): Letras contemporâneas, 1999.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10955-pcp014-12&Itemid=30192. Acesso em: 12 nov. 2022.
BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9795, de 27 de abril de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 27 nov. 2022.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente. Brasília/DF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf. Acesso em: 8 mar. 2022.
CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CAVALCANTI, L. de S. Pensar pela Geografia–ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.
COCATO, G. P. Crítica à educação ambiental no ensino de geografia: discussão e propostas pedagógicas. Geousp, v. 25, n. 1, p. 1-21, e-158138, 2021. ISSN 2179-0892. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/158138. Acesso em 10 nov. 2022
COPATTI, C.; SANTOS, L. P. dos. Livro didático e professor: olhares sobre a geografia escolar em contextos de diversidade. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 24, n. 91, p. 243–257, 2023. DOI: 10.14393/RCG249162453. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/62453. Acesso em: 4 mar. 2023.
GUIMARÃES, M. A Dimensão Ambiental na Educação. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995 - Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico.
LUCA, A.Q.; LAGAZZI, S.M.; SORRENTINO, M. Educação Ambiental e análise de discurso: Uma proposta de pesquisa. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277201251/download. Acesso em 10 nov. 2022.
MACEDO, Y. M.; ARAÚJO, E. C. D.; Educação ambiental nos livros didáticos de geografia: análise sobre a coleção “geografia geral e do brasil” para o ensino fundamental. Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 4–24, 2022. DOI: 10.15628/geoconexoes.2021.13410. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/13410. Acesso em: 3 mar. 2023
MENEGUZZO, Paula Mariele; MENEGUZZO, Isonel Sandino. A educação ambiental nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental e médio utilizados nas escolas públicas do paraná. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 28, janeiro a junho de 2012.
MOURA, P. E. F; MEIRELES, A. J. A e TEIXEIRA. N. F. F. Ensino de Geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas. Revista Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. 47 - 59, jan. / jun. 2015.
MONTEIRO, G. L. (2015). Educação Ambiental no ensino de Geografia: uma contribuição do PIBID para alunos ao Ensino Fundamental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(1), 281–290. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1882. Acesso em 10 nov. 2022.
PEDRINNI, A. G (org.). Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 1999.
PEREIRA, P. V; VIÉGAS, A. Educação ambiental crítica e o ensino de geografia: um caminho possível. In: Anais do X - EPEA. Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Universidade Federal do Sergipe - São Cristóvão, 1 a 4 de setembro de 2019. Disponível em: https://chromeextension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://epea.tmp.br/epea2019_anais/pdfs/plenary/0217-1-B-01.pdf. Acesso em: 10 nov. 2022.
PEREIRA, A. W.; DIAS, G. K.; SPIRONELLO, R. L. A Educação Ambiental, o ensino de Geografia e a escola: (re) discutindo algumas (in) certezas cotidianas. Ambiente & Educação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 28–48, 2016. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/5816. Acesso em: 4 mar. 2023
PORTELA, J. L.; LIMA, M. D. F. Educação ambiental nos cursos de licenciatura: atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA na formação de professores. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 16, p. 1864-1880, 29 dez. 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8492. Acesso em 10 nov. 2022.
SUESTEGARAY, D.M.A. Geografia Física (?), Geografia Ambiental (?) ou Geografia e Ambiente (?). In: MENDONÇA, F.; KOZEL, S. (orgs.). Elementos de Epistemologia da Geografia Contemporânea. Paraná: Editora UFPR, 2002, p. 111-120.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Igor Murilo Andrade de Salame, Dionel Barbosa Ferreira Júnior, Robson Alves dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.