Interação cultural nas práticas socioespaciais na fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero (Brasil/Paraguai)
DOI:
10.46551/rvg267523952023181101Palavras-chave:
Interação Cultural, Fronteira , Ponta Porã, Pedro Juan CaballeroResumo
Fronteira na sua definição primária é compreendida como uma demarcação territorial entre Estados. Todavia, pode também ser compreendida como um processo de desenvolvimento social e histórico, tendo em vista que faz parte da construção socioespacial. O objetivo deste estudo é analisar, por meio das práticas socioespaciais, a interação cultural na fronteira de Ponta Porã/MS e Pedro Juan Caballero/PY. Utilizou-se a pesquisa exploratória por meio da análise da literatura. Verificou-se que, por se tratar de uma fronteira seca, não existe obstáculo físico que separe as cidades de Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, que a sua identidade cultural é o resultado da hibridização cultural, marcada pela fluidez das identidades locais. Soma-se a isso as relações no âmbito da educação, da mídia, das religiões, da culinária, música, dança, costumes, entre outros.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, José Lindomar C. A dinâmica das fronteiras: deslocamento e circulação dos “brasiguaios” entre os limites nacionais. Horizontes Antropológicos, ano 15, n. 31, p. 137166, Porto Alegre, jan./jun. 2009.
BENEDETTI, A. Claves para pensar las fronteras desde una perspectiva geográfica. GEOUSP: Espaço e Tempo, v.22, n.2, p. 309-328, 2018.
BENEDETTI, A., Cuatro conceptos de frontera de gran extensión terrestre, claves en la construcción del pensamiento geográfico de la Argentina, Revista Tefros, v.18, n. 2, p.12-46, 2020.
BENTO, Fábio Rogério. Fronteiras, significado e valor: a partir do estudo da experiência das cidades-gêmeas de Rivera e Santana do Livramento. Revista Conjuntura Austral, n. 12, v. 3, 2012.
BERNAL, Celsa Quiñónez de. Diversidad cultural e interculturalidad en el marco de la educación formal en Paraguay. Revista Internacional de Investigación en Ciencias Sociales, v. 8 n. 1, p. 7-23, julio 2012.
CAETANO, João Evanio Borba; MISSIO, Fabrício J.; DEFFACC, Fabrício Antonio. Fronteira, Música e Identidade Cultural. RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. v. 03, n. 519, ed. especial, dez., 2017.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa P. Cintrão e Ana Regina Lessa. 2.ed. São Paulo: Edusp, 1998.
CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade: a Era da informação, v. 2: tradução Klauss Brandini Gerhard. 9ª ed. rev. ampl, São Paulo/ Rio de janeiro: Paz e Terra, 2018.
CORRÊA, Roberto Lobato. Cultura, política, economia e espaço. Espaço e cultura, n. 35, p. 27-39, UERJ, RJ, Jan./Jun., 2014.
DELGADO, Ovideo Mahecha. Debates sobre el espacio en la geografía contemporánea. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia-Unibiblos, 2003.
ESSOMBA, Miguel Àngel. Construir la escuela intercultural: reflexiones y propuestas para trabajar la diversidad étnica y cultural. 7ª. ed. Barcelona: GRAÓ, 2007.
FERRARI, Maristela. As noções de fronteira em Geografia. Unoeste, v. 9, n. 10, p. 1-25, 2014.
HAESBAERT, Rogério. Da desterritorialização à multiterritorialidade. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina. Universidade de São Paulo. 20 a 26 de março de 2005.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva; Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JÁCOMO, A. Cultura de fronteira, um desafio à integração. Disponível em: https://www.cei.pt/pdfdocs/Cultura%20de%20fronteira.pdf Acesso em: 28 abr. 2022.
LADINO, Marcela Tapia. Las fronteras, la movilidad y lo transfronterizo: reflexiones para un debate. Estudios Fronterizos, v.18, n.37, p. 61-80, septiembre-diciembre de 2017.
MACHADO, Lia Osório. Limites, Fronteiras, Redes. Em: T. M. Strohaecker et ali. (Orgs.). Fronteiras e Espaço global. Porto Alegre: AGB. pp. 41-49, 1998.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Escolas de Fronteira. Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología, Ministério da Educação. Brasília e Buenos Aires, março de 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Escolafronteiras/doc_final.pdf Acesso em: 21 ago. 2022.
NASCIMENTO, Valdir Aragão do. Fronteiriço, brasileiro, paraguaio ou brasiguaio?
Denominações identitárias na fronteira Pedro Juan Caballero (PY) e Ponta Porã (BR). Ilha, v. 16, n. 1, p. 105-137, jan./jul., 2014.
ODONE, Nahuel; PRADO, Henrique Sartori de Almeida. Free shops en zonas de frontera del mercosur: oportunidad o desafío para la integración a la luz de la reciente legislación brasileña. Revista tempo do mundo – RTM, v. 1, n. 2, jul. 2015.
OLIVEIRA, Tito Carlos Machado de. Tipologia das relações fronteiriças: elementos para o debate teórico-prático”. In: OLIVEIRA, Tito Carlos Machado de (org.). Território sem limites: estudos sobre fronteira, Campo Grande, Editora UFMS, 2005.
OLIVEIRA, Tito Carlos Machado de; NASCIMENTO, Rainne Feitoza do. La paradiplomacia y las relaciones de cooperación en las regiones de frontera entre Brasil, Bolivia y Paraguay. Revista Frontera Norte, v. 30, n. 60, 2018.
PEITER, Paulo Cesar. Condiciones de vida, situación de la salud y disponibilidad de servicios de salud en la frontera de Brasil: un enfoque geográfico. Cadernos de Saúde Pública, v.23, n. 2, p. 237-250, Rio de Janeiro, 2007.
RODRÍGUEZ, Juan Carlos Arriaga. El concepto frontera en la geografía humana. Perspectiva Geográfica, v. 17, p. 71-96, Enero-Diciembre de 2012.
SOSA, Guillermo. Propuestas para el fortalecimento de la integración fronteriza BrasilParaguay. Departamento de Promoción Económica Publicación nº. 11/05. Montevideo, setiembre de 2005.
SOUZA, Jonas Ariel Cantaluppi de. “No soy de aqui, ni de allí, yo soy!” Identidade territorial na fronteira entre Pedro Juan Caballero -Paraguai e Ponta Porã- Brasil.
[Dissertação]. Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados-MS, 2018.
SOUZA, Jonas Ariel Cantaluppi de; MONDARDO, Marcos Leandro. O Processo de transformação da Linha de Fronteira de Ponta Porã – Brasil e Pedro Juan Caballero – Paraguai: da ocupação à modernização. Revista Latinoamericana de Estudiantes de Geografía, v. 5, n. 1, p. 2–15, 2017.
TEDESCHI, Losandro Antonio; BALLER, Leandro. Fronteras fragmentadas y múltiples identidades: una investigación de fronterizos transnacionales entre Brasil y Paraguay. Estudios políticos, n.44, pp.129-149, 2018.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Editora Atlas, 1987.
ZAIM-DE-MELO, Rogério et al. Yo soy brasileño, tu és paraguaio: identidade nacional e local de estudantes na fronteira Brasil-Paraguai. Research, Society and Development, v. 11, n. 4, 2022.
ZUSMAN, Perla B. Geografías disidentes. Caminos y controversias. Documents d’Análisi Geográfica, v.40, p. 23-44, 2002. WOODWARD, Kathryn. “Identidade e Diferença: uma Introdução Teórica e Conceitual”. In:
SILVA, Tomaz Tadeu da (Org), Identidade e Diferença: a Perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ, Vozes, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elias Cabanas Franco, Cláudia Heloiza Conte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.