Interação cultural nas práticas socioespaciais na fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero (Brasil/Paraguai)
DOI:
10.46551/rvg267523952023181101Palavras-chave:
Interação Cultural, Fronteira , Ponta Porã, Pedro Juan CaballeroResumo
Fronteira na sua definição primária é compreendida como uma demarcação territorial entre Estados. Todavia, pode também ser compreendida como um processo de desenvolvimento social e histórico, tendo em vista que faz parte da construção socioespacial. O objetivo deste estudo é analisar, por meio das práticas socioespaciais, a interação cultural na fronteira de Ponta Porã/MS e Pedro Juan Caballero/PY. Utilizou-se a pesquisa exploratória por meio da análise da literatura. Verificou-se que, por se tratar de uma fronteira seca, não existe obstáculo físico que separe as cidades de Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, que a sua identidade cultural é o resultado da hibridização cultural, marcada pela fluidez das identidades locais. Soma-se a isso as relações no âmbito da educação, da mídia, das religiões, da culinária, música, dança, costumes, entre outros.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, José Lindomar C. A dinâmica das fronteiras: deslocamento e circulação dos “brasiguaios” entre os limites nacionais. Horizontes Antropológicos, ano 15, n. 31, p. 137166, Porto Alegre, jan./jun. 2009.
BENEDETTI, A. Claves para pensar las fronteras desde una perspectiva geográfica. GEOUSP: Espaço e Tempo, v.22, n.2, p. 309-328, 2018.
BENEDETTI, A., Cuatro conceptos de frontera de gran extensión terrestre, claves en la construcción del pensamiento geográfico de la Argentina, Revista Tefros, v.18, n. 2, p.12-46, 2020.
BENTO, Fábio Rogério. Fronteiras, significado e valor: a partir do estudo da experiência das cidades-gêmeas de Rivera e Santana do Livramento. Revista Conjuntura Austral, n. 12, v. 3, 2012.
BERNAL, Celsa Quiñónez de. Diversidad cultural e interculturalidad en el marco de la educación formal en Paraguay. Revista Internacional de Investigación en Ciencias Sociales, v. 8 n. 1, p. 7-23, julio 2012.
CAETANO, João Evanio Borba; MISSIO, Fabrício J.; DEFFACC, Fabrício Antonio. Fronteira, Música e Identidade Cultural. RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. v. 03, n. 519, ed. especial, dez., 2017.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa P. Cintrão e Ana Regina Lessa. 2.ed. São Paulo: Edusp, 1998.
CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade: a Era da informação, v. 2: tradução Klauss Brandini Gerhard. 9ª ed. rev. ampl, São Paulo/ Rio de janeiro: Paz e Terra, 2018.
CORRÊA, Roberto Lobato. Cultura, política, economia e espaço. Espaço e cultura, n. 35, p. 27-39, UERJ, RJ, Jan./Jun., 2014.
DELGADO, Ovideo Mahecha. Debates sobre el espacio en la geografía contemporánea. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia-Unibiblos, 2003.
ESSOMBA, Miguel Àngel. Construir la escuela intercultural: reflexiones y propuestas para trabajar la diversidad étnica y cultural. 7ª. ed. Barcelona: GRAÓ, 2007.
FERRARI, Maristela. As noções de fronteira em Geografia. Unoeste, v. 9, n. 10, p. 1-25, 2014.
HAESBAERT, Rogério. Da desterritorialização à multiterritorialidade. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina. Universidade de São Paulo. 20 a 26 de março de 2005.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva; Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JÁCOMO, A. Cultura de fronteira, um desafio à integração. Disponível em: https://www.cei.pt/pdfdocs/Cultura%20de%20fronteira.pdf Acesso em: 28 abr. 2022.
LADINO, Marcela Tapia. Las fronteras, la movilidad y lo transfronterizo: reflexiones para un debate. Estudios Fronterizos, v.18, n.37, p. 61-80, septiembre-diciembre de 2017.
MACHADO, Lia Osório. Limites, Fronteiras, Redes. Em: T. M. Strohaecker et ali. (Orgs.). Fronteiras e Espaço global. Porto Alegre: AGB. pp. 41-49, 1998.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Escolas de Fronteira. Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología, Ministério da Educação. Brasília e Buenos Aires, março de 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Escolafronteiras/doc_final.pdf Acesso em: 21 ago. 2022.
NASCIMENTO, Valdir Aragão do. Fronteiriço, brasileiro, paraguaio ou brasiguaio?
Denominações identitárias na fronteira Pedro Juan Caballero (PY) e Ponta Porã (BR). Ilha, v. 16, n. 1, p. 105-137, jan./jul., 2014.
ODONE, Nahuel; PRADO, Henrique Sartori de Almeida. Free shops en zonas de frontera del mercosur: oportunidad o desafío para la integración a la luz de la reciente legislación brasileña. Revista tempo do mundo – RTM, v. 1, n. 2, jul. 2015.
OLIVEIRA, Tito Carlos Machado de. Tipologia das relações fronteiriças: elementos para o debate teórico-prático”. In: OLIVEIRA, Tito Carlos Machado de (org.). Território sem limites: estudos sobre fronteira, Campo Grande, Editora UFMS, 2005.
OLIVEIRA, Tito Carlos Machado de; NASCIMENTO, Rainne Feitoza do. La paradiplomacia y las relaciones de cooperación en las regiones de frontera entre Brasil, Bolivia y Paraguay. Revista Frontera Norte, v. 30, n. 60, 2018.
PEITER, Paulo Cesar. Condiciones de vida, situación de la salud y disponibilidad de servicios de salud en la frontera de Brasil: un enfoque geográfico. Cadernos de Saúde Pública, v.23, n. 2, p. 237-250, Rio de Janeiro, 2007.
RODRÍGUEZ, Juan Carlos Arriaga. El concepto frontera en la geografía humana. Perspectiva Geográfica, v. 17, p. 71-96, Enero-Diciembre de 2012.
SOSA, Guillermo. Propuestas para el fortalecimento de la integración fronteriza BrasilParaguay. Departamento de Promoción Económica Publicación nº. 11/05. Montevideo, setiembre de 2005.
SOUZA, Jonas Ariel Cantaluppi de. “No soy de aqui, ni de allí, yo soy!” Identidade territorial na fronteira entre Pedro Juan Caballero -Paraguai e Ponta Porã- Brasil.
[Dissertação]. Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados-MS, 2018.
SOUZA, Jonas Ariel Cantaluppi de; MONDARDO, Marcos Leandro. O Processo de transformação da Linha de Fronteira de Ponta Porã – Brasil e Pedro Juan Caballero – Paraguai: da ocupação à modernização. Revista Latinoamericana de Estudiantes de Geografía, v. 5, n. 1, p. 2–15, 2017.
TEDESCHI, Losandro Antonio; BALLER, Leandro. Fronteras fragmentadas y múltiples identidades: una investigación de fronterizos transnacionales entre Brasil y Paraguay. Estudios políticos, n.44, pp.129-149, 2018.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Editora Atlas, 1987.
ZAIM-DE-MELO, Rogério et al. Yo soy brasileño, tu és paraguaio: identidade nacional e local de estudantes na fronteira Brasil-Paraguai. Research, Society and Development, v. 11, n. 4, 2022.
ZUSMAN, Perla B. Geografías disidentes. Caminos y controversias. Documents d’Análisi Geográfica, v.40, p. 23-44, 2002. WOODWARD, Kathryn. “Identidade e Diferença: uma Introdução Teórica e Conceitual”. In:
SILVA, Tomaz Tadeu da (Org), Identidade e Diferença: a Perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ, Vozes, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elias Cabanas Franco, Cláudia Heloiza Conte
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.