Paisagem e lugar: Um estudo sobre os terminais de integração de Manaus/AM
DOI:
10.46551/rvg26752395202325180Palavras-chave:
Terminais de Integração, Paisagem do Medo, Lugar do MedoResumo
Essa pesquisa tem por intuito analisar a relação estabelecida entre usuários do transporte coletivo e os Terminais de Integração na cidade de Manaus. Para isso, buscou-se responder aos seguintes questionamentos: Em quais contextos os Terminais de Integração deixam de ser um Lugar de passagem e tornam-se uma Paisagem do Medo para os usuários do transporte coletivo de Manaus? De que forma a Pandemia COVID-19 alterou a forma como os usuários produzem o espaço dos Terminais? e; os trabalhadores e trabalhadoras dos Terminais de Integração concebem este espaço da mesma forma que os usuários do transporte e/ou transeuntes? Para isso, foram então, pensados/organizados dois procedimentos metodológicos, sendo que o primeiro se deu a partir do levantamento de referenciais que possibilitassem o fortalecimento das bases para a mesma. O segundo procedimento metodológico para a construção desta pesquisa foi o trabalho/pesquisa de campo com o objetivo de entrevistar e identificar os perfis dos sujeitos que utilizam os terminais de integração de Manaus. Tendo por base uma Geografia de base fenomenológica, esta pesquisa almeja ir além da perspectivado pesquisador, voltando-se para o “olhar” do sujeito pesquisado e de sua experiência de vida.
Downloads
Referências
BERQUE, A. Paisagem-marca, paisagem-matriz: elementos da problemática para uma geografia cultural. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Geografia cultural: uma antologia (vol 1). Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012.
CHAVEIRO, E. F. Corporeidade e Lugar: elos da produção da existência. In: MARANDOLA JR, E.; HOLZER, W.; OLIVEIRA, L. (Orgs). Qual o Espaço do Lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2014.
COSGROVE, D. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Paisagem, Tempo e Cultura. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2004.
DUARTE, R. L. Percepção da Criminalidade e da violência em Manaus: as paisagens do medo dos estudantes do ensino médio. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
GIL, A. C. Estudo de Caso. São Paulo: Atlas, 2009. 148p.
GOMES, P. C. C. Geografia e modernidade. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1996.
HOLZER, W. A geografia humanista - sua trajetória de 1950 – 1990. 1992. 548 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1992.
__________. A Geografia Humanista: uma revisão. Espaço e Cultura. Rio de Janeiro: Eduerj, Edição Comemorativa. P. 137-147, 2008.
__________. Mundo e Lugar: ensaio de geografia fenomenológica. in MARANDOLA JR, E.; HOLZER, W.; OLIVEIRA, L. (Orgs). Qual o Espaço do Lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2014.
___________. Sobre territórios e Lugaridades. Revista Cidades. V.10. N. 17, 2013. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/revistacidades/article/view/3232 Acesso em: out./2020.
MANAUS. Instituto Municipal de Mobilidade Urbana. Plano de Mobilidade Urbana de Manaus. 2015. Disponível em: https://immu.manaus.am.gov.br/formularios/PlanMobManaus.pdf Acesso em: jan./2021.
NOGUEIRA. A. R. B. Percepção e Representação Gráfica: a geograficidade nos mapas mentais dos comandantes de embarcações no Amazonas. Manaus: EDUA, 2014.
OLIVEIRA, L. O Sentido de Lugar. in MARANDOLA JR, E.; HOLZER, W.; OLIVEIRA, L. (Orgs). Qual o Espaço do Lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2014.
RELPH, E. Reflexões Sobre a Emergência, Aspectos e Essência de Lugar. in MARANDOLA JR, E.; HOLZER, W.; OLIVEIRA, L. (Orgs). Qual o Espaço do Lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2014.
SANTOS, M. Pensando o Espaço do Homem. São Paulo: EDUSP. 5. ed., 2012. 96 p.
SAUER, C. A Morfologia da Paisagem. In: CORRÊA, R. L.; ROZENDAHL, Z. (Orgs.). Geografia Cultural: uma antologia. Rio de Janeiro: Eduerj, 2012.
SERPA, A. Por uma Geografia dos Espaços Vividos: Geografia e Fenomenologia. São Paulo: Contexto, 2019. 128 p.
TUAN, Y. F. Paisagens do Medo. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: UNESP, 2005.
__________. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio. Londrina: Eduel, 2012.
__________. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência; Tradução: Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2013. 240 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Miguel Sá de Souza Brito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.