Avaliação Diagnóstica no Ensino de Solos na Amazônia: Um Olhar Geográfico
DOI:
10.46551/rvg26752395202415273Palavras-chave:
Avaliação Diagnóstica, Ensino de Solos, Ensino Médio, Geografia EscolarResumo
Este artigo tem como objetivo iniciar uma reflexão sobre o Ensino de Solos na Geografia Escolar nos Cursos Técnicos de Nível Médio de Forma Integrada do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), CAMPUS Eirunepé. Para tanto, o nosso primeiro passo foi fazer uma avaliação diagnóstica com a finalidade de verificar conhecimentos prévios e detectar possíveis dificuldades de aprendizagem dos discentes do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária na Forma Integrada sobre o tema solos no citado campus. A análise se desenvolve principalmente com base na revisão bibliográfica de contribuições de Cavalcanti, Libanêo e Luckesi. Fundamentados nesses aportes, foram identificadas alternativas e possibilidades tanto no âmbito teórico-metodológico, quanto no prático para a compreensão da temática em questão. Além disso, a postura política e ideológica dos autores no que diz respeito ao processo educativo nos oferecem subsídios para o entendimento e reflexão da prática pedagógica, do planejamento e da avaliação. Por fim, os resultados obtidos com essa prática pedagógica podem ser um instrumento pedagógico que possibilite enxergar novas estratégicas para viabilizar ações disciplinares e interdisciplinares, dinamizando, portanto, o ensino sobre solos.
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